Lula visita Manaus nesta quinta e inaugura Gasoduto Coari-Manaus

presidente Lula estará em Manaus na próxima quinta-feira, 26 de novembro, para inaugurar o Gasoduto Coari-Manaus. A solenidade será realizada às 10 horas na Refinaria Isaac Sabbá, em Manaus.Obra integrante do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o gasoduto tem 661 km de extensão na linha tronco, que liga Urucu a Manaus, e sete ramais para atendimento às cidades de Coari, Codajás, Anori, Anamã, Caapiranga, Manacapuru e Iranduba. O gasoduto tem capacidade inicial de transporte de 4,1 milhões de m³/dia.Após a solenidade, o presidente e o governador do Amazonas, Eduardo Braga estarão reunidos para um almoço com os presidentes, convocados por Lula, para participar da Reunião da Cúpula dos Presidentes Amazônicos sobre Mudanças Climáticas.Os debates em torno da temática ambiental inicia às 14horas. A Cúpula dos Presidentes Amazônicos sobre Mudanças Climáticas reúne-se no Hotel Tropical para unificar uma posição comum a ser levada para COP15 em Copenhage, na Dinamarca, no próximo mês. No encontro está confirmada a presença dos presidentes da Venezuela, Hugo Chávez; da Colômbia, Alvaro Uribe; da Guiana Francesa (parte da União Europeia), Bharrat Jagdeo; da França, Nicolas Sarkozy; vice-presidente do Peru, Luis Giampietri; Ministro das Relações Exteriores do Equador, Fánder Falconí; além dos Ministros do Meio Ambiente da Bolívia e do Suriname.A reunião é decorrente de um acordo assinado há uma semana entre o presidente Lula e Sarkozy para a redução de gases do efeito estufa. A mídia francesa será composta por 60 jornalistas.Segundo a assessoria de Lula, há especulação de que o presidente do Brasil possa intermediar o Acordo de Cooperação Militar entre os presidentes da Venezuela e Colômbia com os Estados Unidos. O acordo permite que os EUA utilizem bases militares colombianas para reabastecerem aviões de carga.

Polícia apreende objetos roubados e prende acusado

A policia militar prendeu na manhã desta no bairro Mauri Sergio, Antonio Silva do Nascimento de 28 anos. Antonio é acusado de fazer parte de uma quadrilha responsável por vários roubos na região, especializada principalmente no furto de matérias de construção. Isso porque, no bairro estão sendo construídas várias casas, obras essas pertencentes ao Programa de Aceleramento do Crescimento – PAC, implantado pelo governo federal e estadual. A polícia conseguiu prender Antonio após algumas denúncias anônimas. Mas antes de realizar a prisão de um dos membros da quadrilha a polícia localizou a casa que era utilizada como depósito dos materiais roubados pelos ladrões.
No local foi encontrado bolsas, telhas, caixa d água, portas, geladeiras, madeiras e máquinas de lavar, além de outros objetos, também procedentes de furtos. Para os policias que fizeram a prisão e apreensão dos objetos, o restante da quadrilha será captura ainda nesta semana, pois os mesmos já foram identificados. De acordo com um engenheiro responsável pelas obras do PAC no bairro, o que a polícia conseguiu recuperar não representa nem dez por cento dos que foi furtado dos canteiros de obras.
Foi necessário um caminhão para recolher todo o material apreendido no local, para ser levado para a delegacia de flagrantes, onde as vítimas poderão recuperar seus bens furtados, mediante apresentação da nota fiscal e boletim de ocorrência. Já Antonio Silva, que estava no regime semi aberto, foi novamente encaminhado para o presídio Francisco de Oliveira Conde.

Bombeiros evitam propagação de fogo em Bairro de Brasiléia


o Corpo de Bombeiros foi acionado para o Bairro José Moreira na cidade de Brasiléia para conter um incêndio que, provavelmente tenha começado por alguém que ateou fogo em algum mato no quintal nas proximidades.Devido o horário e com o calor que vem assolando a fronteira há dias deixando a vegetação seca, o fogo estava se propagando rapidamente e atingiria algumas casas do Bairro. Segundo foi levantado, os proprietários das casas ameaçadas não estava no local.Os bombeiros, munidos de um carro pipa, abafadores e mochilas de água, contaram com a ajuda de alguns moradores para conter o fogo. Cerca de 40 minutos depois, as chamas foram vencidas e o perigo afastado.Segundo os combatentes do fogo, os moradores devem ter cuidados especiais para quando forem fazer queimas em seus quintais, principalmente em áreas que contém de grande vegetação. Com a vegetação seca e o vento, o fogo poderá causar grandes estragos e levar perigo de morte aos moradores das redondezas.

Barco com jornalistas vira no mar durante visita de prefeitos em São Vicente

Um barco que levava jornalistas e fotógrafos durante uma visita de prefeitos e secretários municipais a local onde está prevista a implantação de linhas hidroviárias em São Vicente virou no mar Algumas das pessoas que caíram na água não sabiam nadar, mas ninguém ficou ferido.
O repórter cinematográfico Fábio Pires registrou o momento em que o barco onde estavam os jornalistas bateu no outro, que levavam as autoridades. Onze pessoas, que não usavam coletes salva-vidas, caíram na água. Rapidamente, os bombeiros chegaram ao local. A primeira preocupação foi com as pessoas que não sabiam nadar. O secretário de comunicação de São Vicente pulou na água para resgatar os jornalistas. “Foi assustador. Eu consegui me agarrar ao barco que estava ao contrário”, explicou o jornalista Eduardo Brandão. “Eu estava na ponta, o barco virou em cima de mim, eu fiquei embaixo do barco”, contou Andréia Lopes. O dono das embarcações, que pilotava o barco das autoridades, contou que a capacidade estava acima do limite, e disse que o acidente pode ter acontecido porque o piloto não conseguiu enxergar o caminho quando os jornalistas se levantaram.

Espanhol é detido com 11,2 quilos de cocaína em Pernambuco


Um espanhol de 38 anos foi preso por suspeita de tráfico de drogas, no aeroporto dos Guararapes, no Recife, na terça-feira (24). Segundo a Polícia Federal, ele tentava embarcar com 11,2 quilos de cocaína. A polícia diz que foi a maior apreensão desta droga no ano, nesse terminal aéreo.
O produto foi encontrado em frascos de xampu, carretéis de linha, garrafas de bebida e placas de madeira. Durante interrogatório, o suspeito teria dito que comprou o material no Peru e não sabia que estava transportando drogas.
Ainda de acordo com a polícia, a droga saiu da Colômbia e seria levada até a Espanha.

Foi 14ª apreensão de drogas feita pela PF no aeroporto da capital pernambucana em 2009. No total, foram detidas 17 pessoas, sendo nove estrangeiros.

Prefeito reeleito ou familiar não pode disputar eleições suplementares, diz TRE

Não é permitido, por contrariar o art. 14, §§ 5º e 7º da Constituição Federal, que prefeito reeleito ou qualquer parente consangüíneo ou afim deste, até o segundo grau ou por adoção, possa concorrer ao cargo de prefeito em eleições suplementares, no mesmo município em que o chefe do executivo municipal que o sucedeu for cassado pela Justiça Eleitoral.
Assim, responderam os juízes que compõem o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE) à consulta feita pela direção do Partido dos Trabalhadores (PT), onde foi perguntado da possibilidade de ex-prefeito reeleito ou familiar candidatar-se à convocação de novas eleições, em virtude da anulação da primeira, como ocorreu nos municípios de Sena Madureira e Feijó, recentemente.
A matéria teve como relator o juiz eleitoral Ivan Cordeiro Figueiredo, representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Acre, e foi aprovada por unanimidade pelos demais membros. A decisão na íntegra pode ser conferida na edição de ontem do Diário Eletrônico da Justiça do TRE.