Vanilson Ferreira da Silva. que executou com 02(dois) tiros de espingarda o Sr. Jorge Oliveira Albuquerque

Vanilson Ferreira da Silva. que executou com 02(dois) tiros de espingarda o Sr. Jorge Oliveira Albuquerque

Policia militar de Tarauacá prendeu Vanilson Ferreira da Silva. que executou com 02(dois) tiros de espingarda o Sr. Jorge Oliveira Albuquerque, morador do bairro corcovado. O crime aconteceu na Br 364, sentido Tarauaca/Feijó. Além de Vanilson foi preso também Tiago Bento Rodrigues, comparsa do autor do crime. Os mesmos estao presos Não se sabe ainda motivação do assassinato.

os policiais militares que fazem patrulhamento nas ruas vêem sendo alvo de bandidos em Feijó


O comandante do Batalhão da PM do município de Feijó, capitão Elias Barbarí disse que os policiais militares que fazem patrulhamento nas ruas vêem sendo alvo de bandidos que usam estilingues [ou baladeira] para atacá-los durante á noite.

Carro que conduzia prefeito e presidente da Câmara capota na BR-364

O prefeito de Manoel Urbano Francisco Mendes (PP) e a vereadora Severina Selma Costa Araújo (PT) foram vítimas de um acidente no começo da noite deste sábado, 29, na BR-364 sentido Rio Branco a Sena Madureira. A casualidade aconteceu nas proximidades do Igarapé Cassirian quando o veículo em que trafegavam, modelo Classic, derrapou sobre uma quantidade expressiva de óleo derramada no meio da pista. O carro que conduzia mais duas pessoas, além do prefeito e a vereadora, perdeu o controle e bateu em um barranco, capotando posteriormente.

No momento do acidente chovia bastante na região de Sena Madureira e também na BR-364. De acordo com Francisco Mendes, o automóvel vinha sendo conduzido a 80 quilômetros por hora. “Foi tudo muito rápido. Quando percebemos o carro já tinha virado. A primeira coisa que fizemos foi tentar um contato entre nós pra saber se todos estavam vivos,” comentou. Por volta de 18h25 horas as vítimas deram entrada no Pronto Socorro do Hospital João Câncio Fernandes, onde receberam os primeiros atendimentos médicos. Francisco Mendes reclamava apenas de dores nas costelas, mas não apresentava risco maior. A vereadora Selma saiu praticamente ilesa do acidente, mas estava visivelmente abalada. Os outros dois ocupantes do carro também saíram sem maiores complicações. Todos eles tinham viajado hoje para Rio Branco e retornavam com destino a Manoel Urbano. Edinaldo Gomes, da Agência ContilNet

Polícia prende jovem andando ‘pelado’ nas ruas da cidade de Xapuri

O jovem Marcelo Silva Pinheiro, 21 anos, foi preso andando nu em uma rua do bairro Leonardo Barbosa, no município de Xapuri. O serviço e emergência do 190 foi acionado por moradores do local, que ficaram assustados com o que viam.A polícia teve bastante trabalho para prender Marcelo, que resistiu muito antes de ser algemado e enrolando em uma toalha. “Ele deve sofrer de problemas mentais ou estar sob efeito de drogas”, disse um policial que atendeu a ligação telefônica da Agência ContilNet.Maioria das pessoas que postou comentários no site Alto Acre, garante que Marcelo é um jovem trabalhador e respeitado na cidade. “Achei muito estranho a situação com o jovem Marcelo Pinheiro. Primeiro que conheço o mesmo já há muito tempo e sei que é trabalhador e bastante querido na comunidade xapuriense. Estranhou-me a informação de aparente distúrbio mental, já que o mesmo possui invejável desenvolvimento intelectual. Ele foi meu aluno no Ensino Médio e tivemos a oportunidade de trabalhar juntos”, disse o professor Jocires Angelo.Em outros comentários, os internautas pareciam não acreditar ao ver as fotos do jovem exibidas nas páginas do maior site de notícias do Alto Acre. “Tadinho do Marcelo, eu conheço ele e sei que não seria capaz de fazer tal coisa sozinho. É uma pessoa inteligente e de bom caráter também. Poxa, que pena Marcelo”, disse uma pessoa que se identificou como Sily Souza.A polícia de Xapuri já iniciou as investigações para apurar o que levou um jovem tão querido e respeitado a sair nu pelas ruas da cidade

Carro bate em poste e invade residência

Luis Victor Romero, 28 anos, que conduzia o veículo, foi encaminhado ao PS

carro_no_posteUma caminhonete conduzida por Luiz Victor Romero de Oliveira, 28 anos, bateu em um poste e invadiu uma casa, na noite desta sexta-feira, 28, no cruzamento da avenida Brasil com Jarbas Passarinho.

De acordo com informações de policiais que flagraram o acidente, Luiz Victor trafegava em alta velocidade e não conseguiu realizar uma manobra. Ele perdeu o controle do veículo, bateu de frente com um poste de energia e invadiu a residência.

Romero foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao Pronto Socorro de Rio Branco. Horas depois de ser medicado, ele foi liberado.

Deputados apresentam nomes da mesa diretora ao Governo

Parlamentares da base governista garantiram duas vagas para a oposição na composição da Mesa

ffffPara o governador Tião Viana, a composição da mesa diretora demonstra que os parlamentares têm a autonomia e a ação política para construir uma composição plural (Foto: Sérgio Vale/Secom)Uma construção plural e consciente. Assim os deputados da base governista chegaram a um consenso sobre a mesa diretora que vai presidir os trabalhos na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) pelos próximos quatro anos. E foi com esse olhar democrático que os parlamentares visitaram o governador Tião Viana na manhã desta sexta-feira, 28, para apresentar a composição que vai apoiar o chefe do Executivo.

O deputado Elson Santiago assume a presidência da Aleac na próxima terça-feira, 1 de fevereiro. A vice-presidência fica com Helder Paiva. Ney Amorim, Luiz Tchê e Lira Morais ocupam as três primeiras-secretarias. A segunda-vice-presidência e a quarta-secretaria foram disponibilizadas para a oposição, que deverá discutir os nomes para ocupar os cargos.

“Esse é o resultado das negociações que fizemos. Com a saída do deputado Edvaldo Magalhães do parlamento, precisamos indicar um novo presidente e novos nomes para o restante da mesa diretora. Também viemos trazer ao governador a decisão, que foi consenso na Frente Popular, de deixar duas vagas nesta composição para o bancada de oposição”, explicou o líder do governo na Assembleia, deputado Moisés Diniz.

O ano legislativo ainda não começou, mas o deputado iniciante Lira Morais já começou a sentir o tamanho da responsabilidade de um deputado: “Estou bastante empolgado. Os trabalhos se iniciam na terça-feira e a parceria forte entre a Aleac e o governo do Estado me deixa confiante em poder fazer um bom trabalho. Os acreanos esperam por respostas, por um retorno, e isso vem em forma de trabalho”, disse.

O deputado Edvaldo Magalhães se despede da presidência da Aleac com a certeza do dever cumprido e a serenidade de quem fez um bom trabalho. “Ao longo desses anos procuramos construir os processos sempre de forma plural e fico feliz ao ver que mais uma vez a escolha da mesa diretora se deu dessa forma, considerando a governabilidade do poder e a pluralidade que dialoga com todos os setores da sociedade”, comentou.

Para o governador Tião Viana, a composição da mesa diretora demonstrou que os parlamentares têm a autonomia e a ação política de que precisam para construir uma composição plural. Tião também falou sobre a parceria entre o governo e a Aleac: “Estamos juntos nessa caminhada, desde que ela seja ética e que o parlamento esteja a serviço da comunidade, como deve ser, e respeite as obrigações do governo com a população. Dessa forma, todos saem ganhando”, disse o governador.

Ônibus capota e 17 pessoas ficam feridas

Empresa Real Norte garante auxílio às vítimas do acidente

capotouVítimas foram socorridas e encaminhadas ao Pronto Socorro (Foto: Gleyciano Rodrigues)Um ônibus da empresa Real Norte, que saiu de Rio Branco com destino a Porto Acre, na noite desta sexta-feira, 28, capotou no quilômetro 28. Pelo menos 17 pessoas ficaram gravemente feridas. Uma criança de 12 anos foi encaminhada ao Pronto Socorro com vários ferimentos.

Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros participaram do socorro às vítimas. Os passageiros foram encaminhados ao Pronto Socorro de Rio Branco.

Segundo relato do motorista o acidente aconteceu quando ele tentou desviar de um caminhão que teria invadido sua preferencial. Com a manobra, ele perdeu o controle do veículo.

Real Norte presta total auxilio a vítimas de acidente

A empresa autorizou a compra de medicamentos e disponibilizou transportes para os passageiros que precisavam seguir para Porto Acre

Todas 17 vítimas do acidente com o ônibus da Empresa Real Norte, ocorrido no inicio da noite de sexta-feira, 28, na estrada de Porto Acre, receberam e estão recebendo o apoio necessário por parte do departamento de recursos humanos da empresa.

Ainda na noite de ontem, toda a estrutura foi mobilizada para auxiliar as vítimas e suas respectivas famílias. A empresa autorizou a compra de medicamentos e disponibilizou transportes para os passageiros que precisavam seguir para Porto Acre.

O setor jurídico da Real Norte já acionou o seguro passageiro e vai oferecer gratuitamente auxilio jurídico para as famílias das vitimas.

Família agradece apoio da empresa

A família da agricultora Raimunda Pereira Gama,43 anos, uma das passageiras do ônibus, que faleceu durante a madrugada no Pronto Socorro de Rio Branco em decorrência de uma hemorragia interna após ser submetida a uma cirurgia de emergência, agradeceu o apoio recebido por parte da empresa.

Logo que o óbito da usuária foi confirmado a Real Norte acionou o seguro funeral e assumiu todas as despesas decorrentes do traslado e sepultamento.

O genro da vitima, João de Deus Feitosa, 37 anos, reconheceu o esforço da empresa e agradeceu o apoio recebido desde o momento do sinistro.

“Durante toda a noite e pela madrugada sempre esteve um representante da empresa a disposição da família. A empresa comprou o medicamento solicitado pelos médicos. Depois da confirmação do óbito, já ligaram e além de assumir os custos ainda se solidarizaram com a família. Apesar desse momento triste, quero aqui de publico agradecer o empenho e a seriedade da Real Norte”, disse João de Deus.

O diretor presidente da empresa, Donizete Barros disse lamentar o fato e reiterou o compromisso da Real Norte em acompanhar as famílias das vitimas até o desfecho final do acidente.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Real Norte

Suposto membro do PCC é preso no Acre


Foragido da justiça é procurado em outros Estados por vários crimes.

Cristiano Julião da Silva, 24 anos, foi preso pela polícia acreana em Rio Branco, na tarde desta quinta feira (27/01). A prisão ocorreu no bairro Santa Inês, via principal da comunidade, sendo conduzida pelos agentes da delegacia de Antiassalto da polícia civil.

Segundo a polícia, uma informação anônima dava conta que membros da facção criminosa Primeiro Comando da Capital – PCC, de São Paulo, estariam na capital acreana com o intuito de realizar assaltos em caixas eletrônicos de bancos na cidade.

Durante as investigações que duraram cerca de três dias os agentes localizaram e efetuaram a prisão de Cristiano Julião. Contra o mesmo consta dois mandados de prisão referentes do Estado do Mato Grosso. Durante a abordagem policial, Cristiano não reagiu à prisão e apresentou um nome falso, mas na delegacia foi comprovado que Cristiano é foragido da justiça.

O delegado Robert Alencar, informou que Cristiano tinha sido condenado pelos crimes de receptação e assaltos, é não descarta que o foragido faça parte do PCC. O foragido da justiça negou à imprensa qualquer ligação com o “PCC”, mas relatou que ultimamente estava morando no Rio de Janeiro, no entanto, devido à força tarefa contra as facções criminosas do tráfico nos morros, resolveu fugir para Rio Branco, onde pretendia realizar assaltos em bancos da capital acreana.

MEC divulga a relação de estudantes que vão receber bolsas do ProUni


Serão distribuídas 123.170 bolsas de estudos para o ensino superior. Mais de 1 milhão de estudantes se candidataram


O Ministério da Educação divulgou nesta sexta-feira (28) a lista dos candidatos pré-selecionados pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Os estudantes que foram selecionados deverão comprovar suas informações nas instituições de ensino até 4 de fevereiro. Caso ainda existam vagas disponíveis, será realizada uma nova chamada, em 11 de fevereiro.

VEJA A LISTA DOS SELECIONADOS NO PROUNI (é preciso fornecer o número de inscrição no Enem e o CPF do candidato)

O MEC distribui 123.170 bolsas de estudo oferecidas em cerca de 1.500 instituições de ensino superior. As inscrições foram abertas na sexta-feira (21) e terminaram às 23h59 desta terça. (25).

Este ano, o ProUni registrou número recorde de 1.048.631 estudantes inscritos. No ano passado, o programa teve 822.254 candidatos para 165 mil bolsas - até então a maior marca.

O ProUni oferece 80.520 bolsas de estudo integrais e 42.650 parciais, de 50% da mensalidade. Até 4 de fevereiro, o candidato pré-selecionado deve comparecer à instituição de ensino na qual foi aprovado para confirmar as informações declaradas na inscrição e fazer a matrícula.

Após esse prazo, caso ainda haja bolsas disponíveis, será feita uma segunda chamada de candidatos, em 11 de fevereirocom prazo para comprovação dos documentos até 17 de fevereiro..

Para concorrer às bolsas, os candidatos precisavam ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010, ter atingido no mínimo 400 pontos na média das cinco notas do exame (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias, e a redação) e ter nota superior a zero na redação.

Cronograma de inscrição
Nesse processo, serão realizadas duas etapas de inscrição, segundo o MEC. As etapas são independentes, ou seja, o candidato que não for pré-selecionado na primeira terá nova chance de se candidatar, inscrevendo-se novamente.

O candidato pré-selecionado na primeira etapa não poderá se inscrever na segunda etapa do processo seletivo, exceto nos casos em que tiver sido pré-selecionado em curso em que não houve formação de turma. Em cada etapa, o estudante poderá escolher até três opções de curso e instituição.

Segunda etapa

Entre os dias 21 e 24 de fevereiro acontece a segunda etapa de inscrições, com resultado a ser divulgado em 27 de fevereiro. Nessa etapa, a comprovação dos documentos necessários deverá ser feita até 4 de março. No caso de ainda existirem vagas disponíveis, uma segunda chamada será feita no dia 13 de março.

Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Além de ter feito o Enem 2010 e ter alcançado a pontuação mínima, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.

Professores da rede pública de ensino básico, que concorrem à bolsa em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia, não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola.

Tião Viana demonstra que quer uma administração transparente


Diferentemente de governadores anteriores que sempre classificaram as denúncias feitas contra os gestores petistas como coisa de gente do mal, a gestão de Tião Viana [PT] começa dando sinais de que usará as reclamações e denúncias para corrigir o curso de suas ações, caso seja necessário.
Tanto é verdade que o próprio Tião sugeriu aos secretários sempre dispor de informações para a imprensa quando procurados. Por conta disso solicitou que a secretaria de comunicação encaminhasse uma espécie de agenda para os veículos de comunicação para facilitar o trabalho dos jornalistas.
E foi justamente através de uma denúncia do Jornal Nacional, da Rede Globo que o governo mandou a secretaria de saúde colocar as tampas das caixas d’agua de uma escola no Tucumã, para evitar a proliferação do mosquito da dengue.
Ainda sobre o episodio, o governador Tião Viana fez comentário em seu twitter reclamando do posicionamento adotado pelo JN no Ar. Ele classificou a reportagem de arrogante.
Roberto Vaz - Da redação de ac24horas

Acusado de roubar calcinhas é espancado e está em coma no PS


O homem que ficou famoso por roubar calcinhas dos varais e dos cestos de roupa suja de algumas residências de Sena Madureira foi brutalmente espancado e jogado em uma rua no bairro Cristo Libertador.Sebastião Ferreira Miranda, 38 anos, foi preso no ano passado ao ser flagrado roubando várias peças do acessório no quintal de uma residência. Na delegacia ele confessou que iniciou os furtos por gostar do cheiro que as peças exalam.A vítima apresenta ferimentos graves e foi encaminhada ao Pronto Socorro de Rio Branco, onde está internado em estado de coma. “Acho que ele foi espancado com pedaço de madeiras”, disse um policial do município.A polícia de Sena Madureira ainda não conseguiu localizar os agressores Da Redação da Agência ContilNet

Homem perde controle do carro e atropela criança

Vítima foi levado ao Pronto Socorro em estado grave


O motorista Edvano Lima dos Santos, 27, atropelou uma criança de 13 anos no bairro João Eduardo II. Edvano Lima trafegava pela Rua Maria Amélia, conduzindo um carro Gol, cor branca, quando perdeu o controle e atropelou o menino.

De acordo com as testemunhas que estavam no local, a criança brincava com uma pipa na rua quando o carro se aproximava em alta velocidade. Ao avistar o garoto, Edvano Lima até tentou desviar, mas o atropelamento foi inevitável.

O condutor prestou socorro à vítima e o SAMU foi acionado. O menino foi encaminhado em estado grave ao Pronto Socorro de Rio Branco. Peritos do estiveram no local e realizaram a perícia.

Traficante enterra 18 pacotes de cocaína no quintal e morde policial ao ser preso


Traficante enterra 18 pacotes de cocaína no quintal e morde policial ao ser preso

Foram apreendidos 18 pacotes de cocaína que seriam comercializados em Sena Madureira

Uma das maiores apreensões de drogas registrada este ano em Sena Madureira ocorreu no começo da tarde de quarta-feira, 26, no bairro Bom Sucesso. Três policiais civis que faziam um trabalho de investigação naquela área flagraram o exato momento em que Manoel Silva de Lima, conhecido pela alcunha de 'Madruga', tentava esconder uma expressiva quantidade de entorpecente no fundo do quintal.

Ao todo foram apreendidos 18 pacotes de cocaína que seriam comercializados numa zona de tráfico de drogas existente no bairro em referência. O acusado, que ofereceu resistência á prisão e ainda mordeu a perna de um dos agentes, foi encaminhado a Unidade de Segurança Pública para ser indiciado pelo crime de tráfico de drogas.

Segundo informações, ao ser dominado, 'Madruga' ainda gritou para que alguns comparsas atirassem em direção aos policiais para que ele pudesse fugir, o que não aconteceu. Além do entorpecente, foi apreendida em seu poder uma faca que era usada por ele para enterrar o produto.

A polícia acredita que depois de construir o esconderijo, ele iria aguardar a noite chegar para iniciar o processo de comercialização da droga. Além desse crime, Manoel Silva de Lima também responde a uma tentativa de homicídio cometida no ano passado.


Polícia flagra festa de aniversário de 18 anos com bolo de maconha

Policiais civis e militares encerraram uma festa de aniversário de uma menina de 18 anos, na madrugada desta quarta-feira (26), em Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro (BA). O motivo da interrupção foi que o evento estava sendo regado a bebidas alcoólicas, cocaína e um bolo de chocolate com maconha. O confeito estava decorado com folhas da droga e cerejas. Vinte e duas pessoas foram detidas, levadas para a delegacia da cidade e liberadas em seguida.
De acordo com o delegado Rafael Zanini, a aniversariante teria recebido o bolo de presente de uma amiga. "Recebemos uma denúncia de perturbação do sossego e uso de drogas em uma festa realizada na praia, na areia mesmo. Quando chegamos, o bolo já tinha sido consumido e por isso não conseguimos apreendê-lo, mas ainda assim conseguimos encontrar porções de cocaína, maconha e muita bebida alcoólica."

Concurso para professor: inscrições para 332 vagas vão até esta quinta

Terminam nesta quinta, 27, as inscrições no processo seletivo simplificado para professor temporário da Secretaria de Estado de Educação do Acre (SEE-AC). São 332 vagas imediatas, mais formação de cadastro de reserva, com remunerações de R$1.256,86, para jornada de 25 horas semanais. A validade do contrato é de dez meses.Há oportunidades nas disciplinas de Artes, Biologia, Física, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Língua Portuguesa, Línguas Espanhola e Inglesa, Matemática, Química, Sociologia e Pedagogia, para atuação no ensino fundamental, médio e Ensino de Jovens e Adultos (EJA).As inscrições devem ser feitas no site da própria Secretaria de Educação. Após o preenchimento da ficha no site, o candidato deverá entregar, em envelope com o nome do candidato e do Processo Seletivo Simplificado, cópias do currículo, do comprovante de inscrição e dos documentos pessoais, além da certidão negativa de antecedentes criminais da Justiça Federal e Estadual, junto aos postos de recebimento, até esta sexta, dia 28.A seleção se dará através da análise dos currículos, que se encerrará no dia 4 de fevereiro. Os classificados começarão a lecionar no mesmo mês, no início do ano letivo, que começará no dia 14. A SEE-AC convocou no último dia 10 os aprovados no último concurso para efetivos, para lecionarem a partir de fevereiro. A seleção foi realizada em dezembro visando ao preenchimento de 800 vagas para professor.O processo seletivo comprova que a necessidade de professores no estado é muito maior do que o esperado pela então secretária de Educação do estado em 2010, Maria Corrêa da Silva. Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, ela havia afirmado que o número de vagas para efetivo garantiria a necessidade da Educação no Acre. "O preenchimento dessas vagas garante o número necessário de professores para a realidade atual da Educação no Acre. É importante entregar a gestão com as vagas preenchidas para que o próximo secretário possa iniciar o ano letivo com as condições adequadas para fazê-lo", disse, antes do edital ser lançado As inscrições devem ser feitas no site da própria Secretaria de Educação do Acre

Após reunião com centrais, governo reafirma mínimo de R$ 545

A reunião desta quarta-feira (26) entre o governo e representantes de centrais sindicais sobre o aumento do salário mínimo terminou sem acordo. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, encarregado de negociar com os trabalhadores, reafirmou a proposta de reajuste para R$ 545, contrariando os sindicalistas, que reivindicam um mínimo de R$ 580 em 2011. No entanto, ele admitiu a possibilidade de reajustar a tabela do imposto de renda em 4,5%, centro da meta inflacionária.

Polícia apreende mais de 60 cartões de aposentados retidos com comerciantes


Crime de apropriação indébita estava acontecendo em Mâncio Lima, no Vale do Juruá

cartoes_apreendidos_mancio_limaCartões eram usados por comerciantes para sacar dinheiro além do valor repassado em mercadorias aos beneficiários (Foto: Tribunadojurua.com)Ao menos 62 cartões de beneficiários do programa Bolsa Família e de aposentados do INSS, retidos por comerciantes, foram apreendidos em Mâncio Lima (município a cerca de 670 quilômetros de Rio Branco) no Vale do Juruá.

Os cartões com as respectivas senhas eram entregues aos comerciantes, que despachavam a mercadoria, vendendo a prazo. Depois, sacavam o dinheiro dos beneficiários.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta-feira, 25, em seis comércios. Em três deles, além dos cartões, a polícia apreendeu documentos como CPFs e Carteiras de Trabalho.

Uma gerente também foi presa por venda ilegal de munição.

Conforme o delegado Gleber Guinatta, que coordenou a apreensão ao lado do promotor de Justiça Fernando Régis, os comerciantes vinham sendo investigados há três meses, após denúncias da população.

“Os comerciantes sacavam o dinheiro e os titulares dos cartões recebiam o pagamento em mercadoria. As vítimas reclamavam de superfaturamento”, diz Guinatta.

Por isso, alguns sequer conseguiam se livrar da dívida. Os comerciantes foram ouvidos e deverão responder por crime de apropriação indébita.

Pista do aeroporto será liberada até o final do mês


Senador diplomado Jorge Viana defende a construção de um novo aeroporto

portoTião Viana recebeu confirmação que pista será liberada no final do mês (Foto: Gleyciano Rodrigues) O governador Tião Viana visitou na manhã desta quarta-feira, 26, as obras de recuperação da pista do aeroporto de Rio Branco. Ele estava acompanhado do senador diplomado Jorge Viana (PT), do general Ítalo Fortes Avena, chefe de Engenharia do Exército e do diretor-geral de operações da Infraero, Márcio Jordão.

Na oportunidade foi anunciado que até o final do mês a pista estará totalmente liberada para que as aeronaves possam pousar e decolar com capacidade total de passageiros e logo após o período de chuvas será feito um recapeamento completo da pista.

“Nós vamos continuar trabalhando nessa obra e até o final do mês esses 600 metros serão liberados, possibilitando assim, que a pista seja totalmente liberada para pousos e decolagens. Logo após o período de chuvas, vamos iniciar o recapeamento de toda pista. Nossa expectativa é que até o final do ano possamos concluir essa obra”, disse o diretor-geral de operação da Infraero, Márcio Jordão.

No primeiro momento serão investidos R$ 30 milhões nas obras de recuperação da pista. Cerca de 150 homens do 7º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC) estão trabalhando na pista.

Durante a visita, Tião Viana disse que o problema na pista do aeroporto chegou ao limite, pois empresas e passageiros estão prejudicados. Ele afirmou que a intenção é buscar uma decisão definitiva para os problemas.

“Chegamos ao limite. A população está sendo fortemente prejudicada. Há limitações para as aeronaves e as empresas também estão no prejuízo. Nós temos uma responsabilidade do Governo Federal para encontrar uma solução definitiva. Reunimos o Exército, a Infraero, o Governo do Estado e setores da administração das empresas para dizer que esse problema precisa ser solucionado ainda este ano”, explicou.

“Esse aeroporto foi construído no lugar errado”, afirma Jorge Viana

O senador diplomado Jorge Viana (PT) afirmou durante a visita ao aeroporto de Rio Branco foi construído no lugar e no sentido errado. “É uma situação grave. Vento sempre na lateral e o solo é uma argila, uma tabatinga. Poderia ter sido feito em outro lugar, mas agora temos pelo menos que evitar riscos para nossa população”, revelou.

Jorge Viana disse que junto com o senador Aníbal Diniz (PT) vai trabalhar para que as obras de recuperação da pista sejam concluídas o mais rápido possível. Ele disse ainda que a saída é a construção de um novo aeroporto.

“Eu e o senador Aníbal vamos trabalhar em Brasília para ajudar nosso governador Tião Viana a solucionar esse problema. Sinceramente, acredito que a solução é um novo aeroporto em outra área”, ressaltou.

Funcionário da TAM flagrou momento em que malas foram roubadas


Fotos mostram funcionário levando as bagagens até o estacionamento onde estsva o carro da gerente

Flagrante de um crime: funcionário da TAM no momento em que leva as malas que pertencem à família de passageiros, supostamente, para o veículo da gerente da companhiaA TAM Linhas Aéreas será processada pelo tenente do Exército Jaime Alceu Junges, depois que a família dele teve suas malas roubadas, supostamente, por funcionários da empresa, no último dia 17 deste mês. O valor da ação poderá chegar a R$ 1,5 milhão, segundo o advogado da família, Maurício Hohemberg.

A família do oficial -- três filhas e a esposa --, foi vítima de roubo, ao tentar, por dois dias, embarcar na TAM para Porto Alegre. Os principais suspeitos são os próprios funcionários da companhia no Acre.

Nesta terça-feira, 25, o militar, acompanhado do advogado, esteve na empresa para finalmente despachar as bagagens à Porto Alegre. Na última sexta-feira, 21, as três malas foram apreendidas pela Polícia Federal na casa de uma funcionária da TAM, identificada apenas pelo primeiro nome: Andriele.

Ela e a gerente, Katiuscia Gondim dos Santos, são acusadas pelo furto. Andriele foi indiciada por crime de receptação e Katiuscia, por prática de crime de furto qualificado, na Superintendência da Polícia Federal em Rio Branco. Ambas também foram afastadas das funções. No lugar de Katiuscia está o gerente Guilherme Alves, deslocado emergencialmente de Palmas, no Tocantins, para Rio Branco.

Conforme o oficial, além delas, outros quatro funcionários também teriam participação.

“Outras duas funcionárias iriam ou estiveram na casa de Andriele para ratear os nossos pertences, segundo o depoimento de uma das testemunhas”, diz o oficial do Exército. Ele afirmou ter sentido falta de camisetas e sapatos que estavam nas malas recuperadas pela PF. Todas foram encontradas extraviadas.
A descoberta do furto foi possível graças a um funcionário da própria TAM, que documentou a ação em fotos. Nas imagens, obtidas com exclusividade pela TV Gazeta, um funcionário é visto levando as bagagens até o estacionamento em frente ao saguão do aeroporto, onde um Pálio prata, de placas NAB 2807, está estacionado. O carro está em nome de Katiuscia Gondim dos Santos.

O funcionário teria colocado então no bagageiro do Pálio, as malas da família. Indignado, o homem que tirou as fotos e que não quis se identificar, as enviou para o e-mail do tenente, as mesmas que serviram de subsídios para a investigação da Polícia Federal e abertura de inquérito que indiciou a gerente e a funcionária.

Com um mandado de busca e apreensão, os agentes da Polícia Federal localizaram as bagagens que foram levadas para a casa de Andriele.

Assaltantes levam R$ 50 mil de distribuidora de castanha .

Estabelecimento comercial fica há 100 metros da Delegacia da 1ª Regional


Renato Ribeiro disse que assaltantes agiram com ousadia e rapidez (Foto: Gleyciano Rodrigues)Cinco homens armados assaltaram uma distribuidora de castanha, localizada na avenida Epaminondas Jácome, há menos de 100 metros da Delegacia da 1ª Regional, na manhã desta terça-feira, 25. Eles levaram um cofre com R$ 50 mil, documentos e objetos pessoais do proprietário.

Segundo informações da polícia, os cinco assaltantes chegaram à fabrica por volta das 8 horas. Três deles entraram no estabelecimento e dois ficaram no carro. Eles renderam quatro funcionários.

O proprietário da empresa, Renato Ribeiro, ao perceber a chegada dos assaltantes, conseguiu se esconder embaixo de um caminhão no depósito da distribuidora, mas não conseguiu avisar à polícia porque deixou o telefone celular em cima da mesa de trabalho. Renato é marido de uma delegada da Polícia Civil.

Como não conseguiram abrir o cofre, os assaltantes decidiram colocá-lo dentro do porta malas do carro, que ainda não foi identificado.

O delegado Cleilton Videira, da Delegacia Antiassalto da Polícia Civil, interrogou os funcionários e já iniciou as buscas aos assaltantes.

Caminhão transportado em balsa afunda no rio, em Xapuri .









Veículo caçamba era levado para o bairro Sibéria, na outra margem, quando despencou de balsa


Veículo ficou preso a bancos de areia no leito do rio (Foto: Átila Ferreira)Um caminhão caçamba afundou no rio Acre, depois de cair de uma balsa durante a travessia entre a cidade de Xapuri e o bairro Sibéria, na outra margem (município distante 180 quilômetros de Rio Branco). O acidente aconteceu nesta manhã de terça-feira, 25, e ninguém ficou ferido.

No momento, o motorista havia desembarcado do caminhão e estava sobre a balsa acompanhando a travessia fora do veículo.

O carro afundou por completo até encostar a um banco de areia. Apenas uma pequena parte do teto da cabine ficou exposta. Uma máquina do tipo retroescavadeira foi usada para retirar parte da areia ao redor do veículo, de modo que um caminhão guincho pudesse içá-lo

Marina Silva propõe plano nacional de prevenção e enfrentamento de desastres ambientais .



Marina pediu o debate com profundidade e avaliou como "grande iniciativa" o sistema nacional de alerta
Sendora diz que compromisso com as políticas ambientais deve ser contínuo no País (Foto: José Cruz/Agência Senado)A autora do requerimento de convocação da Comissão Representativa do Congresso Nacional, senadora Marina Silva (PV-AC), emocionou-se na quinta-feira, 20, ao falar das vítimas mortas nas enchentes que assolam a Região Sudeste. Segundo ela, o Brasil precisa de um plano nacional de prevenção e enfrentamento de desastres ambientais a ser coordenado pela Casa Civil da Presidência da República.

"Ele tem de ser montado com medidas estruturantes que passam pelo ordenamento territorial e fundiário das áreas urbanas. Além de uma rede de alerta emergencial, essas medidas estruturantes incluiriam a retirada das pessoas das áreas de risco, a criação de "piscinões", encostas e galerias, e isso custará bilhões", previu.

De acordo com ela, catástrofes ambientais ocorrem quando eventos extremos da natureza são associados à omissão do poder público, o despreparo da população e às condições de vulnerabilidade e imprevisibilidade do meio ambiente. Marina pediu o debate com profundidade e compromisso sobre essa tragédia e avaliou como "grande iniciativa" o sistema nacional de alerta proposto na reunião.

A senadora destacou ser necessária a combinação de políticas emergenciais - como sistema de alerta, sala de situação e rápida disseminação de informações - com políticas estruturais que lidam com esses novos fenômenos extremos da natureza, previstos pela comunidade científica desde 1990. Entre eles, ela citou o aquecimento das águas do Atlântico Norte, o furacão de Santa Catarina, a seca de 2004 na Amazônia e a seca na Região Sul em 2008.

De acordo com ela, já foram gastos no socorro e assistência R$ 2,3 bilhões. Em prevenção, foram gastos R$ 167 milhões. "Nós temos de inverter, gastar mais em prevenção e menos quando o leite já estiver derramado", afirmou. Para ilustrar, a senadora comparou os efeitos de terremotos dependendo de onde ocorrem, e citou que, por ter um sistema eficaz, no Chile terremotos mais intensos não geram tantas vítimas como o ocorrido há um ano no Haiti, que estava despreparado para sofrer os tremores.

Ela disse que os políticos têm mais responsabilidade, mas reconheceu que a sociedade também não se preparou. "Não vamos exigir que o governador e o prefeito tenham todas as respostas, mas têm que ter algumas. Nós, os deputados e senadores, não temos todas as saídas legislativas, mas temos de as medidas legislativas que nos competem", completou.

Ao lembrar o combate ao desmatamento feito na época em que foi ministra do Meio Ambiente, Marina se emocionou:

"Eu, amanhã, não serei mais senadora. A minha emoção é pela causa. Tomem essa que é a causa do século. É por ela que eu estou aqui e por ela saí candidata à presidência da República. Porque ela vai ceifar milhões e bilhões de seres humanos se nós a continuarmos tratando como se fosse causa de ambientalistas. Ela é uma causa econômica e social, e é grave. Isso não é um problema de ambientalista, é de economista, de geólogo, de governos, de empresas, de sociedade e de todo o mundo", frisou

Incêndio destrói casa e proprietário morre carbonizado .

fogo_destroi_mata(Fogo: Félix Neves).

CONTEÚDO COM IMAGENS INADEQUADAS PARA MENORES DE 18 ANOS.

No início da noite deste domingo, 23, uma residência pegou fogo, matando um homem conhecido apenas com Benedito Modesto. As causas do incêndio ainda são investigadas, mas a Polícia apura a informação de que a vítima teria acendido uma vela antes de dormir. As chamas destruíram todos cômodos da casa e os vizinhos não escutaram nenhum pedido de socorro. Modesto havia passado o dia bebendo com amigos e sua residência estava sem energia. A hipótese que ele tivesse acendido uma vela e que resultou no incêndio e em seguida em sua morte. A Perícia Criminal esteve no local e embora não tenha conseguido identificar as causas do fogo, inicialmente descartou a possibilidade de incêndio criminoso, acreditando tratar-se de um acidente. O corpo de Modesto foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).

Veja dicas de estudo para os concursos do Banco do Brasil .

Instituição realiza duas seleções para cadastro de reserva, em 15 estados

banco-do-brasil-300-225_O Banco do Brasil lançou na semana passada dois concursos para formação de cadastro de reserva ao cargo de escriturário em 15 estados: um para 36 cidades nos estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Paraíba e Paraná e outro para 48 municípios nos estados de Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe. Para o primeiro, as inscrições estão encerradas. No segundo, o prazo vai até 7 de fevereiro.

No caso de cadastro de reserva, a convocação dos aprovados respeita a demanda da instituição financeira e também o prazo de validade do concurso, que é de um ano, prorrogável por igual período. Portanto, o candidato que conseguir uma boa classificação aumenta suas chances de ser chamado.

De acordo com especialistas, como o conteúdo dos editais está praticamente igual ao do último concurso realizado pelo banco no ano passado para o interior de São Paulo, com poucos tópicos acrescentados em duas disciplinas, quem estudou com base no documento anterior leva vantagem sobre os demais. Além disso, a organizadora é a mesma: a Fundação Carlos Chagas. Veja dicas por disciplina ao fim da reportagem.

Paulo Estrella, diretor da Academia do Concurso, diz que alguns itens foram acrescentados nas disciplinas de conhecimentos bancários e habilidades no atendimento. No primeiro caso, foram incluídos os tópicos BNDES, Conselho de Política Monetária (Copom) e Cédula de Crédito Bancário. Na segunda disciplina há o decreto lei 6.523, que regulamenta a lei 8.078 sobre o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Além disso, dizem os especialistas, a principal característica da Fundação Carlos Chagas é cobrar os assuntos de forma equilibrada e direta, não deixando de fora nenhum tópico das disciplinas. De acordo com o edital, para ser classificado, o candidato terá que acertar mais de 40% da prova de conhecimentos gerais, mais de 50% da prova de conhecimentos específicos e no mínimo 50% no conjunto das duas provas.

A prova de conhecimentos gerais terá 40 questões com as disciplinas de língua portuguesa, atualidades, matemática e raciocínio lógico. A de conhecimentos específicos reúne 40 questões de informática, conhecimentos bancários e ainda habilidades no atendimento, que engloba código de defesa do consumidor e do consumidor bancário.

Tempo curto para o primeiro concurso
A forma de estudar depende do conhecimento anterior e da disponibilidade do candidato, mas os especialistas destacam que no concurso para os estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Paraíba e Paraná os candidatos terão menos de um mês para se preparar - a prova será no dia 6 de fevereiro. Nesse caso, Estrella recomenda focar o estudo em conhecimentos bancários e habilidades no atendimento.

“Se o candidato já estudou para outros concursos, ele já viu português, matemática e raciocínio lógico. Mas conhecimentos bancários são muito específicos. Já habilidades no atendimento abrange código de defesa do consumidor, que é um conteúdo muito extenso e demanda conhecimento da lei”, explica. "Quem começou a estudar agora deve pegar uma apostila bastante resumida para ter o mínimo de embasamento teórico de todas as matérias e posteriormente fazer as questões para tentar pegar os pontos mais cobrados normalmente nas provas”, aconselha Estrella.

Carlos Eduardo Guerra, diretor do Centro de Estudos Guerra de Moraes, também acha que a prioridade no caso de quem tem pouco tempo para estudar deve ser dada às disciplinas de conhecimentos específicos. “A Fundação Carlos Chagas faz muitos concursos, então o candidato deve aproveitar para fazer as provas anteriores mesmo que seja de outros concursos que não do BB”, orienta.

Ele acha possível o candidato aproveitar o tempo a seu favor tanto se ele fizer a prova em fevereiro quanto em março, como é o caso do concurso para os estados do Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe. “Isso desde que faça uma dedicação integral e abra mão dos compromissos pessoais”, ressalta Guerra.

Para quem já vinha se preparando para o concurso baseado em editais anteriores, o tempo final deve ser aproveitado para rever os pontos específicos e aqueles em que há mais dificuldade, além de fazer provas anteriores, orienta o especialista.

Veja abaixo as dicas por disciplina:

Matemática e raciocínio lógico
Benjamin Cesar, professor do Canal dos Concursos e autor do livro “Matemática Básica", pela Editora Campus/Elsevier, recomenda ao candidato treinar razões, proporções, divisão proporcional, regras de três simples e composta, problemas que envolvem porcentagem e funções exponenciais e logarítmicas.

“Deve-se fazer resoluções de problemas que envolvem a solução de equação de 1º e 2º graus. São bastante comuns também as sequencias, em que o candidato percebe a lei de formação e a partir daí descobre outros termos da sequência", diz.

Na parte de estatística, ele destaca cálculo de média, mediana e os problemas de probabilidade. Com relação à matemática financeira, o professor diz que o candidato deverá estudar todo o conteúdo para resolver as questões, pois os temas são interligados.

Na disciplina de raciocínio lógico, Cesar recomenda que o candidato dê atenção especial para as equivalências e as negações. “As aplicações dos princípios aditivos e multiplicativos são questões certas”, diz. Ele ressalta, entretanto, que todo o conteúdo deve ser estudado.

Língua portuguesa
O professor de língua portuguesa Adriano Vieira diz que a prova deverá ter bastante interpretação de texto, com questões de contextualização. Porém, para ele, o candidato não deve deixar de lado o estudo da gramática aplicada ao texto, priorizando concordância, regência, crase e termos da oração. “O ideal é o candidato treinar muito texto, de preferência da própria banca. Minha sugestão é buscar os últimos concursos de nível médio organizados pela Fundação Carlos Chagas”, afirma.

Dentro do conteúdo programático da redação de correspondências oficiais, Vieira destaca a importância da formatação e o objetivo de cada documento. “Serão cobradas questões sobre a disciplina, não se trata de elaborar uma dissertação. Os candidatos devem saber que o documento responsável pela redação oficial no Brasil é o Manual de Redação da Presidência da República, que rege a redação oficial do Poder Executivo. É fácil de baixar na internet”, indica.

Conhecimentos bancários
De acordo com João Batista Bernardo, professor de conhecimentos bancários da Academia do Concurso, o conteúdo programático dos editais deste ano tem dois tópicos que não existiam nos concursos anteriores: o Conselho de Política Monetária (Copom) e Cédula de Crédito Bancário.

O professor ressalta que em todos os concursos os assuntos mais solicitados têm sido sistema financeiro nacional, cheques, câmbio e depósitos à vista (abertura de contas correntes, documentos exigidos para pessoa física e pessoa jurídica e tipos de contas).

“O candidato tem que saber as principais atribuições do Conselho Monetário Nacional, Banco Central, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNDES, sem confundi-las. Com relação às instituições financeiras privadas, não interessa ao candidato o que faz um banco de grande porte. O candidato deve saber diferenciar um banco comercial de um banco de investimento e de um banco de desenvolvimento”, diz.

Habilidades no atendimento
Mônica Roberta, professora de habilidades no atendimento do curso Reta de Chegada, diz que o candidato deve dividir a disciplina em duas partes: de um lado as leis e os decretos, incluindo o Código de Defesa do Consumidor, e do outro o lado mercadológico, com marketing, serviços, venda e etiqueta. “Não é recomendável que o aluno estude os dois conteúdos no mesmo dia porque são muito diferentes. Ele deve fazer uma bateria de exercícios de provas passadas, assim vai fazendo as questões e revendo a teoria desses conteúdos mais explorados”, diz.

Segundo ela, a lei 10.098/00 fala sobre a acessibilidade para portadores de necessidades especiais e mobilidade reduzida, a lei nº 10.048/00 fala sobre atendimento prioritário e o decreto nº 5.296/04 regulamenta e amplia essas duas leis.

“Nessa prova pode ser cobrado muito conceito. Por isso, o aluno deve estudar bastante cada disciplina com atenção. Acredito em um peso maior da parte de legislação, o que dá vantagem ao pessoal da área de fiscal ou direito; contudo, o diferencial será a parte de marketing”, diz.

Segundo ela, tudo deve ser estudado, pois a classificação pode depender de uma questão de peso menor.

Informática
Roberto Andrade, professor de Informática do Centro de Estudos da Língua Portuguesa (Celp) , diz que nas provas da FCC dois assuntos básicos serão sempre cobrados: teclas de atalho (combinações de teclas e suas funções nos seus respectivos programas) e execução de tarefas (operações dos menus do Windows, Word, Internet Explorer, Excel).

“Não basta ao candidato conhecer bem o conteúdo de informática, é preciso principalmente dominar a interpretação das questões para responder exatamente o que é pedido, sem cair nas pegadinhas. Atenção às expressões perigosas como somente, apenas, obrigatoriamente, todas, elas induzem ao erro, pois confundem a interpretação do candidato. O caminho certo para a aprovação no concurso é a realização de muitos exercícios, principalmente tudo que a banca produziu anteriormente, não só as provas do seu concurso”, recomenda.

Dentro do Microsoft Windows, ele destaca a importância das operações básicas nos menus e execução de tarefas, bem como a manipulação de diretórios e arquivos (uso do Windows Explorer): tipos de arquivos, localização, criação, cópia e remoção de arquivos, cópias de arquivos para outros dispositivos, uso da lixeira para excluir e recuperar arquivos e uso da ajuda do Windows. Ele recomenda atenção especial aos atalhos de teclado e teclas de função que sempre são exigidos (Ctrl+A, Ctrl+C, F12, F1, entre outros).

Nos editores de texto Word e Writer, o professor destaca a criação e formatação de documentos, os ícones e suas funções, bem como as principais diferenças entre os dois programas, extensões de arquivo e menus.

De acordo com ele, no Excel e no Calc, o candidato deve estar atento às fórmulas (soma, subtração, divisão, porcentagem, média, SE, o uso do “$”) e, principalmente, lembrar de algumas regras básicas, tais como a fórmula deve começar com o sinal de igualdade, caso contrário não funcionará.

“Deve ser dada atenção especial na prioridade dos operadores matemáticos, pois o Excel segue rigorosamente as regras matemáticas, como fazer primeiro a potenciação, depois divisão e multiplicação e depois soma e subtração. Atenção aos parênteses colocados nas fórmulas”, diz.

Andrade ressalta que aumentou o nível de exigência nas questões sobre internet e no uso de termos específicos (URL, DNS, https, LAN, servidores). Ele recomenda ainda que sejam estudadas as funções do Internet Explorer (principalmente o novo), como manutenção e organização dos favoritos, histórico, downloads, navegação em hipertexto e uso de hyperlinks, webmails e pesquisas.

Outros temas que o professor considera relevantes são cookies, vírus, cavalo de tróia (trojan), worms, phishing, pharming, antivírus e firewall, além de wireless e MP3. Para ele, o candidato deve ainda dominar as funções básicas do Outlook, como configuração de contas, envio e recepção de e-mail, anexos e composição e exclusão da mensagem.

Detentas fazem rebelião em presídio de Rio Branco .

presas_rebeliaoPresas no interior do ônibus do IAPEN, sendo levadas para delegacia de polícia. (Félix Neves).

Presas reivindicavam alimentação de qualidade, água tratada e melhores condições das celas.

Mais de 50 reeducandas do presídio Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco, realizaram na noite deste sábado (22/01), uma rebelião na unidade prisional. As detentas destruíram parte dos pavilhões e atearam fogo nos colchões. O diretor do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), Denis Sicola, participou das negociações com as presas, que reivindicavam melhores condições das celas, água tratada e alimentação. Após acatar o pedido das presas, a direção do IAPEN, levou todas as reeducandas para a delegacia de polícia onde foram ouvidas pelo delegado. Durante a rebelião ninguém ficou ferido.

Luiz Saraiva sofre infarto e está na UTI

Ele pode ser transferido neste sábado, 22, para o Instituto do Coração, em São Paulo em uma UTI no ar

saraivaLuiz Saraiva está internado na UTI do Pronto Socorro (Foto: Contilnet)O advogado Luis Saraiva, 65, que foi deputado estadual de 1995 a 1999, está internado na UTI do Pronto Socorro de Rio Branco, após ter sofrido o início de um enfarto. Ele estava em sua residência na hora em que começaram os sintomas e foi socorrido pela esposa, Celina Marques Correia.

Celina conta que estava assistindo um filme na noite desta sexta-feira (21) junto com o marido, quando ele a olhou aflito e disse: “Traga o meu remédio que estou enfartando”. Celina não perdeu tempo. Ligou para a filha avisando o que estava ocorrendo e com muita dificuldade colocou o marido no carro e partiu para o Pronto Socorro.

Luis Saraiva, que há poucos dias participou da posse da nova diretoria do Sebrae/Acre, deu entrada no Pronto Socorro por volta das 23 horas, sendo atendido por uma equipe médica e em seguida encaminhado a Unidade de Tratamento Intensivo.

Ele será transferido neste sábado (22) para o Instituto do Coração, em São Paulo em uma UTI no ar, que já foi providenciada pela família. “Por enquanto estamos esperando a liberação dos médicos para podermos encaminhá-lo à capital paulista”, disse um amigo que acompanha Saraiva.

De acordo com um enfermeiro que estava de plantão na hora em que Luis Saraiva chegou ao hospital, a atitude tomada por Celina poderá salvar a vida do marido. “Ela foi rápida e muito eficiente ao procurar ajuda médica no momento em que seu esposo estava agonizando”, disse.

A família diz que na manhã deste sábado um boletim médico irá informar oficialmente sobre estado de saúde do paciente.

Governo e Prefeitura reafirmam compromisso de melhorar sistema de saúde de Rio Branco

Tião Viana e Eduardo Farias se reuniram para avaliar avanços e desafios na rede de atendimento da capital

foto_sergio_vale_12Tião Viana e Eduardo Farias se reuniram para avaliar avanços e desafios na rede de atendimento da capital (Foto: Sérgio Vale/Secom)O prefeito em exercício de Rio Branco, Eduardo Farias, e o governador Tião Viana estiveram reunidos nesta sexta-feira, 21, para avaliar os avanço e desafios dos investimentos feitos para tornar o sistema municipal de saúde um serviço eficiente e de qualidade à população da capital.

Desde o início do ano, três centros de saúde (Hidalgo de Lima, Eduardo Assmar e São Francisco) passaram a funcionar das 7 às 20 horas, com quatro clínicos, um pediatra e um ginecologista, que fazem atendimento por demanda livre, sem necessidade de fichas. A ação foi possível depois que o governador Tião Viana garantiu a contratação de novos médicos para serem cedidos ao sistema municipal de saúde.

A iniciativa deu certo e já mostra resultados. Se antes um paciente levava até quinze dias para conseguir uma consulta e mais quarenta dias para um exame, hoje ele consegue fazer todo esse atendimento de uma forma muito mais rápida - dependendo da demanda, em até um dia. “Nós já percebemos que existe uma satisfação da população. Agora, o desafio é ampliar esse modelo, descobrir como garantir o atendimento de forma padrão em todos os centros e alcançar o nosso objetivo de levar uma saúde de qualidade para todos”, afirmou Eduardo Farias.

“Tenho confiança de que vamos superar as dificuldades com muito trabalho. Contamos com os avanços da gestão dos governadores Jorge Viana e Binho Marques, que trabalharam de forma intensa e comprometida com a estruturação do setor. Estamos prontos para dar passos decisivos na meta de melhorar o atendimento de saúde no Acre”, avaliou Tião Viana. “O Ministério da Saúde é um parceiro fundamental nessa missão e o Ministro Alexandre Padilha já garantiu o apoio necessário.”

Tanto para o governador como para o prefeito, o modelo que está sendo desenhado no Acre pode servir de referência para outros Estados. “Reafirmamos aqui nosso compromisso de, junto com o governo do Estado, trabalhar na reconstrução e redesenho da rede municipal em conjunto com a rede estadual, para que a gente consiga dar resposta a essa demanda reprimida que existe na rede de saúde de Rio Branco. Estamos em busca de um modelo próprio, que esteja adequado às condições socioculturais do nosso povo e possa servir de referência para outros Estados brasileiros”, concluiu Eduardo Farias.

Avião cai em Rio Branco no Acre .


aviao_queda
Comandante e co-piloto passam bem; avião desceu em ramal depois que a tripulação relatou pane no motor

Aeronave da Rima Táxi Aéreo em foto da companhia; avião desceu em ramal próximo a uma das cabeceiras da pista do aeroporto de Rio Branco (Foto: Rima Táxi Aéreo)Um avião Cessna Caravan fez um pouso forçado a 10 quilômetros do aeroporto de Rio Branco, por volta das 14 horas desta sexta-feira, 21.

A aeronave, turboélice, pertence à empresa Rio Madeira - Rima Aerotáxi, com sede em Lábrea, no Amazonas, e havia decolado de Tarauacá (450 quilômetros de Rio Branco) transportando apenas carga.

O helicóptero do Governo do Estado fez o resgate do co-piloto, que ao contrário do que fora informado anteriormente, passa bem. O comandante, até agora identificado apenas pelo primeiro nome, Cairo, foi socorrido por terra, por uma equipe do Samu e informou que a aeronave sofreu uma pane no motor, quando já estavam em procedimento de pouso no aeroporto de Rio Branco.

Eles utilizaram um ramal nas proximidades para suavizar a emergência. Segundo as últimas informações, a queda não teria ocorrido de forma brusca por conta da "grande razão de planeio da aeronave", informou um aeronauta que foi ao local do acidente. Ele quis dizer que o tipo de aeronave tem asas muito eficientes em caso de pane e pode suavizar a aproximação com o solo em um voo planado. Os pilotos optaram por um ramal das redondezas.

"Eles estão apenas em estado de choque", disse um dos socorristas do Samu.

No dia 29 de outubro de 2009, um avião do mesmo modelo, pertencente à Força Aérea Brasileira, caiu próximo de Cruzeiro do Sul a caminho de Tabatinga, dentro do igarapé Iacurapá, após decolar da cidade acreana de Cruzeiro do Sul (640 quilômetros de Rio Branco), ferindo seis pessoas e matando outras duas. Na ocasião, uma pane no motor também causou o acidente.

Na quarta-feira, 19, um Embraer-721 Sertanejo, de pequeno porte, também fez um pouso forçado em uma praia próxima ao município de Eirunepé, no sul do Amazonas. A aeronave havia saído de Rio Branco, feito escala em Manuel Urbano e seguido para Eirunepé, quando sofreu pane no motor.

Balsa afunda com ônibus em Cobija; seis já morreram .

Balsa fazia a travessia de veículos de uma margem à outra do rio

rio_manuripeUma balsa boliviana que transportava um ônibus e um veículo afundou no rio Manuripi, no departamento (estado) de Pando, na província de Porto Rico, matando pelo menos seis pessoas até agora, segundo as primeiras autoridades bolivianas.

Outros corpos estariam presos sob as ferragens no fundo do rio, segundo as primeiras informações.

Segundo o site OAltoacre.com, de Brasileia, O Corpo de Bombeiros de Epitaciolândia foram chamados por oficiais da Marinha Boliviana para ajudar no resgate das vítimas.

O acidente aconteceu a 60 quilômetros de Cobija, cidade na fronteira com Brasileia.

A balsa, usada para a travessia de veículos de uma margem à outra do rio, não suportou o peso e afundou.

Ao menos seis corpos estariam entre as ferragens. No momento, os oficiais dos dois Países estão aprontando equipamentos para se deslocarem.

Romeiros, de todas as camadas sociais nos festejos de São Sebastião

Dentre muitas autoridades presente o governador Tião e o senador Jorge Viana além da partição do Padre Antônio Maria

Nem chuva afasta romeiros da festa de São Sebastião. Eram três da tarde quando uma chuva torrencial caiu sobre o município de Xapuri, distante de Rio Branco cerca de 180 quilometros. Seria um dia normal, sõ que era a festa do padroeiro da cidade, São Sebastião. Nesse momento, iniciava-se a missa que antecedia a famosa procissão, realizada há 108 anos.
Presentes ao ato de fé estavam uma multidão de fiéis que se aglomeravam dentro e fora da Igreja, além de diversas autoridades, que todos os anos participam da festa, como o governador Tião Viana e o senador Jorge Viana. Muitos dos que participavam da procissão pagavam promessas feitas a São Sebastião.
É o caso de dona Andrelina Rosa dos Santos. Aos 80 anos e moradora do próprio município, ela participa há mais de 30 anos do ato de fé. Este ano ela não pagava nenhuma, mas lembra que há alguns anos pegou uma forte reumatismo e os médicos disseram na época que dificilmente ela ficaria curada. Recorreu então ao Santo e prometeu que se ficasse curada percorreria todos os anos a procissão descalça.
O caso de dona Andrelina não é único. Sua filha, Maria Iracélia Rosa dos Santos também participa da festa de São Sebastião desde criança. Ela lembra que pegou uma osteoporose (doença que atinge os ossos) e recorreu a São Sebastião. “A doença estava avançada, mas graças a nossa fé ficamos curada”, afirma.
São muitos os casos de pessoas que conseguiram algum tipo de graça. Dona Iedes Melo, moradora de Capixaba, tinha dois filhos doentes, sendo um da coluna. Assim como os demais casos, os médicos não conseguiam uma cura. Foi então que uma conhecida fez uma promessa ao Santo e eles ficaram curados. “Ela não pôde vir, mas gostei e se puder voltarei todos os anos para participar da festa”, diz ela.
Os fiéis percorreram as principais ruas do centro de Xapuri rezando um terço e depois presenciaram um show do padre Antônio Maria, que veio ao Acre pela primeira vez participar e dar a sua palavra aos presentes.
São Sebastião em outras localidades
Profissão de São Sebastião, nas cidades de Rodrigues Alves, Taumauturgo, Sena Madureira, Epitáciolandia, Rio Branco e muitas localidades do estado como no seringal Novo Andirá, localizado as margens do rio acre, comunidade que pertence a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré em Porto Acre.

Avião com quatro a bordo faz pouso forçado no sul do Amazonas .

Aeronave teria decolado de Manuel Urbano para Eirunepé e não Envira como havia sido informado

sertanejoAeronave que fez pouso forçado próximo de Eirunepé é igual a esta aqui (Foto: João Paulo Carisio/Jetphotos.net)O acidente com o monomotor Embraer-721, modelo Sertanejo, que fez um pouso forçado em uma praia próxima ao município de Eirunepé, no sul do Amazonas, ocorreu na tarde desta quarta-feira, 19 e não na manhã de hoje.

A aeronave que a princípio se pensava ter sido um Minuano -- os modelos são praticamente os mesmos, se diferenciando apenas na potência do motor e nos trens de pousos, que no Sertanejo são retráteis -- saiu de Rio Branco com três passageiros e o piloto, para uma escala em Manuel Urbano (a 220 quilômetros da Capital acreana). Depois, seguiu para Eirunepé (cerca de 500 quilômetros).

Próximo do destino, o piloto João Bó teria encontrado problemas no motor e foi obrigado a fazer um pouso forçado em uma praia próxima de Eirunepé.

As vítimas foram atendidas no hospital de Eirunepé e já retornaram a Rio Branco, nesta manhã.

Acre se mobiliza pelas vítimas afetada pela chuva no Rio .

Governo e sociedade civil iniciam campanha para arrecadar água mineral e produtos não-perecíveis

reunio_foto_sergio_vale_04 Governo e sociedade civil iniciam hoje uma campanha para arrecadação de água mineral, produto não-perecível de extrema necessidade e em escassez para as vítimas da tragédia na região serrana do Rio de Janeiro. Empresários, federações, organizações não-governamentais, igrejas, supermercados, Bombeiros, Polícia Militar e outros setores sociais ou governamentais serão envolvidos na mobilização.

Inicialmente os postos de arrecadação serão os pátios da Polícia Militar, igrejas e supermercados. O posto central de coleta e armazenamento será o Corpo de Bombeiros. Já no início da campanha um empresário fez a doação de 30 toneladas de água. Tudo o que for arrecadado será entregue diretamente à Defesa Civil do Rio de Janeiro.

“A água é um produto não-perecível e de primeira necessidade. É importante que o Acre se mobilize para retribuir todas as vezes que já fomos ajudados por outros governos e outras sociedades organizadas. Hoje a gente ajuda e amanhã pode ser ajudado. A pouca água que tem está custando muito caro e nós, acreanos, podemos ajudar neste momento”, disse a primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, que está à frente da mobilização.

Segundo o coronel da Defesa Civil João de Jesus Oliveira, com o rompimento das tubulações e bueiros nas regiões afetadas pela tragédia no Rio de Janeiro, o sistema de abastecimento de água foi destruído. “Hoje a água é o produto mais importante para as vítimas da catástrofe na região serrana. Os produtos alimentícios estão sendo supridos pelas doações que chegam do próprio Estado ou de regiões próximas, mas água eles não têm como suprir”, explicou

Gladson confia que investimentos na Saúde do Acre reduzirão casos de dengue e malária .

Gladson disse que apoio do Governo Federal é importante para melhorar Saúde Pública

Gladsonsade3Gladson defende novos investimentos para combater dengue e malária (Foto: Assessoria)O deputado Gladson Cameli(PP) reconheceu de público, esta semana, o esforço e determinação do Governo Tião Viana (PT) em dar um choque gerencial na saúde do Estado, e aproveitou para elogiar a decisão do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em visitar o Acre e anunciar a liberação de R$ 5,4 milhões para o combate à dengue no Estado.

Apesar do recesso parlamentar no Congresso Nacional, Gladson disse que até o retorno dos trabalhos legislativos em 1° de fevereiro, “a saúde acreana já vai apresentar novos parâmetros para benefício de toda a população”.

Segundo o deputado acreano, o combate a dengue, não apenas anunciado, mas publicamente desdobrado em ações efetivas, cria uma enorme expectativa para a população, que vem sofrendo as conseqüências de uma doença que assusta e deixa uma legião de vítimas por onde passa.

Durante sua estada no Acre, Padilha garantiu a liberação dos recursos em quatro meses para serem investidos no combate intenso á doença em todo o Estado , além da abertura de três centros de saúde em regime de plantão vai compor uma autêntica declaração de guerra à doença.

De acordo com o parlamentar, as ações devidamente implementadas deverão dar resultados num curto espaço de tempo, com a conseqüente queda dos índices da doença em todo o Acre.

Gladson insistiu no aspecto preventivo das ações sanitárias em todos os níveis que, segundo ele, reduzem sensivelmente os percentuais da população atingida e possibilita uma enorme economia nos gastos públicos.

"É o caso de dinheiro público bem aplicado que vai mostrar seus benefícios de curto a longo prazo”, disse.

O deputado lembrou ainda que tanto o Governo do Estado quanto o Ministério da Saúde possuem agora dois sanitaristas de primeira linha que sabem muito bem o que, quando e como fazer para dar um freio a estatísticas da saúde pública brasileira e em particular a acreana”.

O parlamentar destacou ainda o compromisso reiterado da presidenta Dilma Rousseff com a erradicação da miséria, que inclui saneamento básico, fundamental para estados como o Acre, onde os municípios ainda sofrem com altos índices de doenças tropicais típicas da falta de infraestrrutura urbana adequada.

Ele pediu para que as regiões do Juruá e adjacências sejam incluídas neste esforço federal como bem já demonstrou na prática o governador Tião Viana ao visitar a região e anunciar novas ações de saúde.

Por fim, Gladson solicitou ainda uma atenção especial aos índices da malária, que tradicionalmente preocupam as autoridades sanitárias e população que termina por padecer com as conseqüências de uma doença típica da região.