Gladson quer devolução de conta de luz paga a mais


Com base em notícias já confirmadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados, o deputado Gladson Cameli (PP) solicitou informações acerca da elaboração de uma portaria conjunta entre os ministérios das Minas e Energia e Fazenda sobre mudança nos critérios de majoração de energia elétrica. A portaria visa solucionar erro detectado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no cálculo do reajuste tarifário de energia elétrica (aumento da conta de luz) elaborado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para todo o Brasil. O erro foi admitido pela Aneel, existe há sete anos e provoca, segundo cálculos do próprio TCU, uma cobrança indevida de R$ 1 bilhão ao ano dos consumidores. “É um absurdo que precisa ser reparado com urgência”, garante o deputado.
Segundo levantamento realizado pelo TCU, o dinheiro é embolsado indevidamente pelas 63 distribuidoras existentes em todo o país. Para o deputado, a descoberta é mais um resultado prático do trabalho realizado pela CPI da Energia Elétrica da Câmara Federal, que vem tomando uma série de ações parlamentares (e até judiciais) na investigação de denúncias e indícios de erros acerca da elaboração do cálculo do reajuste da energia elétrica Brasil afora. Pouco a pouco, afirmou o parlamentar, a CPI vem colocando a público os desajustes de um sistema elétrico que precisa ser repensado.
O erro na conta de luz, segundo a denúncia, ocorre devido o modelo não considerar o crescimento no mercado brasileiro. Assim, o recolhimento dos encargos do sistema elétrico (11 tipos de contribuições existentes na conta de luz) é maior que o determinado pela Aneel. As distribuidoras repassam o valor que lhes cabem e embolsam o adicional. Para o deputado, um modelo viciado que precisa ser substituído por uma prática justa e legítima. “Na realidade, as concessionárias não podem reter ou se apoderar de nenhum centavo deste adicional”, garante.
Para o deputado, cabe agora as autoridades do setor dar uma resposta rápida e suficientemente eficaz para que o erro seja sanado e o cálculo do reajuste refeito em bases reais. Segundo ele, é necessário ainda, a bem da justiça e da economia popular, suspender as revisões tarifárias feitas com base no erro de cálculo detectado. O parlamentar defende, finalmente, a elaboração de um planejamento satisfatório que inclua a restituição de tudo o que foi cobrado indevidamente ao consumidor

Bandidos sequestram professor universitário; polícia tenta localizar paradeiro da vítima






O professor universitário Marcos Afonso Soares de Oliveira, de 46 anos, está desaparecido desde as 17h50 desta terça-feira, 20, depois de ter sido rendido e sequestrado por dois homens, no conjunto Esperança.
Soares de Oliveira é proprietário de uma casa que está em reforma, no conjunto Esperança e chegava à obra quando foi rendido pelos bandidos, amarrado, amordaçado e colocado no bagageiro de seu veículo, um Renault Sandero de cor verde e placas MZZ 6802.
Antes, porém, os indivíduos já haviam rendido dois marceneiros, que esperavam pelo professor para fazerem a entrega de duas portas que ele havia encomendado.
"Eles chegaram, perguntaram pelo professor e dissemos que também esperávamos por ele. Foi quando eles nos renderam e deixarem a gente amarrados. Quando o professor chegou, eles fizeram isso com ele", afirmou um dos trabalhadores à polícia.
Do momento em que os marceneiros foram rendidos até a chegada do professor decorreram-se uns 20 minutos, afirmam as próprias vítimas.
Marcos Soares de Oliveira é professor do curso de Biologia da faculdade Uninorte. A polícia tenta localizar o paradeiro da vítima.
Polícia ainda não considera sequestro
A polícia acreana ainda não considera sequestro o desaparecimento do professor universitário.
Segundo informações para ser considerado seqüestro é necessário o pedido de resgate, o que ainda não aconteceu, mesmo assim toda a polícia continua mobilizada na tentativa de localizar a vítima de assalto seguido de rapto.

Vigilância interdita drogaria e dono é preso pela PF


A Droga Lima, localizada na travessa da Conquista, bairro Geraldo Fleming, está interditada deste o último final de semana pela Vigilância Sanitária Municipal. Numa fiscalização de rotina, além da ausência do alvará de funcionamento e do contrato social da empresa, os fiscais sanitários constataram que remédios de uso controlado estavam sendo comercializados sem o devido recolhimento das guias de autorização médica.O dono do estabelecimento foi preso em flagrante pela Polícia Federal e vai responder por crime contra a saúde pública. A pena prevista para este tipo de crime varia de 10 a 15 anos de prisão, e multa. A situação dele perante a Justiça se agrava pelo fato de ele não ter apresentado as notas fiscais dos produtos de origem duvidosa.O fiscal sanitário, Luiz Carlos Basito Paz, que fez parte da operação, alerta que a fiscalização da venda de remédios de tarja preta, vai atingir todas as drogas e farmácias de Rio Branco. “Esse é um trabalho de natureza continua. Todos os estabelecimentos que comercializam medicamentos serão visitados pelos fiscais da Vigilância Sanitária”, disse.Remédios contrabandeados – Os fiscais sanitários também tomaram conhecimento de que muitos donos de drogarias da capital estão receptando remédios contrabandeados da Bolívia e revendendo em seus estabelecimentos. Os medicamentos utilizados no tratamento da disfunção erétil, como é o caso do Cialis, facilmente adquirido nas drogarias de Cobija, encabeçam a lista dos mais vendidos.Luiz Carlos adverte que, caso seja confirmada a presença de remédio contrabandeado no estabelecimento, além de crime contra a saúde pública, o proprietário também será indiciado por tráfico ilícito de entorpecente, por se tratar de substância nociva a saúde.

Turismo na aldeia




A viagem até a Aldeia Nova Esperança começa no Aeroporto Internacional de Rio Branco, onde você pega o avião para as cidades de Tarauacá ou Cruzeiro do Sul. De lá até a ponte sobre o rio Gregório, de onde partem os barcos, são cerca de duas horas de carro pela BR-364, emoldurada de verde por todos os lados. A ponte, uma imensa estrutura de concreto no meio da floresta, é um marco na viagem. Lá você para o carro e desce até a beira do rio. Ali começa outra etapa do trajeto. Com sorte você encontra tucanos, araras, macacos, tartarugas. Sorria. Você está em meio à Amazônia, numa área de terra protegida por lei e preservada. Bem vindo à selva.
O trajeto de barco pode durar até 8h, pois na época do festival, em outubro, o rio está seco e com muitos galhos de árvores no leito. Os barqueiros são experientes e cuidadosos, o que deixa o passageiro livre para se preocupar apenas com a paisagem. Preste atenção nas araras amarelas que podem sobrevoar o barco, cruzando o rio de um lado para o outro. Ao voltar da aldeia, após ouvir o canto Kanarô, você vai lembrar delas como os pássaros da saudade. É bom ir protegido com uma camisa de malha de manga longa, porque o sol pode provocar queimaduras. Não esqueça o chapéu e o protetor solar. Para os mais observadores um binóculo pode ser boa companhia para ver as aves que passam voando alto.
O rio Gregório dá muitas voltas até chegar à Aldeia Nova Esperança, a maior aldeia da TI, que abriga também outras comunidades como a Amparo e a Sete Estrelas. Uma curva do rio é inesquecível e você vai saber quando chegar até ela. Um barranco bem alto indica que você está chegando. Sua primeira visão será a dos Yawanawás dançando numa coreografia sincronizada e entoando um canto de boas-vindas. É um momento que marca o seu primeiro contato com o povo

Andaime da 4ª ponte desaba e deixa três operários feridos


Parte do andaime das obras da quarta ponte sobre o rio Acre desabou, ferindo três operários, na manhã desta quarta-feira, 21. Um deles está em estado grave, após sofrer um corte profundo na cabeça. A estrutura teria entrado em colapso desde uma altura aproximada de 15 metros e ferindo os trabalhadores que estavam embaixo, pelo lado do Segundo Distrito. As primeiras informações são a de que eles foram atingidos por cabos de aço que se romperam com a estrutura, por volta das 9h30.A quarta ponte está sendo erguida pelo Governo do Estado, entre o bairro Cadeia Velha e o Segundo Distrito de Rio Branco. Homens do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu, levaram as vítimas para o Pronto Socorro.Moradores prometem bloquear acesso à construçãoLogo após o acidente, moradores próximos à obra resolveram protestar contra o que eles classificam de “desrespeito com a segurança

Com ajuda de cães farejadores, PM acha sanduíche de maconha em rua de Bauru


Com a ajuda de cães farejadores, a Polícia Militar apreendeu um sanduíche recheado de maconha durante uma blitz contra drogas em Bauru, a 343 km de São Paulo. A apreensão do lanche ocorreu na terça-feira (20) durante treinamento de 200 policiais militares. O exercício de combate a entorpecentes fazia parte dos testes.
Os cachorros da PM teriam sentido o cheiro da maconha quando passavam por uma rua no centro da cidade. Em seguida, avistaram o sanduíche no chão. Dentro dele, a polícia encontrou 20 porções da droga. Ninguém foi preso.
Segundo a PM, o objetivo de quem montou o sanduíche de maconha era transportar a droga sem levantar a suspeita da polícia.