PT confirma nomes de Tião e Jorge Viana para governo e senado


Durou mais quatro horas a reunião da executiva regional do Partidos dos Trabalhadores (PT), para confirmar a indicação do senador Tião Viana a disputa do governo e do ex-governador Jorge Viana para concorrer ao senado.
Do encontro, coordenador pelo presidente da sigla no Acre, Leonardo Brito participaram o deputado federal Fernando Melo, o deputado estadual Ney Amorim, e representantes do partido de todas as regiões do estado. O senador Tião Viana que está em férias justificou a ausência. Jorge Viana também. O governador Binho Marques, que não pretende disputar nada, não foi convidado para a conversa.
A demora na conversa não se deu por conta da ratificação da dupla Viana, mas pelo o segundo nome para disputar uma vaga ao senado. Do lado de fora da sala, foi possível ouvir declarações de apoio e recusa ao nome do deputado Edvaldo Magalhães (PC do B), suposto preferido do partido para concorrer ao lado de Jorge Viana à segunda vaga do senado em substituição a senadora Marina Silva, que deixou o partido para concorrer a presidência da república pelo PV.
Como todo debate, houve momentos de discórdia e ânimos exaltados, mas nada que fugisse ao controle do sereno Leonardo. No final, nenhuma novidade. O partido apenas confirmou o que já era sabido, mas deixou escapar um certo de "ambição", em torno da segunda vaga para o senado.
"O PT vai participar da discussão em torno do segundo nome. Nesse momento nós vamos comunicar aos partidos da Frente Popular a nossa decisão, que foi a de indicar Tião para o governo e Jorge para o senado. O segundo nome vai ser discutido entre os demais partidos, mas com a participação do PT", disse Brito, deixando claro que o partido não está disposto a "abençoar" qual nome indicado.
E essa briga vai longe. Na reunião, o deputado federal Fernando Melo entregou á executiva, uma carta onde reivindica o direito de ser indicado para a segunda vaga, e depois que o encontro terminou, ele foi taxativo, afirmando para Brito o seguinte:
"Eu vou sair da discussão interna e buscar os outros partidos da Frente. Vou em busca de apoio", disse Melo, que em seguida revelou: "Já fui preterido dentro do PT. Reconheço que não sou o preferido do partido, mas vou lutar pelo meu direito", concluiu.
Leonardo Brito enfatizou que a discussão em torno do segundo nome começa entre os partidos que integram a FPA, mas o PT, nem de longe, vai ficar de fora. Jairo Barbosa -
Da redação de ac24horas

Ajuda humanitária começa a chegar ao Haiti


Os primeiros aviões já começaram a chegar ao aeroporto de Porto Príncipe, capital do Haiti, com ajuda humanitária e equipes de resgate para auxiliar as vítimas do terremoto de 7 graus na escala Richter que devastou a cidade na terça-feira.
Segundo o correspondente da BBC em Porto Príncipe Andy Gallacher, aviões provenientes da Venezuela, China e Estados Unidos desembarcaram no Haiti ainda na noite de quarta-feira.
De acordo com ele, "muito mais ajuda será necessária porque a população aqui desesperadamente precisa".
Equipes de outros países como Brasil, Grã-Bretanha, França, Dinamarca, Cuba, México, entre outros, devem chegar à capital nas próximas horas.
Muitos haitianos estão passando a segunda noite sem abrigo nas ruas da cidade, algumas com receio de voltar para as casas atingidas pelo terremoto. Testemunhas afirmam que muitos tentavam escavar os escombros com as mãos ou com ferramentas simples para tentar encontrar vítimas que possam estar soterradas.
De acordo com Gallacher, não há equipamento para ajudar a retirar as vítimas de dentro dos prédios que desmoronaram. Ele disse ainda que alguns agentes de equipes de resgate voltam do centro da capital cobertos de poeira e afirmam que a situação na cidade é "um pesadelo".
O sismo deixou um cenário de devastação em Porto Príncipe, destruindo o palácio presidencial, a sede da ONU no país e outros prédios importantes.
Mortes
Mais de 24 horas depois do terremoto, ainda não há uma contagem oficial dos mortos. O presidente do Haiti, René Préval, classificou o tremor como uma "catástrofe" e disse que "milhares podem estar mortos".

Ministro chega ao Acre para discutir devastação na Amazônia


O ministro de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães, visita o Acre nos dias 14 e 15 de janeiro para articular junto com o Governo do Estado propostas de políticas públicas de fomento à produção sustentável, fundamentais para alcançar as metas de redução de 80% do desmatamento na Amazônia.Em Rio Branco, nesta quinta-feira (14), Samuel reúne-se de manhã com o governador, Binho Marques, e segue para uma série de visitas aos empreendimentos da região. A programação inclui uma visita a Fundação de Tecnologia do Acre (FUNTAC) e à Embrapa, onde terá oportunidade de conhecer um experimento de recuperação de pastagens degradadas. Na sede da Embrapa, o ministro concederá uma entrevista coletiva à imprensa.Na sexta-feira (15), o Ministro segue para o município de Xapuri, onde está programada uma visita a empreendimentos inovadores que dão sustentabilidade à atividade extrativista tradicional como a fábrica de preservativos, primeira do ramo a usar látex de seringal nativo e o Complexo Florestal Industrial, que produz pisos e decks de madeira certificada em modelo de Parceria Pública, Privada e Comunitária.