Polícia Federal proíbe agentes de usar armas

agentes_sem_armas O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre (Sindap/AC) entrou com mandado de segurança coletivo contra a Superintendência da Polícia Federal do Acre na quarta-feira, 20. De acordo com o tesoureiro do Sindap, Marcos Santos, o impasse entre Polícia Federal e agentes penitenciários teve início depois que os bancos começaram a proibir que os carcerários entrassem nas agências bancárias utilizando armas, mesmo após o porte de armas para a categoria ter sido liberado.

“Quando os bancos começaram a restringir a entrada dos agentes portando armas, o Adriano Marques, presidente do sindicato, acionou o superintendente da Polícia Federal, mas ele disse que isso não era de competência dele, mas sim da Polícia Civil”, detalhou Marcos.

O representante do Sindap ressalta que embora o superintendente da PF tenha declarado que a liberação para adentrar em agências bancárias com armas seja da Polícia Civil, quem regula a segurança em bancos é Polícia Federal.

No blog dos agentes penitenciários há a cópia de um documento publicada no dia 13 de outubro, na qual consta que o superintendente da Polícia Federal determinou que “os agentes penitenciários devem ser presos em flagrante delito por portarem armas de fogo (de propriedade particular ou institucional) fora do serviço”.

Segundo a assessora jurídica do Sindap, Manoelle Vasques Torres, o mandado de segurança surgiu após essa determinação e agora os agentes aguardam a decisão da Justiça para que possam andar portando suas armas, sem que sejam presos. (Nayanne Santana)

Outro lado

Ao ser informado sobre a ação do Sindap, o porta voz da Polícia Federal no Acre informou que a instituição é democrática e respeita as demais instituições do país. Segundo o porta voz, a superintendência foi informada sobre a ação do Sindicato dos Agentes Penitenciários e que vai aguardar a decisão da Justiça para se pronunciar sobre o caso.

Bolívia expulsa brasileiros que exploravam ouro ilegalmente no paísOs 27 brasileiros foram expulsos da região de Chiquitanía, na fronteira. Segundo go

Os 27 brasileiros foram expulsos da região de Chiquitanía, na fronteira.
Segundo governo boliviano, alguns deles estão 'vinculados ao narcotráfico'.

A Bolívia expulsou 27 brasileiros acusados de explorar ilegalmente ouro na região de Chiquitanía, fronteiriça com o Brasil, informou a diretora do Serviço Nacional de Migração, María René Quiroga.

A funcionária explicou que as Forças Armadas capturaram os brasileiros, que não estavam com a documentação em dia, durante operações realizadas na região, segundo declarações recolhidas pela agência estatal "ABI".

"O Serviço Nacional de Migração participa destas operações para garantir soberania e acabar com a presença de estrangeiros que exploram ilegalmente nossos recursos naturais", disse María.

O diretor da Agência para o Desenvolvimento de Zonas Fronteiriças, Juan Ramón Quintana, assinalou há algumas semanas que brasileiros que exploram ouro na Bolívia "não são necessariamente empresários", e alguns estão "vinculados ao narcotráfico".

Segundo Quintana, usam recursos provenientes do narcotráfico para comprar máquinas e usam bolivianos como "peões em condições de escravidão".

Bandidos tentam invadir casa de Ilzamar Mendes



Homens armados tentaram invadir a casa de Ilzamar Mendes, viúva de Chico Mendes, localizada na rodovia AC 40, no bairro Vila Acre, na noite desta sexta-feira, 22. Ela estava em casa acompanhada de uma sobrinha de 13 anos.

Numa ação ousada, os três homens conseguiram derrubar um portão, mas entraram na residência porque foram surpreendidos por três cães. Ao perceber a ação dos bandidos, Ilzamar Mendes começou a gritar, pedindo ajuda dos vizinhos.

Ainda abalada, Ilzamar não quis falar com a imprensa e, segundo informações de famialiares, estava sob efeito de medicamentos. Ela confidenciou a amigos que nos últimos dias vinha recebendo ameaças por telefone. "Ela não quis divulgar esse fato. Mas estava sendo ameaçada. As ligações eram de um número confidencial e agora acontece isso. A Ilzamar está bastante abalada e com medo", revelou o ex-deputado Normando Sales (PSDB).

MP Eleitoral pede cassação do deputado eleito Walter Prado


Ação de Investigação Judicial Eleitoral está sob a relatoria da Desembargadora Eva Evangelista e Representação tem relatoria do juiz Elcio Sabo Mendes.

O Ministério Público Eleitoral no Acre (MPE/AC) apresentou ao Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-A) representação por captação ilícita de sufrágio e ação de investigação judicial eleitoral contra Walter Leitão Prado, deputado estadual re-eleito, por utilizar-se de ônibus de sua propriedade, disfarçados como sendo de uma empresa de viagens de Rio Branco, para transportar pessoas de baixa renda gratuitamente, principalmente para o município de Tarauacá, no interior do Acre.

Os fatos que deram motivo às ações foram registrados em flagrante pela Polícia Federal que, após denúncia, abordou um destes coletivos transportando eleitores para o município de Tarauacá. No ônibus foi apreendida também uma lista de passageiros que indicavam que a empresa Rizzo Viagens e Turismo, cujos adesivos haviam sido colocados recentemente nos ônibus, apenas organizava as listas dos passageiros encaminhados pelos funcionários do comitê do candidato Walter Prado.

Foram colhidos depoimentos dos passageiros e do motorista do ônibus e todos indicavam a operação orquestrada para favorecer o candidato Walter Prado, que é também líder de uma organização religiosa denominada “Missão Cristã para os Povos”cujos adesivos foram identificados por perícia como se tivessem sido arrancados da lataria do ônibus para serem substituídos pelos da agência de viagens. Os depoimentos de dois dos motoristas dos ônibus também demostraram que o esquema de transporte de eleitores envolvia ainda veículos particulares de Walter Prado e seus familiares. Na cidade de Tarauacá as listas de passageiros seriam organizadas, segundo os depoimentos, pela irmã de Walter Prado conhecida como Desterro.

Perícia realizada nos computadores da empresa Rizzo Viagens e Turismo também demonstrou a existência do mesmo tipo de lista de passageiros, ligando-os ao comitê de Walter Prado. As listas encontradas no ônibus e nos computadores da empresa são idênticas e nelas contam nome, rg, endereço e dados eleitorais dos passageiros (número do título, zona e sessão). Outro detalhe descoberto pela investigação foi a existência de divergências nas características encontradas no ônibus apreendido e nos dados constantes na Rede Infoseg, constando a ocorrência de furto do veículo, no dia 29 de janeiro deste ano.

Também foi colhido depoimento do pastor Ortinizio Gomes da Costa que declarou ter recebido de Walter Prado uma espingarda no valor de R$ 600,00 com o compromisso de votar no candidato na eleição que se avizinhava.

A continuidade do fornecimento de transporte a pessoas necessitadas em troca de voto caracteriza o abuso do poder econômico, ilícito pelo qual o candidato poderá ser declarado inelegível por oito anos, ainda que após eventual diplomação, e ter seu diploma cassado. Pela prática de captação ilícita de sufrágio, ou compra de votos, o deputado também poderá ser declarado inelegível pelo prazo de oito anos, e ter seu diploma cassado, além de pagar multa que pode chegar a R$ 50 mil UFIRs.

Fonte: oriobranco.net

Bandidos invadem quintal de Ilzamar Mendes


A esposa do líder sindical Chico Mendes, que teve o portão de sua casa arrombado ontem à noite (22), disse em entrevista hoje pela manhã ao ac24horas, que teme pela sua segurança. Izamar não atribuiu o fato a questões políticas, mas teme que pela exposição da família na mídia nos últimos dias, possa ser mais uma vitima da violência no Acre.

- A Família Mendes não é diferente das outras. Pelo que temos vistos em outras famílias, a gente fica com receio e cuidados – ressaltou.

Ela citou como exemplo, o caso Elenice, assessora parlamentar morta dentro de casa após a abordagem de bandidos que fugiam da polícia. Izamar foi a delegacia hoje pela manhã e registrou queixa na Regional do Segundo Distrito.

- Ontem à noite os policiais vieram na minha casa e hoje de manhã eu fui na Delegacia dar queixa e as características dos bandidos – acrescentou.

Izamar se refere a exposição da família na mídia, ao apoio que ela manifestou publicamente, ao presidente Serra, nas eleições do Segundo Turno para presidente. Sua posição e a manifestação dos filhos tem sido alvo de diversas manifestações políticas.

Os fatos: - Três homens arrombaram o portão da casa de viúva de Chico Mendes, Ilzamar Mendes, na noite desta sexta feira, por volta das 20h20mm, localizada na Rodovia AC 40, na altura do KM 04. Eles só não conseguiram adentrar à residência devido a três cachorros que estavam soltos no quintal.

Segundo informações de parentes, Ilzamar estava na casa na hora da tentativa de roubo, acompanhada de uma sobrinha menor de idade.

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Rio Branco, Acre