Tião Viana renuncia ao mandato para assumir governo do Acre

Tião Viana lembrou que em seus 12 anos como parlamentar acompanhou a luta política; Aníbal Diniz assume vaga no Senado

ti_ti_ti
Em sua despedida, Tião Viana agradeceu aos senadores pela relação de respeito (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)
O senador Tião Viana (PT-AC) renunciou ao mandato nesta terça-feira, 21 , em caráter irrevogável, e se despediu do Senado, para assumir o governo do estado do Acre no próximo dia 1º de janeiro. Seu suplente, Aníbal Diniz (PT-AC), tomou posse logo em seguida, prestando o compromisso constitucional.

Tião Viana lembrou que em seus 12 anos como parlamentar acompanhou a luta política em torno de temas como o novo Código Penal, o controle do Poder Judiciário, a reforma previdenciária, os pequenos avanços da reforma tributária e a eleição de Lula à condição de presidente da República.

"Convivi com todos os colegas, preservando as relações de respeito, de convivência, de valores e, ao mesmo tempo, nunca abrindo mão do posicionamento político necessário à parte com a qual eu convivia, que era o querido Partido dos Trabalhadores, com essa querida e combativa bancada com que pude conviver em três legislaturas que se seguiram: de José Eduardo Dutra a Ideli Salvatti, a Aloizio Mercadante, a Suplicy, a Heloísa Helena", relatou.

O senador também destacou sua atuação como líder do governo na transição, líder do PT no Senado, líder do Bloco de Apoio ao Governo, duas vezes vice-presidente do Senado e presidente interino da Casa por 60 dias. Ele ressaltou o debate sempre franco, sério e respeitoso que manteve com o presidente José Sarney, mesmo quando tiveram momentos de divergência.

"Se dependesse de mim esta Casa teria como prioridade a sua agenda da reforma política. Um item por ano, não precisaria mais do que isso, para mudar a imagem da estrutura política brasileira. Bastaria um grande tema da reforma política por ano e, em quatro anos, teríamos dado uma extraordinária contribuição ao Brasil", sugeriu.

Outra sugestão de Tião Viana foi a reforma trabalhista. Ele disse que é preciso trazer o tema de volta para uma agenda nacional. O senador também avaliou que a reforma tributária, herdada de uma reforma de 1967 e baseada na centralização do Estado, da concentração de poder na figura da União, deveria ter consequência. Ele salientou que o país tem um pacto federativo a ser tratado e ser colocado na Ordem do Dia de uma agenda política nacional.

Apartes

O senador José Agripino (DEM-RN) disse, em aparte, que apesar de serem adversários políticos, sempre foram amigos fraternos. A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) disse que Tião Viana é o símbolo do parlamentar negociador. O senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA) ressaltou a amizade, a convivência sadia e o relacionamento positivo entre os dois.

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) assinalou a preocupação de Tião Viana com o setor de saúde e a sua capacidade para o diálogo. O senador Marco Maciel (DEM-PE) disse que Viana está destinado a fazer um excelente governo no Acre, pois conhece em profundidade as dificuldades.

O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) destacou a determinação, o espírito combativo e a habilidade de negociador, que sempre respeitou os demais parlamentares. O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) destacou a convivência de elegância entre contrários. O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) disse que Tião Viana foi sempre uma ponte entre governo e oposição, seguindo a mesma linha do irmão Jorge Viana.

A senadora Fátima Cleide (PT-RO) afirmou que "não se despediria" de Tião Viana, mas fez questão de registrar o momento em que o senador assume o desafio de governar o Acre. O senador Mão Santa (PSC-PI) disse que conhece o respeito que Tião Viana tem da classe médica e da classe política. O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) disse que estará sempre à disposição do colega.

O senador Magno Malta (PR-ES) lembrou ter conhecido Tião Viana quando exerceu o primeiro mandato como deputado federal e os dois iniciaram uma grande amizade. O senador José Nery (PSOL-PA) disse que Viana se destacou no Congresso como promotor de melhorias nas políticas públicas de saúde e pela defesa da ética na política.

Aníbal Diniz toma posse em vaga de Tião Viana

Durante a sessão da tarde desta terça-feira,21, o jornalista Aníbal Diniz (PT-AC) foi empossado no cargo de senador. Como 1º suplente, ele ocupa a vaga deixada por Tião Viana (PT-AC), que renunciou para assumir o governo do estado do Acre.
nibal
Aníbal assume vaga de senador no lugar de Tião Viana (Foto: Geraldo Magela)


Após prestar o compromisso constitucional, Aníbal Diniz fez um breve discurso, cumprimentando os presentes e expressando sua gratidão pela oportunidade.

"Agradeço ao povo do Acre pelas tantas vitórias que nos conferiu desde que fundamos a Frente Popular do Acre, em especial por essa vitória dada ao companheiro senador Tião Viana, que me proporcionou estar aqui hoje, nesta tribuna, como um dos 81 senadores da República Federativa do Brasil", disse.

Diniz se declarou honrado, mas ressaltou que também sente o "imenso peso da responsabilidade que é substituir um senador tão experiente e que reúne tantas qualidades". Ele se comprometeu a seguir as orientações de seu partido e contribuir para garantir governabilidade à presidente eleita, Dilma Rousseff.

"Mobilizarei todos os meus esforços para contribuir com a governabilidade necessária para que a presidente Dilma siga em frente com as políticas de inclusão social, de combate à pobreza e de diminuição das desigualdades regionais, que já produziram tantos resultados positivos durante os oito anos do presidente Lula", informou.

Militante do PT desde os anos 80, Diniz tem formação em história e é considerado um importante estrategista da Frente Popular do Acre. Foi secretário de Comunicação do governo do Acre e atuou na implantação do sistema público de rádio e televisão acriano.

Homem armado leva R$ 50 mil da Viação Floresta

Bandido invadiu escritório, rendeu funcionários e saiu caminhando como se nada tivesse acontecido

Um homem levou cerca de R$ 50 mil do escritório da Viação Floresta, no início desta tarde de terça-feira, 21, no Terminal Urbano de Rio Branco.

O ladrão entrou armado, por volta das 12h30, rendeu alguns funcionários e levou cerca de dez minutos para concretizar o roubo à mão armada, segundo uma funcionária que foi rendida. O dinheiro seria do arrecadado em um período de trabalho determinado, que a empresa não divulgou.

Discursão entre amigos termina em surra de terçado em Brasiléia


Uma discursão num boteco localizado próximo ao hospital da cidade de Brasiléia, por pouco não termina em morte . Uma equipe da Polícia Militar foi acionada até o local e deteve o acusado ainda com facão na mão.
Francisco Araújo Neto (48), vulgo “Pêpa”, natural do Rio Grande do Norte, havia deixado seu amigo no caminhão tomando conta da mercadoria que seria vendida enquanto resolveria outras. Por sua vez, Sebastião Francisco de Araújo (64), vulgo “Chicão”, achou que deveria tomar umas e outras enquanto aguardava.
Quando ‘Pêpa’ chegou, encontrou o caminhão com os produtos parado em frente ao boteco e ‘Chicão’ já alcoolizado. Ao tentar repreender o colega, iniciou uma discursão que chegou à vias de fato.
‘Pêpa’ ficou bastante nervoso com a situação e resolveu pegar o facão que guardava no caminhão e aplicou uma ‘lapadas’ no colega. Duas delas acertou um dos braços cortando na altura do cotovelo e pulso ocasionando sangramento.
Foi quando a turma do “deixa pra lá” e policiais entraram no meio apartando e levaram ‘Chicão’ para o hospital onde foi atendido e ficou em observação. ‘Pêpa’ foi detido pelos PM’s que o conduziu até a delegacia.
O caso será analisado pelo delegado plantonista que irá dizer se ouve uma tentativa de homicídio ou não.