Carro bate em viatura do Samu e mata recém-nascido

Com o impacto da colisão, os aparelhos que mantinham a menina viva foram desligados, causando a morte


samudentroO acidente que vitimou um bebê prematuro aconteceu na tarde da última quarta-feira, 22, na avenida Getúlio Vargas, próximo à Maternidade Bárbara Heliodora. Um carro (ainda não identificado) bateu contra a viatura do Samu que transportava a criança.

O pai da vítima, Gleison Fonseca, acompanhava a ambulância e presenciou toda a tragédia de seu filho.

Com apenas 20 dias de vida, a pequena B.M. havia passado por uma cirurgia no coração no Hospital das Clínicas, antiga Fundhacre, e estava sendo transferida à maternidade, onde ficaria em observação.

Com o impacto da colisão, os aparelhos que mantinham a menina viva foram desligados, provocando a sua morte.

A mãe dela, Naiara Camurça, que também estava na viatura, foi jogada para fora do veículo, mas sofreu apenas escoriações pelo corpo. Dois médicos e uma enfermeira também ficaram machucados. O motorista do carro fugiu do local sem prestar socorro.

Os médicos que fizeram a delicada cirurgia vieram de outro Estado só para realizar o procedimento. O bebê foi enterrado nesta quinta-feira, 23.

Governo divulga resultado preliminar do concurso para professor

Estão sendo oferecidas 800 vagas, além da formação de cadastro de reserva para professor P2

concurso-publico234-1O Governo do Estado divulgou o resultado preliminar do concurso público para professor da Secretaria de Estado de Educação. O resultado traz as notas das provas objetivas e da avaliação de títulos.

No total estão sendo oferecidas 800 vagas, além da formação de cadastro de reserva.

A expectativa é que os aprovados sejam contratados em caráter de urgência. As p´rovas foram realizadas no dia 12 de dezembro.

Confira aqui o resultado do concurso:

Resultado das provas objetivas

Resultado preliminar das provas objetivas e avaliação de títulos

Ponte da Liberdade: Governo interliga definitivamente os vales do Acre e Purus

Binho Marques batizou ponte com o nome de "Liberdade" em homenagem ao fim do isolamento

ponteCom lideranças de Manuel Urbano e Sena Madureira, governador Binho Marques atravessa a ponte que liga o Vale do Purus ao Vale do Acre. (Foto: Gleilson Miranda/Secom)Manuel Urbano já não sofre mais com o isolamento rodoviário durante o inverno. Quarenta anos depois de seu início, a BR-364 agora oferece amplas condições de tráfego de Rio Branco a Sena Madureira e dali a Manuel Urbano. Os usuários podem utilizar a ponte sobre o rio Purus, que fica a 14 quilômetros do centro de Manuel Urbano, que está em fase de conclusão.

Com 477 metros de comprimento, a ponte é atualmente a maior do Acre. Quando a do rio Juruá for inaugurada, será a segunda em extensão. O governador Binho Marques a batizou de "Ponte da Liberdade", uma alusão a um dos discursos que fez há quatro anos, na assinatura da ordem de serviço para asfaltamento do trecho de Feijó a Sena Madureira, ato ocorrido em Cruzeiro do Sul.

Binho afirmou que a rodovia poderia ser chamada de "Estrada da Liberdade", devido a sua importância na integração do Acre. A ponte sobre o Purus, no momento em que está liberada ao uso público, e as excelentes condições do trecho de Sena Madureira até Manuel Urbano fazem uma via lúdica e ao mesmo tempo real de libertação.

A BR-364 e suas pontes que intercalam seu curso são um sonho do que começou a ser realizado em 1971, quando a BR-29, depois chamada BR-364, começou a ser aberta pelo 5º e 7º Batalhões de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro. As pontes não estavam previstas no projeto original e Binho Marques deu início a um processo de convencimento que, apesar da resistência dos técnicos nos ministérios em Brasília, contou com o apoio decisivo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Amigo do Acre, Lula fez a seguinte observação sobre a necessidade de pontes de qualidade na BR 364: “Uma estrada sem pontes é como uma perna sem joelho”.

Com Lula e o compromisso de Binho com a integração do Estado, perto de R$ 1 bilhão foi investido na BR nos últimos quatro anos.

Binho visitou a ponte do Purus nesta quinta-feira, 23, liderando uma caravana de secretários de Estado, autoridades civis e militares, deputados estaduais da atual e da próxima legislatura e também do senador recém-empossado Aníbal Diniz. A visita marcou a ligação definitiva de Rio Branco a Sena Madureira e Manuel Urbano.

Nos próximos 45 dias, serão feitos os serviços remanescentes nessa ponte, conforme informou Marcos Alexandre, diretor do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem, Hidrovias e Infraestrutura Aeroportuária do Acre (Deracre), ao lembrar os desafios para tocar a obra - um barco afundado havia décadas impedia a implantação de uma pilastra, e a cabeceira do rio na margem sentido Sena Madureira não oferecia condição de fazer aterro menor que 12 metros de altura, mas os engenheiros encontraram uma solução e o aterro é de 6,5 metros.

O governador Binho Marques estava especialmente feliz por ter percorrido de ônibus o trecho de Rio Branco à ponte do Purus, confirmando que a estrada realmente oferece todas as condições de tráfego, assim como a ponte, mesmo não estando completamente pronta, pode ser liberada para a passagem de veículos. Binho falou sobre a importância da BR-364 para o desenvolvimento do Acre: “Não existe mais contradição entre a obra da BR-364 e o nosso projeto de desenvolvimento sustentável”.

“Não tenho ressentimentos, só não aceito injustiças”, diz Jorge Viana

Em visita À GAZETA, na tarde desta quinta-feira, 23, o atual senador do Acre falou sobre vários assuntos

Jorge24123Senador conversou com os jornalistas Silvio e Maíra Martinello, na tarde ontemPolítico mais bem votado desta eleição, com o recorde de 205.593 votos (a maior votação já atribuída para o seu atual cargo no Estado), o ex-governador do Acre, Jorge Viana foi diplomado senador da República, no último dia 17, em meio a um turbilhão de polêmicas envolvendo seu nome em investigações e processos por denúncias de crimes eleitorais.

Dois dias antes da diplomação, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) julgou o processo sobre um dos episódios de maior repercussão do último pleito: um dia antes da eleição, agentes da Polícia Federal invadiram o escritório de campanha de Viana e apreenderam computadores e outros equipamentos, em busca de listas de eleitores e dinheiro, que, segundo a denúncia anônima, seria usado para compra de votos. Em votação na semana passada, a corte eleitoral do Acre entendeu, entretanto, que todos os procedimentos utilizados nas investigações, o que incluía escutas telefônicas, foram ilegais.

Jorge, que até então se mantinha reservado sobre o assunto, fez as primeiras declarações sobre o caso ainda na cerimônia de diplomação. “De forma moderada, respeitando aquele momento e aquele ambiente, mas eu precisava me manifestar”, explica ele.

Em visita À GAZETA, na tarde desta quinta-feira, 23, o atual senador do Acre fez uma avaliação mais detalhada do que chamou de “ressaca” das últimas eleições: os processos e acusações que sofreu e a forma como foi tratado por representantes da Justiça. “Sem ressentimentos e sem intenção de revidar”, garante ele, mas, sim, com visível sede de justiça ao que ele considerou como “ações muito estranhas, cometidas por pessoas que agiram ao arrepio da lei”.