SC já tem 17 municípios em situação de emergência

Subiu para 17 o número de municípios de Santa Catarina em situação de emergência ou estado de calamidade pública por conta dos temporais que atingiram o Estado desde a noite de segunda-feira, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil hoje. De acordo com o relatório, nas 50 cidades que já reportaram danos, 68.568 pessoas foram afetadas, 1.153 desabrigadas, 14.532 desalojadas, 247 deslocadas, 138 feridas, quatro mortas e 11.620 edificações danificadas ou destruídas em todo o Estado.
As cidades afetadas e que já decretaram situação de emergência são Abelardo Luz, Corupá, Entre Rios, Dionísio Cerqueira, São Bernardino, Ipuaçu, Monte Castelo, Passos Maia, Rio das Antas, Santa Terezinha do Progresso, São Domingos, Schroeder, Vargeão, Vargem Bonita, Lebon Régis e Ouro Verde. Guaraciaba está em estado de calamidade pública.

Gisele é a primeira estrangeira a posar para a capa da Vogue indiana

A brasileira Gisele Bundchen, de 29 anos, protagoniza mais um marco no mundo da moda. A top model de maior sucesso da atualidade é a primeira estrangeira a posar para a capa da versão indiana da revista Vogue.
A gaúcha estrela a edição de setembro da publicação, lançada esta semana. Clicada pelo francês Patrick Demarchelier, um dos principais fotógrafos fashion, Gisele aparece usando um biquíni estampado com um casaco de ombros marcados da grife Balmain – item mais cobiçado do momento pelos seguidores de tendência.
As imagens foram feitas antes da gravidez da top, casada com o jogador de futebol americano Tom Brady.
Em entrevista à publicação, Gisele elogia a moda indianas - que se tornaram mais conhecidas no Brasil com a novela "Caminho das Índias". Além do modelo da capa, top também usou um sári esverdeado em uma das fotos do ensaio interno da revista.

Desempregado espanca a irmã, mas leva ripada do cunhado


Dois indivíduos de uma mesma família foram presos após se agredirem no bairro Mocinha Magalhães. Eliciano Coutinho Fernandes, 22 anos, e Francisco de Moura Truta, 28, são cunhados e se desentenderam depois que Eliciano espancou a irmã, na rua Tucumã.
A mulher, que não teve o nome divulgado pela polícia, é casada com Francisco Truta, e foi espancada pelo irmão, Eliciano.
Depois de tê-la deixado com várias escoriações, Eliciano Fernandes partiu para agredir Truta.
Mas dessa vez, ele encontrou também: Truta não contou conversa e arrancou uma ripa da cerca da casa. "Agora tu vai ver", teria dito, antes de partir pra rachar a cabeça do cunhado.
Bastou apenas uma ripada para deixar o rival na lona, sem direito à contagem de juiz.
Eliciano e a irmã agredida foram parar no Pronto Socorro. Francisco Truta foi preso e encaminhado à Delegacia de Flagrantes (Defla).

Sanderson Moura promete surpresas no tribunal

Advogado de defesa do ex-deputado federal Hildebrando Pascoal no “caso da motosserra”, o criminalista Sanderson Moura promete muitas surpresas para o julgamento que está marcado para acontecer no próximo dia 21, no Tribunal do Juri. O profissional revela que está acertando os últimos detalhes para a defesa do réu e se diz otimista com a possibilidade de seu cliente ser considerado inocente.
“A possibilidade tanto de condenação como de absolvição é de 50%, o que significa que as chances de meu cliente ser considerado inocente são grandes. Além disso, tenho trabalhado para uma tese vitoriosa, baseada em provas”, declara o criminalista.
Quanto às surpresas, Sanderson afirma que elas irão surgir no momento em que a defesa estiver fazendo o uso da palavra. “O próprio Hildebrando também irá auxiliar bastante nesse trabalho quando for interrogado. Estou completamente convencido da tese que irei apresentar aos jurados, só não posso adiantar a estratégia”, acrescenta.
O criminalista aproveitou a oportunidade para criticar a ação do Ministério Público Estadual, que impetrou um mandado de segurança com pedido de liminar contra a decisão do juiz Leandro Leri Gross, que estendeu o prazo de defesa dos acusados de envolvimento no “crime da motosserra”.
“Alguns membros do MPE mostram imaturidade com esse pedido, já que um promotor maduro conhece muito bem e sabe que toda pessoa tem que ter direito a uma ampla defesa. No meu entendimento, esse mandado de segurança significa infantilidade, medo, ou as duas coisas. Esperamos que o Tribunal de Justiça mantenha a decisão do juiz”, enfatiza Moura.
Ele argumenta que o trabalho feito pela defesa de Hildebrando não tem a intenção de denegrir ninguém, muito menos manchar a imagem de qualquer instituição. “Estamos desenvolvendo um trabalho sério, maduro e consciente, tudo com muita responsabilidade. A acusação pode se preparar para muitas surpresas”, ressalta o criminalista.
Sanderson também fez questão de se posicionar contra um possível adiamento do julgamento. “O momento certo para o julgamento é esse e exigimos que ele seja realizado”, frisou.
Com relação à polêmica que se criou por conta da restrição do trabalho da imprensa no julgamento, o advogado entende que parte da mídia divulgou reportagens exageradas sobre o caso (talvez por manipulação de adversários de Hildebrando Pascoal) e que o momento agora é de toda a verdade ser restabelecida. “As pessoas querem ouvir o Hildebrando. Esse é o sentimento da sociedade, e nada mais justo que a imprensa possa apresentar tudo o que acontecerá dentro do Tribunal”, destacou Moura.
A previsão é de que o julgamento dos envolvidos no “Caso Baiano” tenha início no dia 21 e se estenda por pelo menos três dias no Tribunal do Juri. O Tribunal de Justiça está cadastrando as pessoas que pretendem assistir ao julgamento. Até ontem, mais de 80 pessoas já haviam se candidatado para ocupar os poucos lugares disponíveis. No próximo dia 16 irá acontecer o sorteio das vagas por meio de audiência pública.

Leitão perde 1º round no TRE

Os membros que compõem o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) iniciaram o julgamento do pedido de cassação do prefeito de Feijó, Juarez Leitão (PT), na tarde desta terça-feira, dia 8. Após as oitivas dos advogados das partes envolvidas, o juiz Ivan Cordeiro pediu vistas do processo, fazendo com que o julgamento do pedido de cassação de Leitão seja realizado na próxima sessão do TRE.Durante as oitivas dos advogados da partes envolvidas no processo, o advogado Silmer Cavalcante que representa o candidato Raimundo Ferreira Pinheiro, o Dindim, da coligação Aliança Popular de Feijó, foi enfático ao declarar que Juarez Leitão cometeu crime eleitoral durante as eleições de 2008 no município.Segundo Silmer, as provas que estão no processo contra Leitão são cristalinas e apontam que o atual prefeito fez uso de formas ilícitas para vencer o pleito.“O caso de Feijó está em vossas mãos. De um lado, está um candidato sem recursos e, do outro lado, está um candidato afortunado, acostumado a vencer as eleições comprando votos. As pesquisas realizadas em Feijó apontavam Dindim na frente da disputa. Não havia outra forma de Juarez ganhar a eleição se não fosse de forma ilícita”, argumentou o advogado de Dindim.(Assessoria)

Médico é preso acusado de assédio sexual

O médico Humberto Nilo de Araújo Filho foi preso na noite de segunda-feira (07) sob a acusação de ter molestado uma menina de 15 anos quando esta se encontrava internada no setor de observação do Hospital Ary Rodrigues em Senador Guiomard. Segundo informações, o médico que pertence ao quadro de funcionários da Sesacre já responde a dois processos sob acusação de estupro e atentado violento ao pudor.
Gleydison Meireles
Mais um caso de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes é registrado no Município de Senador Guiomard, dessa vez o acusado é o clínico geral Humberto Nilo de Araújo Filho, funcionário da Secretaria Estadual de Saúde. O médico foi preso na noite de segunda-feira (07) durante o seu plantão no Hospital Ary Rodrigues; Pesa contra ele a acusação de assédio sexual e ato libidinoso contra uma menina de 15 anos que estava internada no setor de observação daquela Unidade de Saúde. A prisão de Nilo Filho aconteceu após os pais da adolescente denunciarem o fato na delegacia do município, até o final da manhã de ontem ele aguardava a escolta da polícia para ser encaminhado ao presídio Francisco de Oliveira Conde.
Segundo informações de familiares da adolescente, na manhã de segunda-feira (07), ela foi levada às pressas ao hospital do município com fortes dores abdominais, onde suspeitava-se de apendicite, os pais da garota foram orientados pelo médico a realizarem em Rio Branco exames mais detalhados, entre eles uma ultra-sonografia. Conforme relatou o pai da menina, após os exames terem apontado uma infecção urinária, o médico indicou o internamento da estudante para que essa fosse medicada e pudesse ficar em observação, a adolescente foi internada em observação em uma sala reservada. A mãe da menina foi para casa por volta das 15h30, mas, aflita por ter deixado a filha sozinha no local, retornou e, quando entrou no quarto, disse que encontrou o médico deitado ao lado da adolescente, em outra maca.
Estranhando a situação a mãe perguntou à filha o que havia acontecido, e ela disse que contaria quando chegasse em casa. Segundo a menor, o médico Nilo Filho teria dito a adolescente que iria realizar alguns exames nela e pediu para que ela tirasse a roupa. A estudante disse aos pais que o médico introduzido o dedo em sua vagina apertou os seus seios e começou a fazer uma série de perguntas, inclusive se a moça tinha vida sexual ativa e se ainda era virgem, em seguida, ele pediu o seu telefone para convidá-la para ir ao cinema.
Revoltado, o pai da vítima, que também é funcionário da Saúde de Rio Branco, denunciou o crime à polícia e o médico foi preso em flagrante.
Médico é suspeito de outros casos de abuso sexual no município
O caso revoltou a população do município, sobretudo funcionários do Hospital Ary Rodrigues. Os servidores que não quiseram se identificar disseram que outros casos suspeitos de abuso sexual envolvendo o nome do médico surgiram, mas como as vitimas são pessoas carentes, ficaram com de denunciar o médico e depois sofrerem represálias.
Pelo menos duas adolescentes teriam sido molestadas pelo médico durante exames e internações. A polícia de Senador Guiomard informou também que ele já responde a dois processos em Rio Branco: o primeiro, de março de 2008, por acusação de atentado violento ao pudor, que tramita na 4ª Vara Criminal; e o segundo, de maio de 2009, por estupro, que tramita na 3ª Vara Criminal, o médico tem ainda mais sete processos tramitando na justiça acreana, que correm em segredo de justiça.