Expojuruá vai consolidar integração Cruzeiro-Pucalpa, diz Gladson.


O deputado Gladson Cameli antecipou ontem, de Rio Branco, que a Expojuruá, a ser realizada de 28 a 30 de agosto em Cruzeiro do Sul, vai consolidar a integração do vale do Juruá com o Departamento de Uacaially, no Peru. Resultado de um esforço da bancada federal,o aeroporto de Cruzeiro vai retomar sua categoria internacional para receber dois vôos,dias 26 e 27,de Pucalpa ,no Peru,com 24 toneladas de hortifrutigranjeiros do país vizinho a serem comercializados durante o evento.
Segundo o deputado, a contrapartida se dará pela exportação de carne brasileira para Pucalpa, num pacote de intercâmbio comercial que deverá incluir outras mercadorias de interesse das duas regiões. Num primeiro momento,a idéia é que os vôos de troca de mercadoria se realize toda sexta-feira num total de 96 toneladas de produto.A expectativa é que os vôos se tornem diários com o incremento de um intercâmbio mais diversificado e benéfico tanto para Cruzeiro quanto para Pucalpa.
O parlamentar informou ainda que já está celebrado acordo entre Infraero e Governo do Estado para a construção de um novo terminal de cargas no aeroporto de Cruzeiro do Sul. A nova estrutura aeroportuária,de acordo com Gladson,vai ser a base de apoio para a consolidação do intercâmbio comercial via aérea. Na realidade, será o primeiro passo para estruturação definitiva de uma relação comercial e econômica que vai sedimentar a futura ligação rodoviária que deverá ligar a BR 364 com a chamada “Carreterra”, uma auto-estrada existente no Peru que liga Pucalpa a capital peruana, Lima, na costa pacífica.
Com a implementação do intercâmbio, o Juruá passa a ter um aliado comercial de peso-o departamento de Ucaially, o equivalente a um estado brasileiro- com a proximidade geográfica adequada e a diversidade de produtos desejada. Para Gladson , será a oportunidade da região se desenvolver e implementar a troca além do âmbito comercial,como implantação de um turismo recíproco e o conhecimento mútuo das culturas de ambos os países.”O intercâmbio Cruzeiro-Pucalpa vai ser um divisor de águas para o Juruá e a chance da região sedimentar sua economia”,resumiu o deputado.

Ossada humana é encontrada em propriedade rural no Bujari.


Na manhã desta quarta-feira, 29, moradores do Km 39 da BR 364 encontraram uma ossada humana, que poder ser de um homem conhecido apenas pelo nome de Armando, que estava desaparecido a mais de 30 dias.
A ossada foi encontrada próxima a um casebre onde morava Armando, o que levantou suspeita serem dele os ossos encontrados.
Segundo o que a polícia conseguiu apurar Armando morava sozinho, era um homem muito reservado, que não conversava muita e vivia da venda de borracha que ele extraia da propriedade pertencente a Djair Ramos da Silva, 54, que permitiu que Armando morasse no local.
Segundo informações do dono das terras, Armando morava no local a mais de 10 anos.
Não gostava de falar sobre o passado, afirmava apenas que era descendente de índios e não possuía documentos.
Além da venda da extração do látex, a suposta vítima vendia latas e ia para a cidade sempre a pé, não aceitava carona de ninguém.
Peritos do Instituto Médico Legal - IML resgataram o corpo que deverá ser submetido a exames mais detalhados para identificação e descoberta da causa da morte.

Deputada diz que Porto Walter é uma cidade abandonada e sem prefeito


Deputada diz que Porto Walter é uma cidade abandonada e sem prefeito
"O município de Porto Walter está abandonado". A afirmação é a deputada estadual Antônia Sales(PMDB). Segundo ela, a cidade está com iluminação publica precária, com as ruas e praças tomadas pelo lixo e buraco e os funcionários sem receber. Andando pelo município de Porto Walter se percebe o abando que a população está passando .
"Aqui estamos abandonados; a escola que temos está caindo, trouxeram tijolo, areia e cimento hà dois anos e nunca começaram a construção da escola, todo material se estragou e nossos filhos é quem são penalizados por falta de espaço; aqui não está funcionando a 5º série. Se até a praça do município está tomada pelo lixo imagina nós aqui nas comunidades?",reclamou seu Agenário comunidade Boca do Nilo.
A deputada disse que vai pedir ao Tribunal Regional Eleitoral( TER) que faça logo o julgamento do prefeito Neuzari Pinheiro (PT) que está sendo acusado por compra de voto e desvio de dinheiro público. "O lixo está tomando conta das ruas e os garis não estão varrendo as ruas porque não tem vassouras! Isso não pode acontecer, pois todos os municípios recebem repasses religiosamente para iluminação, limpeza e pagamento da folha de funcionários; não falta dinheiro para nenhum prefeito, pode faltar repasse para investimento," denuncia a deputada ao dizer que o prefeito Neuzari Pinheiro não está trabalhando".