Seis policiais foram mortos somente em 2009

Militares assistiram na final da tarde de segunda-feira, 9, o assassinato de mais um colega de farda. O soldado Edvânio da Silva Figueiredo foi morto quanto tentou impedir um assalto a uma loja no bairro cerâmica, onde fazia bico como segurança.
Três homens entraram na loja e o quarto comparsa ficou do lado de fora, quando notou a presença do policial começou a disparar. Dois tiros acertaram o militar que ainda baleou um dos bandidos. Na saída, a quadrilha ainda levou o companheiro baleado até o pronto socorro. Edvânio morreu no local.
Em 2009 seis policiais foram mortos em Rio Branco. No mês de Abril, o soldado Suelmo de Oliveira Lima foi assassinado dentro de casa.
Em Agosto o oficial aposentado Francisco de Assis Moura levou um tiro fatal durante um assalto. Em setembro Jucivan Teles Nogueira foi amarrado, espancado e executado dentro de casa quando chegava do trabalho.
Dia 31 de outubro, o sargento Francisnato de Moura Silva é assassinado com um tiro de espingarda em Cruzeiro do Sul, quando perseguia um fugitivo. Mo mês de novembro, dia 3, o sargento Josimar da Costa Moreira recebe vários tiros de metralhadora de um assaltante em fuga, na balsa do Purus, próximo a Manoel Urbano.
O comandante da polícia militar está preocupado com a onda de violência que atinge até os policiais. Segundo Romário Célio, a Justiça tem que começar a rever alguns critérios para liberdade de quem está sendo preso.
Em outubro foram 4 .239 prisões e a maioria logo sai da cadeia. O homem que foi baleado nesta segunda-feira, 10, pelo policial é Bruno José Araújo. Ele foi preso em agosto por assalto a mão armada e já estava de volta ao crime.
Com a violência atingindo até quem deveria combater a criminalidade a população fica aterrorizada e tenta se prevenir como pode.
O medo da Secretaria de Segurança é que a população chegue à conclusão de que o estado não é capaz de barrar o crescimento da violência, que as pessoas voltem ao estado natural, onde cada um compra uma arma e passe a se defender.
A Policia Militar promete uma ação enérgica contra os atos de criminosos. Os planos estão sendo guardados. Por enquanto nem a Secretaria de Segurança Pública ou o governador falaram sobre o assunto, o que deixa os moradores de Rio Branco, mais preocupados ainda

Família perde tudo em incêndio no bairro Areal

A família do trabalhador Érison Vieira do Nascimento, 25 anos, perdeu tudo que tinha, na tarde desta terça-feira, 10, quando um incêndio destruiu toda a casa em que a família morava, na rua da Pista, no conjunto Areal.
Uma criança de quatro anos estava no local quando o fogo começou, mas ela foi retirada a tempo. Érison não estava em casa no momento do incêndio, mas, segundo a mãe dele, Maria Vieira do Nascimento, 52, que mora em uma casa em frente a do filho, no mesmo terreno, o incêndio começou após uma queda brusca de energia. Maria conta que a máquina de lavar roupas estava ligada e, após o pico de energia, ela ouviu um barulho muito forte. Em seguida, a máquina explodiu e o fogo tomou conta de toda a casa. Segundo o capitão Weden, do Corpo de Bombeiros, que atendeu a ocorrência, o motivo do incêndio só poderá ser detalhado após a realização de uma perícia. Além de Érison, moravam na casa a mulher dele, Senice Santos de Souza, 24, e três filhos pequenos do casal. .

Dia de testes de hackers em urnas do TSE termina sem ameaça ao sistema

O primeiro dia dos testes de segurança das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições de 2010 foi encerrado nesta terça-feira (10), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sem nenhuma ameaça que pudesse botar em cheque o sistema eleitoral brasileiro. Único a encerrar seu plano de ação logo no primeiro dia, o especialista em tecnologia da informação Sérgio Freitas, de 35 anos, conseguiu captar interferências eletromagnéticas dos teclados da urna eletrônica, por meio do uso de aparelhos de rádio AM/FM. “Em frequencias FM, ao digitar [no teclado da urna] era possível detectar interferências com o aparelho a uma distância de 5 a 10 centímetros da urna”, explicou.
A partir da captação dos sinais, em tese seria possível detectar o voto do eleitor, pois, segundo Feitas, cada tecla tem um som específico. No entanto, ele classificou como muito improvável a possibilidade de violação do sigilo do voto do eleitor no dia de uma eleição, pois seria inviável captar interferências nas seções eleitorais.
“Essa distância não é significativa em termos de possibilidade de quebra do sigilo do voto. Considero, pela dificuldade, muito improvável que ocorra qualquer violação do voto do eleitor”, disse o especialista. O hacker citou que até hoje, no mundo, se tem notícia de que interferências semelhantes tenham sido detectadas a uma distância máxima de 20 metros. “No nosso país há muito mais possibilidades para você usar do que essa tecnologia, que seria cara e dependeria de equipamentos e filtros potentes”, afirmou Freitas.

Beira-Mar é condenado a 15 anos de prisão

O traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, foi condenado a 15 anos de prisão em julgamento realizado nesta terça-feira (10).
Ele foi considerado mandante do assassinato do traficante João Morel, ocorrido em janeiro de 2001, dentro da Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande (MS).
Os sete jurados, cinco mulheres e dois homens, concordaram com a tese da Promotoria de que ele ordenou o homicídio duplamente qualificado - por motivo torpe e cruel. Eles não aceitaram a terceira qualificação de que o crime seria por pagamento.
O julgamento durou 9 horas e 20 minutos.
Beira-Mar já havia sido condenado a 130 anos de prisão em outros processos, em quatro estados. O traficante foi levado de volta para o Presídio Federal de Segurança Máxima de Campo Grande.

Agricultores fecham BR 317 em protesto por tempo indeterminado


Moradores e produtores dos ramais do km 86 e 88, localizados na BR 317, próximo à cidade de Assis Brasil, fronteira com Peru, resolveram bloquear por tempo indeterminado enquanto a prefeita da cidade de Brasiléia, Leila Galvão, ou Governo do Acre tomarem alguma decisão.Desta vez, decididos ficarem por tempo indeterminado, montaram barracas munidos de fogão, alimentos, água e redes. Na primeira reunião que aconteceu há cerca de 10 dias quando a prefeita do Município e o Deputado Federal Gladson Cameli estiveram no local e foi garantido uma solução, segundo os colonos, não cumprida.Uma ata assinada por várias pessoas, inclusive o Deputado, dizia que os ramais receberiam o maquinário que não aparece há anos prejudicando o escoamento de produção principalmente no período de chuva. Aproximadamente 100 colonos além de crianças, estavam na estrada.Durante todo o dia, policiais militares da cidade de Assis Brasil estiveram no local para observar e manter a ordem. Alguns vereadores de Brasiléia, Carlinhos do ‘Pelado’ e Jonas Bandeira (PSB) e Everaldo Gomes (PMDB), estiveram no local e constataram o descontentamento dos colonos que não pretendem sair enquanto obtiverem uma solução.Segundo os vereadores, estarão apresentando as condições durante a Sessão desta terça-feira, dia 10, na Câmara de Brasiléia e tentar conversar com a Prefeita para achar uma solução. Durante todo o dia, vários carros e ônibus com passageiros tiveram que fazer ‘baldeação’ para quem tentava ir ou vir.Segundo o Vereador Carlos, iria tentar conversar com o Comandante da PM em Brasiléia, para disponibilizar soldados para acompanhar os manifestantes durante a noite, para evitar confrontos com motoristas que não concordam com a ação dos colonos.Até o fechamento desta matéria, a Assessoria da Prefeitura não havia publicado nenhuma nota sobre o fechamento da BR.

Universidade boliviana de medicina terá sede em Cobija


A universidade Técnica Privada Cosmos “UNITEPC”, com sede em várias cidades da Bolívia estará inaugurando no início de 2010 na capital de Pando, Cobija, vizinha das cidades de Brasiléia e Epitaciolândia, no Acre, oferecendo cursos em várias áreas de saúde, ciências sociais e engenharia.
A coordenadora da Universidade, Jimena Fernandez, esteve visitando a fronteira com o intuito de organizar escritório para a futura sede. A Unitepc já vem atuando na Bolívia há 16 anos com sede principal na cidade de Cochabamba e sub-sedes em Porto Soares, Santa Cruz, La Paz e El Alto, além de convênios com outras instituição em vários países da América do sul.
Segundo Jimena, já estão com autorização do Ministério da Saúde para poderem instalar a universidade em Cobija. Estarão iniciando com faculdade de saúde; medicina, fisioterapia, veterinária e enfermaria. Ciências sociais; direito e comunicação social. Engenharia; Engenharia em sistemas, som e eletrônica.
Segundo a acadêmica que já está no penúltimo ano da área de medicina, Cristina Galvão, essa iniciativa será uma boa opção para os acreanos que procuram outras universidades além das oferecidas no Estado do Acre. Com a instalação na cidade de Cobija, irá amenizar principalmente nos custos onde será economizado cerca de 70% do que é gasto em estados do Brasil.
Para o vereador Everaldo Gomes (PMDB) que estava acompanhando a coordenadora na cidade de Brasiléia e tem uma filha estudando na cidade de Cochabamba, vê com otimismo a instalação de uma universidade de grande porte na fronteira, principalmente no desenvolvimento e investimentos que será realizado nas cidades envolvidas.
Segundo a coordenadora, estão estudando a possibilidade de formar grupos de estudantes que já estão em períodos adiantados em cidades da Bolívia que queiram vir para a fronteira acompanhados de professores e continuar próximos de seus familiares e principalmente de seu País.
Em breve, a Universidade estará divulgando notas para tirar dúvidas e meios de contado para os futuros acadêmicos. A notícia da instalação na fronteira, despertou interesse em vários setores nas cidades de Brasiléia, Epitaciolândia e na capital de Pando, Cobija.

Jovem causa acidente próximo a feira-livre batendo em vários veículos


O jovem, Cristiano Lins dos Santos, causou um acidente na cidade de Brasiléia onde graças a Deus, não houve vítimas fatais. Dirigindo um Fiat Uno, placas MZZ 5523, vinha da cidade de Epitaciolândia em alta velocidade e perdeu o controle já próximo a feira-livre, ao lado da rodoviária do Município.O carro conduzido por Cristiano bateu em dois carros que estavam parados na Avenida José Rui Lino, sentido contrário, além de uma moto e quatro bicicletas. As polícias Militar e Civil foram acionadas até o local e detiveram o condutor. O acidente aconteceu nas primeiras horas de domingo, dia 08.No teste do bafômetro, deu além do permitido e Cristiano foi conduzido para a delegacia da cidade e ficou à disposição do delegado titular, José Alves. Outro jovem que estava de carona com o acusado, teve uma fratura em uma das pernas e foi conduzido para o Hospital onde recebeu os primeiros socorros e está fora de perigo de vida.Segundo testemunhas, foi um milagre não ter atingido as pessoas que estavam na feira realizando compras. Os carros envolvidos no acidente tiveram grandes avarias e os proprietários irão procurar seus direitos. O condutor poderá perder o direito de dirigir por um ano por ser sua primeira habilitação.