Avião cai em Rio Branco no Acre .


aviao_queda
Comandante e co-piloto passam bem; avião desceu em ramal depois que a tripulação relatou pane no motor

Aeronave da Rima Táxi Aéreo em foto da companhia; avião desceu em ramal próximo a uma das cabeceiras da pista do aeroporto de Rio Branco (Foto: Rima Táxi Aéreo)Um avião Cessna Caravan fez um pouso forçado a 10 quilômetros do aeroporto de Rio Branco, por volta das 14 horas desta sexta-feira, 21.

A aeronave, turboélice, pertence à empresa Rio Madeira - Rima Aerotáxi, com sede em Lábrea, no Amazonas, e havia decolado de Tarauacá (450 quilômetros de Rio Branco) transportando apenas carga.

O helicóptero do Governo do Estado fez o resgate do co-piloto, que ao contrário do que fora informado anteriormente, passa bem. O comandante, até agora identificado apenas pelo primeiro nome, Cairo, foi socorrido por terra, por uma equipe do Samu e informou que a aeronave sofreu uma pane no motor, quando já estavam em procedimento de pouso no aeroporto de Rio Branco.

Eles utilizaram um ramal nas proximidades para suavizar a emergência. Segundo as últimas informações, a queda não teria ocorrido de forma brusca por conta da "grande razão de planeio da aeronave", informou um aeronauta que foi ao local do acidente. Ele quis dizer que o tipo de aeronave tem asas muito eficientes em caso de pane e pode suavizar a aproximação com o solo em um voo planado. Os pilotos optaram por um ramal das redondezas.

"Eles estão apenas em estado de choque", disse um dos socorristas do Samu.

No dia 29 de outubro de 2009, um avião do mesmo modelo, pertencente à Força Aérea Brasileira, caiu próximo de Cruzeiro do Sul a caminho de Tabatinga, dentro do igarapé Iacurapá, após decolar da cidade acreana de Cruzeiro do Sul (640 quilômetros de Rio Branco), ferindo seis pessoas e matando outras duas. Na ocasião, uma pane no motor também causou o acidente.

Na quarta-feira, 19, um Embraer-721 Sertanejo, de pequeno porte, também fez um pouso forçado em uma praia próxima ao município de Eirunepé, no sul do Amazonas. A aeronave havia saído de Rio Branco, feito escala em Manuel Urbano e seguido para Eirunepé, quando sofreu pane no motor.

Balsa afunda com ônibus em Cobija; seis já morreram .

Balsa fazia a travessia de veículos de uma margem à outra do rio

rio_manuripeUma balsa boliviana que transportava um ônibus e um veículo afundou no rio Manuripi, no departamento (estado) de Pando, na província de Porto Rico, matando pelo menos seis pessoas até agora, segundo as primeiras autoridades bolivianas.

Outros corpos estariam presos sob as ferragens no fundo do rio, segundo as primeiras informações.

Segundo o site OAltoacre.com, de Brasileia, O Corpo de Bombeiros de Epitaciolândia foram chamados por oficiais da Marinha Boliviana para ajudar no resgate das vítimas.

O acidente aconteceu a 60 quilômetros de Cobija, cidade na fronteira com Brasileia.

A balsa, usada para a travessia de veículos de uma margem à outra do rio, não suportou o peso e afundou.

Ao menos seis corpos estariam entre as ferragens. No momento, os oficiais dos dois Países estão aprontando equipamentos para se deslocarem.

Romeiros, de todas as camadas sociais nos festejos de São Sebastião

Dentre muitas autoridades presente o governador Tião e o senador Jorge Viana além da partição do Padre Antônio Maria

Nem chuva afasta romeiros da festa de São Sebastião. Eram três da tarde quando uma chuva torrencial caiu sobre o município de Xapuri, distante de Rio Branco cerca de 180 quilometros. Seria um dia normal, sõ que era a festa do padroeiro da cidade, São Sebastião. Nesse momento, iniciava-se a missa que antecedia a famosa procissão, realizada há 108 anos.
Presentes ao ato de fé estavam uma multidão de fiéis que se aglomeravam dentro e fora da Igreja, além de diversas autoridades, que todos os anos participam da festa, como o governador Tião Viana e o senador Jorge Viana. Muitos dos que participavam da procissão pagavam promessas feitas a São Sebastião.
É o caso de dona Andrelina Rosa dos Santos. Aos 80 anos e moradora do próprio município, ela participa há mais de 30 anos do ato de fé. Este ano ela não pagava nenhuma, mas lembra que há alguns anos pegou uma forte reumatismo e os médicos disseram na época que dificilmente ela ficaria curada. Recorreu então ao Santo e prometeu que se ficasse curada percorreria todos os anos a procissão descalça.
O caso de dona Andrelina não é único. Sua filha, Maria Iracélia Rosa dos Santos também participa da festa de São Sebastião desde criança. Ela lembra que pegou uma osteoporose (doença que atinge os ossos) e recorreu a São Sebastião. “A doença estava avançada, mas graças a nossa fé ficamos curada”, afirma.
São muitos os casos de pessoas que conseguiram algum tipo de graça. Dona Iedes Melo, moradora de Capixaba, tinha dois filhos doentes, sendo um da coluna. Assim como os demais casos, os médicos não conseguiam uma cura. Foi então que uma conhecida fez uma promessa ao Santo e eles ficaram curados. “Ela não pôde vir, mas gostei e se puder voltarei todos os anos para participar da festa”, diz ela.
Os fiéis percorreram as principais ruas do centro de Xapuri rezando um terço e depois presenciaram um show do padre Antônio Maria, que veio ao Acre pela primeira vez participar e dar a sua palavra aos presentes.
São Sebastião em outras localidades
Profissão de São Sebastião, nas cidades de Rodrigues Alves, Taumauturgo, Sena Madureira, Epitáciolandia, Rio Branco e muitas localidades do estado como no seringal Novo Andirá, localizado as margens do rio acre, comunidade que pertence a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré em Porto Acre.