Concursos com inscrições abertas somam 15 mil vagas


Cargos são de todos os níveis de escolaridade. Há vagas para PM de Rondônia

Pelo menos 78 concursos públicos em todo o país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (3) e reúnem 15.011 vagas para todos os níveis de escolaridade. O salário chega a R$ 19.643,80 no Tribunal de Justiça de São Paulo. Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva, ou seja, os aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.

Ao menos nove concursos têm as inscrições abertas nesta segunda, são eles: Empresa de Desenvolvimento de Itabira (MG), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , Nossa Caixa Desenvolvimento - Agência de Fomento do Estado de São Paulo, Prefeitura de Brumadinho (MG), Prefeitura de Herculândia (SP), Prefeitura de Paranatinga (MT), Prefeitura de Guarapari (ES), Prefeitura de Lagoa Nova (RN) e Prefeitura de Campo Largo (PR).

Governo inicia operação de combate à dengue


Nós vamos vencer a dengue”. Com essa frase o governador Tião Viana (PT) motivou as quase mil pessoas que a partir desta segunda-feira, 3, estarão nos bairros executando ações de combate à dengue. A intenção, segundo ele, é que até junho, os números de casos tenham diminuído consideravelmente, afastando os riscos de epidemia e prejuízos para a saúde da população.

A operação “Guerra Contra Dengue”, que foi lançada na manhã desta segunda-feira, 3, em frente ao Palácio Rio Branco, na mesma estrutura utilizada para a posse do governador Tião Viana, contará com 104 equipamentos para limpeza, sendo 13 retro escavadeiras, 13 pá carregadeira, 65 caçambas, 13 caminhões, sete veículos com motores acoplados e 40 motores portáteis para aplicação de inseticida.

Além dos veículos estão envolvidos 243 profissionais para limpeza, 200 agentes de endemias, 400 agentes comunitários de saúde, 42 aplicadores de fumacê, 36 soldados do exército, 70 garis, totalizando 991 profissionais.

“Vamos vencer a dengue. Claro que precisamos de um prazo, mas até junho, vamos diminuir o número de casos. Já enfrentamos outras epidemias e conseguimos vencer. Tudo que fizermos será em parceria com a presidente Dilma, com o prefeito Angelim e com a nossa população. Dessa forma, unindo forças, vamos vencer a guerra contra a dengue”, garantiu o governador Tião Viana.

Ele convocou ainda toda população para colaborar com as ações de combate à doença. Para Tião Viana, a responsabilidade de eliminar o mosquito Aedes Aegypti deve ser de todos os moradores. Ele disse que o momento é de unir forças e fazer uma grande mobilização para acabar com os criadouros.

“É preciso ter consciência que essa é uma luta de todos nós. Vamos dizer que o quintal é o culpado e tirar todo lixo, todo recipiente que possa ser um criadouro do mosquito. a responsabilidade é de todos nós. Vamos estender as mãos para as pessoas humildes, mas se for na residência de uma pessoa rica, onde a piscina está servindo para o mosquito reproduzir, vamos chamar o Ministério Público”, afirmou.

No primeiro momento as atividades serão realizadas em 13 áreas de trabalho, iniciando pelos bairros: Vila Acre, Taquari, Seis de Agosto, Cadeia Velha, Baixa da Cohab, Vitória posterior Chico Mendes e Eldorado, Jorge Lavocart, Rui Lino, Manoel Julião, Volta Seca, Sobral, Calafate e João Eduardo.


Realizada em parceria com a Prefeitura de Rio Branco e o Governo Federal, a operação "Guerra Contra Dengue" conta com apoio do Exército, Fieac e Sinduscon.

Professor é preso acusado de abuso sexual contra criança de 9 anos


Policiais Civis da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) prenderam no final da tarde de ontem no bairro Santo Antônio, zona Oeste, o professor de futebol, Marcelo Camilo Sales, 28. O mandado de prisão preventiva foi expedido pelo Juiz de Direito plantonista, Alberto de Aguiar Albuquerque, da Vara Especializada de Crimes contra Idosos, Adolescentes e Crianças. Em depoimento, a vítima de 9 anos declarou que o professor o convidava para jogar vídeo game em sua casa e o aliciava. O fato ocorreu no dia 5 de agosto deste ano, sendo registrado na Depca, no dia 11 do mesmo mês, pelos pais da vítima. O garoto foi encaminhou ao Instituto Médico Legal (IML), na Avenida Noel Nutels, 300, bairro Cidade Nova, zona Norte, para a realização de exames. De acordo com a Polícia, o resultado do laudo deu positivo.O professor foi indiciado por estupro de vulnerável, art. 217-A do Código Penal Brasileiro (CPB). Ele foi encaminhado à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, Centro.

Fuso anterior do Acre só deve voltar em fevereiro

TSE está de recesso e só deve encaminhar parecer ao Congresso ao final de janeiro

Passadas as comemorações de Natal e de Ano Novo, os acreanos agora esperam pela entrada em vigor do fuso horário oficial do Estado. O horário só deve entrar em vigor em fevereiro deste ano, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sair do recesso e encaminhar a decisão ao Congresso Nacional.

No segundo turno das Eleições 2010, os acreanos puderam decidir se queriam continuar com o horário alterado em uma hora ou se gostariam que fosse mantido o horário anterior, de duas horas a menos em relação ao horário do Distrito Federal.

À TV Gazeta, o deputado federal Flaviano Melo (PMDB), autor do projeto que originou o referendo, afirmou que o senador José Sarney, presidente do Senado Federal, aguarda o encaminhamento do TSE ao Congresso.

“Não posso fazer nada até ser comunicado pelo TSE”, disse Sarney à Flaviano Melo. Isso só deve acontecer em fevereiro, em razão do recesso no TSE e no Senado.

A pergunta feita aos eleitores foi: "Você é a favor da recente alteração do horário legal promovida no seu estado?"

Como resultado, 56,87% dos eleitores votaram pelo “NÃO”, o equivalente a 184.478 votos. O “SIM” obteve 43,13%, correspondente a 139.891 votos. O número de votos brancos foi de 0,37%, (1.241 votos). Outros 10.311 eleitores votaram nulo, representando 3,07% do total, com uma abstenção de 28,61%.