Tiririca aprende a votar e enfrenta problemas com sistema eletrônico

Após ter sido empossado deputado federal na manhã desta terça-feira (1), Francisco Everardo Oliveira (PR-SP), o Tiririca, voltou ao plenário da Câmara para a primeira votação de sua carreira política.
Ele retornou para votar na eleição do próximo presidente da Casa. Disputam o cargo Sandro Mabel (PR-GO), Marco Maia (PT-RS), Chico Alencar (PSOL-RJ) e Jair Bolsonaro (PP-RJ). Tiririca já havia adiantado que, por orientação do partido, votaria em Marco Maia.
Antes de a sessão ter início, Tiririca foi orientado por funcionários da Casa sobre como utilizar o sistema de votação do plenário.
Entretranto, enfrentou problemas com o sistema eletrônico da Câmara dos Deputados. A assessoria de imprensa do deputado informou que outros parlamentares também enfrentaram problemas semelhantes.

Elson Santiago assume presidência da Aleac


Faltavam apenas as formalidades para a confirmação do nome do deputado Élson Santiago (PP) na presidência da Assembléia Legislativa do Acre.
Com 23 votos favoráveis, Santiago foi eleito para comandar o legislativo estadual pelos próximos dois anos.
Em votação aberta e nominal, deputados dos blocos de oposição e situação confirmaram o que havia sido costurado pelos partidos da Frente Popular no mês passado.
A mesa diretora terá ainda Ney Amorim (PT) na vice presidência, Helder Paiva (PR) na 1ª vice presidência, José Luiz Tchê (PDT) como 2º secretário, Antônia Sales (PMDB) ocupando a 2º vice presidência, Lira Moraes (PRP) eleito para 3ª secretaria e Antonia Vieira (PSDB) na 4ª secretaria.
“Primeiro quero agradecer a Deus pela oportunidade que me concede por meio dos meus colegas deputados. Me sinto preparado para este desafio e seu a dimensão dessa responsabilidade. Espero que esta legislatura fortaleça o processo democrático e contribua para o desenvolvimento do nosso estado”, disse o novo presidente.
Ao final da sessão de posse, Elson Santiago convidou todos os deputados para o primeiro compromisso; uma reunião reservada no plenário da casa.
Jairo Barbosa

Deputados estaduais são empossados na Aleac

Os novos deputados estaduais do Acre foram empossados na manhã desta terça-feira, 1º. Durante sessão, que foi presidida pelo deputado Helder Paiva (PR), também aconteceu a eleição para nova Mesa Diretora.
Familiares, simpatizantes, lideranças partidárias e secretários participaram da sessão. A posse aconteceu num clima de cordialidade entre os parlamentares

Câmara empossa os deputados federais eleitos em 2010

Os deputados eleitos em 2010 para o mandato até 2014 tomaram posse na manhã de hoje e prestaram o juramento de defesa da Constituição. Eles voltam a se reunir ainda hoje, às 18 horas, para eleger a nova Mesa Diretora que coordenará os trabalhos no biênio 2011-2012.O presidente da Câmara, Marco Maia, que dirigiu os trabalhos da posse, ressaltou o papel dos deputados na democracia brasileira e convocou-os a agregar ideias para reduzir as desigualdades sociais, aumentar o desenvolvimento econômico e cuidar dos recursos naturais do País. "Aqui tem início a maioria das leis que regulam a vida dos brasileiros. Nosso papel é também dar conhecimento delas para que a população lute por seus direitos e esteja ciente de seus deveres", disse.Interação com a sociedadeEle também fez um balanço das interações entre a Câmara e a sociedade, por meio da internet e de diversas ações, e ressaltou que o Poder Legislativo é o mais transparente dos três. Maia saudou o vice-presidente da República e ex-presidente da Câmara, Michel Temer, que esteve presente à posse. "Ele sempre terá as portas abertas nessa Casa", disse.