Uso de anabolizante pode deixar mulher com corpo de homem, diz especialista

O uso de anabolizantes para aumentar a forma física é um artifício usado por pessoas de todas as idades, com riscos ainda maiores para quem está na adolescência. Nas meninas, a substância pode causar o aparecimento de características masculinas, como quedas de cabelos, o surgimento de mais pêlos no corpo e voz mais grossa.
na Grande São Paulo, acredita que o uso da substância pode ser responsável pela morte da garota. Segundo os amigos, ela era muito vaidosa e preocupada com a forma física.Além de impactos no crescimento, o uso do produto pode acarretar também alterações de comportamento e até arritmia cardíaca.
De acordo com o educador físico Daniel Paulino, pesquisador do Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercícios da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por estar em fase de crescimento, com grande quantidade natural de hormônios no corpo, os adolescentes estão mais suscetíveis aos efeitos das drogas usadas para o aumento de músculos.
“Eles já têm uma grande quantidade de hormônios no corpo e colocam ainda mais, geralmente uma dose dez vezes maior do que a recomendada para tratamento médico”, explicou Paulino. “Isso pode acelerar o fechamento dos ossos, entre as mãos e os braços, acabando com o crescimento. São mudanças que ficam para toda a vida”.
Além das características físicas – as mais visíveis são a voz grossa e os pelos nas meninas e o desenvolvimento de mamas nos meninos – o psicológico também é afetado. As alterações no comportamento podem variar de agressividade a transtorno bipolar. Segundo o pesquisador, as mudanças no comportamento podem ser notadas de maneira quase imediata após o início do consumo. Os efeitos no corpo variam de acordo com o tipo da droga, a quantidade e a idade da pessoa. Paulino também ressalta que o uso desse tipo de droga é sazonal, e aumenta com a proximidade do verão. “Quanto mais perto do calor, mais as pessoas usam. E elas o fazem para alcançar um ideal de beleza, o que nem todos conseguem.”
Coração
O coração também pode ser afetado. “Esse tipo de droga muda a fisiologia do coração, pode fazer com que ele fique com o ritmo alterado e levar a um infarto, uma parada cardiorrespiratória. A convulsão também pode ocorrer com o uso constante”, afirmou Paulino. O problema é ainda maior porque como os anabolizantes são proibidos para esse tipo de consumo, os usuários correm o risco de comprar drogas falsificadas. “Como ele compra no mercado negro, pode ser que tenha outra substância na ampola, a droga pode ser falsa, o que é pior ainda”, explicou. Segundo ele, as drogas podem ser utilizadas apenas em casos de tratamento médico com recomendação e acompanhamento. Algumas aplicações conhecidas são em pessoas que têm baixa produção de testosterona ou no combate à osteosporose.
Em entrevista ao SPTV, o endocrinologista do Hospital Albert Einstein Ricardo Botticini Peres ressaltou os efeitos causados no coração. “Ele [o anabolizante] aumenta a massa muscular. O músculo cardíaco aumenta, e parece que esse aumento rápido do músculo leva a um desbalanço e não dá tempo de adaptar”, explicou. “A testosterona em excesso aumenta a formação de coágulos na corrente sanguinea, que entope os vasos.”
Alerta
Para o pesquisador, o uso de anabolizantes por mulheres ainda é subestimado. “Em geral, elas não admitem o uso desse tipo de substância. Quase sempre os números mostram mais homens do que mulheres, mas talvez elas tenham vergonha de falar”. E ele alerta os adolescentes que pensam em aderir a suas supostas facilidades. “Quem está pensando nisso, pode esquecer. É muito perigoso, não tem quantidade segura, cada um responde de uma maneira”, afirmou Paulino. “Se o adolescente treinar corretamente com acompanhamento, fazer uma alimentação boa, ele vai conseguir se desenvolver. Ele pode aproveitar os próprios hormônios em seu corpo para isso.”

grupo protesta contra proibição do bronzeamento artificial

Pelo direito de manter o bronzeado ou as contas em dia, um grupo de clientes, donos e funcionários de clínicas de bronzeamento protestaram nesta segunda-feira (30) sob o vão do Museu de Arte de São Paulo (Masp), em São Paulo.
Os manifestantes reclamam da decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), anunciada no dia 11 de novembro, que proibe o procedimento estético em todo o país. Na semana passada,
Com cartazes com dizeres como "No mundo inteiro é liberado o bronze. Menos aqui?" ou "Quero fazer bronze!!! Voltamos à ditadura", o grupo gritou palavras de ordem e usou apitos, chamando a atenção de quem passava pela Avenida Paulista. Como uma espécie de porta-voz das bronzeadas, a modelo Renata Banhara comandava os gritos de "bronze, bronze". "No mundo inteiro é liberado. A Anvisa quer o quê? Mostrar que só ela é capacitada para proibir? O bronzeamento é estética, beleza e saúde",
Faço há 15 anos e nunca tive nada', diz Gisele Cabianka (C), uma das organizadoras do protesto. Proprietária de uma clínica na Vila Mariana, Ticiana Pires contou que, no momento, o estabelecimento está atendendo apenas a clientes com solicitação médica: "Nessa época do ano, costumávamos fazer 80 sessões por dia. Agora, estamos fazendo só sete ou oito. Minha clínica tem 21 empregados. O que vai acontecer com eles?". Uma das organizadoras do evento, Gisele Cabianka diz que sente falta das sessões de bronzeamento. "Faço há 15 anos e nunca tive nada. Uma amiga ligou da Itália e disse 'Que absurdo [a proibição], aqui tem uma cama em cada esquina'", contou. A Anvisa justificou a decisão com base em um estudo da Agência Internacional para Pesquisa do Câncer, vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), que alertou para a elevação do risco da doença. De acordo com o estudo, a prática do bronzeamento artificial aumenta em 75% o risco do desenvolvimento de melanoma em pessoas que se submetem ao procedimento até os 35 anos de idade