‘Terra do Peixe’ pode desabar.


Em uma ‘sexta-feira 13 de março do ano de 2007, aconteceu uma catástrofe natural que dois anos depois ainda tira o sono dos residentes e comerciantes da Avenida 15 de Novembro. O fato em questão foi o desbarrancamento da margem direita do rio Purus a qual Boca do Acre está situada, na ocasião, os rio estava dando sinais de vazante, quando as terras começaram a despencar, levando lojas e casas, atravessando a rua e indo parar na calçada do já desativado ‘Centro Comercial Terra do Peixe’.

Na época, o município decretou situação de emergência e em seguida uma equipe de defesa civil foi mandada diretamente da capital amazonense para averiguar o fato. Depois de observarem, muitas ações foram planejadas para conter a queda do barranco, entretanto, nenhuma foi posta em prática, o fato é que a cratera avançou e agora, mais do que nunca, dá sinais de que pode engolir grande parte do prédio mencionado, podendo danificar a estrutura das casas que ficam na circunscrição.

As autoridades estão preocupadas com o fato. No entanto, apesar dessa aparente preocupação nada foi feito e ao que parece é que esse local não faz parte da malha urbana de Boca do Acre, pois não recebe assistência alguma, deixando os residentes das proximidades a mercê da sorte. Ao invés de tomar os devidos cuidados, com o local está tão abandonado que virou um verdadeiro depósito de lixo, poluindo o rio e contribuindo ainda para a degeneração do barranco.

Moradores das proximidades dão conta de que alguns blocos de terra já se desprenderam e o desabamento é questão de tempo.