Polícia estoura fábrica de falsificação de dinheiro e carteira de habilitação

Uma equipe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) comandada pelo delegado Silvano Rabelo, depois de quase dois meses de investigação, conseguiu prender Fernando Ferreira Machado, 20, na tarde desta terça-feira, 27, na av Sul no conjunto Tucumã I. Fernando é acusado de falsificação de várias carteiras de habilitação e dinheiro.
Em cumprimento a mandado de busca e apreensão os policias chegaram ao endereço indicado e apreenderam CPU, impressora, teclado, munição, carteiras de habilitação falsificadas, R$ 700 em dinheiro verdadeiro e papel para fabricação de dinheiro falso.
No computador do acusado a polícia encontrou várias cópias de algumas carteiras falsas que circulam por Rio Branco.

Alunos de professor assassinado promovem passeata pela paz

Na manhã desta quarta-feira, 28, cerca de 800 alunos, professores e servidores de apoio da Uninorte e da escola Lourival Pinho, onde o professor lecionava, promoveram uma passeata pedindo paz e mais segurança na cidade, pelas ruas do Centro de Rio Branco.“Queremos manifestar a nossa preocupação com os constantes ataques sofridos por nossos professores e estudantes, sejam nos seus lares, sejam mesmo a caminho da escola”, afirma Airton Oliveira, coordenador de Ensino da escola Lourival Pinho. Eles se concentraram em frente ao Palácio Rio Branco.O professor Marcos Afonso Soares, 46 anos, foi morto a golpes de facão, desferidos pelo serralheiro Valtemir Soares da Silva, de 23 anos, na última terça-feira, 6, para roubar o seu carro, um Renault Sandero e vendê-lo na Bolívia. O corpo dele foi encontrado enterrado em um buraco no quintal de sua casa. Além de Valtemir assumiram o latrocínio -- roubo seguido de morte -- o menor conhecido por Neguinho do Calafate e os irmãos Jeferson e Cláudio Sérgio da Silva Gomes, também confessaram o crime.

Mãe de criança desaparecida faz apelo para que polícia retome caso

delegada Maria Lúcia Barbosa Jaccoub, da 2ª Regional, assumiu o caso da menina de três anos desaparecida há 13 dias do quintal de casa, no bairro Cadeia Velha. Na ausência da titular Mardiha El-Shawa, afastada por motivos de saúde, ela foi destacada para responder pelo Núcleo de Atendimento ao Menor, onde está sendo conduzida a investigação.Uma das primeiras providências adotadas por ela foi fazer uma diligência no local da ocorrência. De acordo com a versão apresentada pela mãe, Ione Paiva, 34, ela deixou o banheiro onde estava Antônia Isabel e foi até o quarteirão onde mora pegar um sabonete. Quando retornou a criança não estava lá.Segundo a delegada, muitas pistas falsas têm sido dadas à polícia, por isso, a visita à residência da família visa esclarecer melhor as circunstâncias em que a criança desapareceu. “Não entendo como as pessoas podem brincar com um assunto tão sério”, observa Maria Lúcia, se referindo as muitas histórias criadas em torno do caso.Para colher o depoimento dos familiares a delegada vai contar com a ajuda de uma psicóloga, haja vista que a maioria deles apresenta problemas psicológicos. O irmão de 10 anos, por exemplo, que afirma que viu Antônia Isabel ser levada por dois homens, tem grande dificuldade em se expressar e precisa de um acompanhamento profissional.“O irmão de 10 anos será conduzido até o Núcleo de Atendimento ao Menor, onde com a ajuda da psicóloga será possível extrair realmente o que ele sabe. Pode ser que esta informação oferecida por ele nos leve a elucidação do caso”, diz a delegada.Dois homens que teriam sido vistos próximo à residência da menor no dia em que ela desapareceu já foram ouvidos, mas a participação deles foi descartada mediante a confirmação de que estavam em um salão cortando o cabelo no momento do ocorrido. Além dos familiares, outros depoimentos também devem ser colhidos no decorrer desta semana.Um detalhe importante neste caso, é que a menina tem dificuldade para caminhar e não fala direito, o que reforça a hipótese de que ela realmente tenha sido levada do local. A polícia também averigua a possibilidade de uma possível vingança, uma vez que um tio da garotinha teria sido o responsável pela morte de um detento dentro do presídio estadual há cerca de sete anos.“Todas as possibilidade estão sendo investigadas. A nossa preocupação no momento é saber o que aconteceu com essa criança”, garantiu.
“Queria encontrar pelo menos os ossinhos da minha netinha”, diz avó desesperadaNo quarteirão de onde a criança desapareceu o clima é de revolta. Ao mesmo tempo em que acusam a polícia de abandonar o caso, familiares da menina se demonstram convencidos de que o pior aconteceu. "Queria encontrar pelo menos os ossinhos da minha netinha”, diz a avô Maria das Graças Ferreira Paiva.A mãe, Ione Paiva, acusa a polícia te ter abandonado o caso, por entender que a menina caiu no rio. “Eu não sei por que essa discriminação com o caso da minha filha. Será que é porque nós somos pobres. No caso daquele professor estava todo mundo empenhado”, desabafa.

Agricultores terão mais prazo para se regularizar, confirma Minc

Donos de terra têm até 11 de dezembro para registrar suas reservas legais.Por lei, toda propriedade tem que conservar uma área de mata nativa.O governo deve prorrogar a data para os agricultores registrarem, em cartório, as áreas de reserva legal das propriedades – a porção de mata nativa que têm que manter dentro de suas terras. Pela lei, esse prazo termina no dia 11 de dezembro.O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse em Brasília que concorda em dar mais tempo para os produtores rurais. “A gente está no final de outubro, a gente está a um mês e meio desse prazo. Então, mesmo se todos esses 90% que estão na ilegalidade corressem para os órgãos ambientais estaduais e para os cartórios para se legalizar, isso realmente não seria possível. Então, a nossa preensão, ainda que por etapas, não é em um mês e meio legalizar 90% da agricultura brasileira que está há 45 anos fora da lei. É colocar a agricultura dentro da legalidade ambiental”, esclareceu Carlos Minc. O chefe da pasta de Meio Ambiente confirmou também que o governo está elaborando uma proposta de mudança na legislação ambiental. Uma das alterações é permitir nas pequenas propriedades que a reserva legal seja incorporada às Áreas de Preservação Permanente – margem de rios, brejos e topos de morro, onde a vegetação deve obrigatoriamente ser mantida intacta. Segundo o ministro, a medida beneficiaria cerca de 90% dos produtores do país que estão ilegais do ponto de vista ambiental. Mas a maior preocupação dos produtores rurais hoje é o prazo para registro da reserva legal. A lei determina que a averbação dessas áreas seja feita até o dia 11 de dezembro. O governo prepara um decreto estendendo o prazo por mais seis meses. Na semana que vem os ministros da Agricultura, do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Agrário e da Casa Civil devem discutir com o presidente Lula os detalhes da proposta de alteração na legislação ambiental.

Jaciara e Dindin disputam prefeitura de Feijó

A disputa pela prefeitura de Feijó, já começa a movimentar a cidade. Jaciara Rodrigues (PT) e Raimundo Ferreira (PSDB), o Dindin, disputam as eleições, que acontecem no dia 22 de novembro. Eles foram aclamados durante as convenções que foram realizadas no último final de semana.
Jaciara de Sousa Rodrigues terá como candidato a vice, Cláudio Braga Leite, pela coligação Frente Popular de Feijó (FPF), composta pelo PT, PP, PSDB e PC do B. Já Raimundo Ferreira Pinheiro, o Dindin, terá como vice, Pedro Rodrigues Cavalcante, o Pelé. Os dois disputam as eleições pela Aliança Popular de Feijó (APF).
A propaganda eleitoral gratuita no rádio terá início no dia 08 de novembro. Os candidatos poderão fazer campanha, com utilização de equipamentos sonoros, entre as 08 horas e as 22 horas, até o dia 21 de novembro. Neste dia também é o prazo final para final para promoção de carreatas e para distribuição de material de propaganda política.