Policia prende 3 acusados de matar vereador em Acrelândia

Policia prende 3 acusados de matar vereador em Acrelândia
A cúpula de segurança pública apresentou dois dos acusados pela morte do vereador Pinté, o terceiro homem está numa cela na cidade de Plácido de Castro. Já o principal pistoleiro ainda não foi localizado.
Cerca de 20 anos depois do surgimento do esquadrão da morte no Acre, - um dos maiores grupos de extermínio estadual -, pistoleiros continuam agindo a mando de grupos políticos e empresários interessados em esconder ações suspeitas em órgãos públicos.
Hildebrando Pascoal, ex-deputado federal e coronel da Policia Militar do Acre, continua preso até hoje. Ele foi condenado pela justiça por comandar um grupo de exterminio. O esquadrão da morte parece ter sido desfeito, mas outros vão surgindo demonstrando que o crime aos poucos se reorganiza e ganha forças.
Agora a policia descobriu que pistoleiros teriam sido contratados para matar o vereador Fernando José da Costa, o Pinte (PP). Pelo menos é o que indica as investigações iniciais.
De acordo com o inquérito preliminar com cerca de quase 200 páginas, o vereador foi executado com seis tiros de um revólver calibre 38, na porta de sua casa, em maio deste ano.
O primeiro suspeito de ter executado o político seria José Antônio da Silva, mais conhecido com “Zezão”.
De acordo com as informações da policia, “Zezão” é pistoleiro profissional, e teria recebido cerca de R$ 6 mil reais para matar o vereador que investigava numa CPI da Câmara de Vereadores os desmando na prefeitura de Acrelândia (117 km de Rio Branco/AC), administrada por Carlinhos César (PP). “Zezão”’agora é um pistoleiro foragido.
A policia ainda não revelou quem encomendou a morte de Pinté, mas suspeitas existem e ainda não foram reveladas para proteger as investigações. A garantia policial é de que o crime continuará sendo apurado, até descobrir os interessados em pagar pela morte, e prende-los.
Segundo a cúpula da segurança, outras três pessoas estão presas acusadas de participação no mesmo crime. Ambos foram apresentados para a imprensa. Éder de Arruda (na foto) foi capturado em sua casa de posse de um revólver, 38, que seria o mesmo utilizado na execução do vereador.
Também foi preso Francisco de Assis (foto), segundo a policia ele teria seguido o vereador a cada dia, para definir como a morte deveria ocorrer.
Na cidade de Plácido de Castro, Jonata Alves da Silva foi preso acusado de está acompanhando o principal pistoleiro [Zezão] no momento do crime. Jonata permanece protegido pela policia numa cela em Plácido.
Os presos foram apresentados por volta das 16h desta segunda-feira, 31, na delegacia da cidade de Acrelândia. Estavam na coletiva a delegada Juliana de Angelis, o Secretário de Policia Civil, Ermilson Farias e a promotora de justiça do município, Maria de Fátima Teixeira.
Francisco Costa - redação, ac24horas

Candidatos da FPA serão apresentados nos dia 10 e 11 de junho

Candidatos da FPA serão apresentados nos dia 10 e 11 de junho



Rutemberg Crispim, da Agência Agazeta.net
A Frente Popular do Acre (FPA) vai promover dois atos para oficializar os nomes que disputarão as próximas eleições. O primeiro será no dia 10 de junho (quinta-feira), em Rio Branco e o segundo no dia 11 (sexta-feira), em Cruzeiro do Sul. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira, 31, na sede do Partido Comunista do Brasil (PC do B), durante reunião do Conselho Político da aliança.
Cerca de 265 nomes disputarão as vagas para a Assembleia Legislativa. A expectativa é que sejam formadas quatro ou cinco chapas numa composição que ainda será definida pelos 14 partidos da FPA. Para a Câmara Federal serão 20 candidatos, em uma única chapa.
"Estamos nos reunindo para definir a nossa agenda e fechar as coligações para a chapa proporcional. São dirigentes de 14 partidos que se reúnem para tomar as decisões, num clima de muito diálogo e democracia. Vamos continuar caminhando unidos e com nossos objetivos", disse Carlos Alberto, membro do Conselho Político da FPA.
O pré-candidato ao Senado, ex-governador Jorge Viana, que também é membro do Conselho Político da aliança, disse que a decisão de realizar um ato de apresentação dos nomes em Cruzeiro do Sul é uma forma de homenagear as lideranças da Frente Popular e a população do Vale dio Jurá.
"Vamos realizar dois atos para oficialização dos nomes que irão disputar as eleições. O primeiro será em Rio Branco e o segundo em Cruzeiro do Sul, onde queremos homenagear o César Messias, o Edvaldo Magalhães e o povo do Juruá", explicou .
Ele revelou ainda que o chefe de gabinete pessoal da Presidência da República, Gilberto Carvalho, deve participar da convenção que será realizada em Rio Branco, no dia 11 de junho.
"O que a Frente Popular vem fazendo no Acre é modelo para o Brasil. O Gilberto Carvalho não participa desses encontros, mas vem ao Estado prestigiar nosso ato. Depois da convenção vamos visitar as comunidades mais isoladas de todos os municípios para que possamos subsidiar as propostas para nosso novo desafio", afirmou.
A intenção da Frente Popular é realizar cerca de 100 oficinas em todos os municípios, capacitando candidatos e partidos, ouvindo a população e discutindo propostas para o desenvolvimento do Acre.
Entre outras coisas, a Frente Popular pretende capacitar candidatos e partidos, oferecendo cursos de legislação eleitoral. "Precisamos qualificar nossos quadros para evitar problemas durante a campanha", ressaltou Carlos Alberto, membro do Conselho Político da FPA.

Marido espanca mulher e é agredido por três desconhecidos

Antonio e Maria passaram o domingo consumindo bebida alcoólica em um bar, depois de embriagado, o marido espanca a mulher, a cena revoltou três homens. ainda não identificados, que agrediram Antonio a socos e pontapés.
O casal Antonio Ferreira da Silva, 36 anos e Maria Silvânia Gomes Ferreira, 31 anos, moradores do bairro Seis de Agosto, decidiram passar o domingo, 30 na companhia de amigos consumindo bebida alcoólica em um bar localizado no Ramal Judia.
No final da tarde, Maria chamou o marido para retornar para casa, Antonio queria ficar mais um pouco no bar e a mulher insistiu alegando que os filhos estavam sozinhos.
No meio do caminho, o casal começou uma discussão e Antonio passou a espancar violentamente Maria que acabou desmaiando.
Segundo informações, no momento em que Antonio espancava a mulher, três rapazes que estavam em duas motocicletas iam passando e resolveram apartar a briga, mas Antonio aplicou um soco no rosto de um jovem que tentava separar a briga entre o casal.
Revoltados, os três rapazes, que não foram identificados, passaram a agredir Antonio com socos, pontapés e pauladas.
Quando perceberam que Antonio havia desmaiado, os desconhecidos subiram nas motos e fugiram antes da chegada da polícia.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU socorreu as vítimas que foram encaminhadas ao Pronto Socorro de Rio Branco.
Os rapazes que agrediram Antonio não foram identificados pela polícia. LENILDA CAVALCANTE

Mãe de menino de 2 anos que fuma 40 cigarros por dia procura ajuda

Mãe de menino de 2 anos que fuma40 cigarros por dia procura ajuda
Ela levou o garoto a Jacarta, capital da Indonésia, em busca de tratamento.Mas motivo, informa a CNN, é o custo do vício, equivalente a R$ 7 por dia
Diana, mãe de Aldi Suganda, o menino indonésio de 2 anos de idade que fuma 40 cigarros por dia, viajou com ele para a capital Jacarta em busca de tratamento para o filho. A informação é da rede de TV americana CNN. “Fumar tem sido parte de nossa cultura há tanto tempo que não é algo percebido como danoso, que causa doenças, que é tóxico”, afirmou Seto Mulyadi, presidente da Comissão Nacional para a Proteção da Infância da Indonésia. “Muitos adultos carregam um bebê em uma mão e o cigarro em outra. Até mães não compreendem que estão envenenando seus filhos.”