Mãe de Roberto Carlos está em estado grave, afirma hospital
A mãe do cantor Roberto Carlos, Laura Moreira Braga, de 94 anos, está em estado grave, segundo a assessoria do Hospital Copa D’Or, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, onde ela está internada.
Laura foi internada na madrugada de quarta-feira (31), e diagnosticada com infecção pulmonar. Ela ficou conhecida nacionalmente pela música "Lady Laura", parceria do filho com Erasmo Carlos.
De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, Lady Laura usa respirador artificial e está sendo tratada com antibióticos.
A assessoria de imprensa de Roberto Carlos não quis fazer qualquer comentário sobre o assunto
.
Ministério da Saúde prorroga vacinação de grávidas até dia 23 de abril
O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (1) que vai prorrogar a vacinação de grávidas, doentes crônicos (exceto idosos) e crianças de seis meses e menores de dois anos contra a nova gripe H1N1 até o dia 23 de abril. Assim, a segunda etapa, que terminaria amanhã, deverá continuar ao longo da próxima fase, que começa na segunda-feira (5), e imunizará também os jovens saudáveis entre 20 e 29 anos.

VEJA O CALENDÁRIO COMPLETO DA CAMPANHA DE IMUNIZAÇÃO

Para ser vacinado, é preciso ir aos postos de vacinação levando documento de identidade com foto.

Não é necessário apresentar atestado médico comprovando gravidez ou doença crônica.

Na vacinação das crianças, pais e responsáveis devem levar aos locais de imunização apenas os bebês que já completaram seis meses de idade e os menores de dois anos.

É muito importante levar o cartão de vacinação das crianças, diz o ministério.

Elas receberão uma dose dividida em duas vezes. A segunda meia dose será administrada 30 dias após a primeira. Se a criança completar seis meses depois do dia 23 de abril, também poderá ser vacinada normalmente.

Em relação aos doentes crônicos, devem procurar os postos de vacinação pessoas com menos de 60 anos que têm problemas sérios de coração, pulmão, rins, fígado, diabéticos, pacientes em tratamento para aids e câncer ou os chamados grandes obesos.

Aqueles que serão vacinados devem levar aos postos um documento de identidade com foto e a carteira de vacinação do adulto, se possuírem.

Os idosos com doenças crônicas devem aguardar. A população com mais de 60 anos terá uma etapa exclusiva, entre os dias 24 de abril e 7 de maio, juntamente com a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra gripe comum.
Pré-candidatos do PT e PSDB se despedem dos cargosOs pré-candidatos do PT e do PSDB para a eleição presidencial de outubro participaram nesta quarta-feira (31) de cerimônias de despedidas dos cargos. A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, ao lado de 9 ministros, participou da cerimônia de posse dos substitutos em Brasília. Em São Paulo, o tucano José Serra realizou um discurso de despedida para cerca de 5 mil convidados no Pálácio dos Bandeirantes.

No começo da tarde, a ex-ministra da Casa Civil disse que
não pretende se “desvencilhar” do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a campanha eleitoral. Segundo ela, a candidatura à Presidência não é um “voo solo” e o projeto de governo é de continuidade. Erenice Guerra, que era secretária-executiva do ministério, assumiu o cargo.

Índios fecham BR-317 e mercado de peixe fica comprometido


Os índios da etnia apurinã bloquearam a BR-317 na altura do km 70, no sentido Boca do Acre(AM)-Rio Branco(AC). Os indígenas protestam aos acordos firmados em 2009 e não cumpridos por parte do governo do estado do Amazonas. A manifestação, que dura três dias, não tem previsão para terminar.Os protestantes garantem a liberação da estrada somente se o governador Eduardo Braga comparecer ao local e garantir melhorias na região, mas Braga entregou o cargo ontem (31), para concorrer ao Senado pelo PMDB. No entanto, todos os políticos do Amazonas estão concentrados em Manaus, nos eventos de despedida. Quem assumiu a pasta governamental foi o vice-governador Omar Aziz, que ainda não se pronunciou sobre a manifestação dos indígenas.De acordo com relatos de taxistas, que fazem o translado de passageiros para Boca do Acre, os indígenas utilizam madeiras e troncos de castanheira para impedir os veículos de ultrapassarem a barreira. Eles negam que os manifestantes estejam armados, mas afirmam que estão consumindo bebidas alcoólicas.Segundo eles, na terça-feira (30) a manifestação estava sendo concentrada por trinta pessoas, mas foram informados que outros indígenas estão se deslocando para o local a fim de fortalecer o ato público.O fechamento da estrada já estava previsto. Em 2009, uma audiência pública designada especialmente aos indígenas com representantes do governo amazonense, deixou explícito que haveria uma compensação financeira por conta das obras da estrada passar por dentro da reserva indígena, que tem 20 quilômetros de extensão. Além disso, os indígenas exigem caminhão para transporte, energia e escola para manter a tradição. (Ana Paula Batalha)PrejuízoO fechamento da estrada, segundo o inspetor Silveira, da Polícia Rodoviária Federal/AC, não trará prejuízos ao comércio acreano. Além do mais, acrescenta ele, os policiais estão voltados para a Operação Semana Santa que iniciou nesta quarta-feira e irá até domingo, dia 4. “Ficamos sabendo que a PRF/AM está informada sobre o caso. A situação não é requerendo polícia e, sim, posicionamento da Funai e do governo do Amazonas. O comércio local não sofrerá dificuldade com o bloqueio, pois os produtos utilizados para a Semana Santa, já foram pedidos pelos comerciantes, principalmente, os peixes”, disse Silveira.Silveira orienta as pessoas que evitem passar pela manifestação. “O melhor é não viajar para essa localidade para evitar retorno e problemas”, ressalta. (Ana Paula Batalha)

Gladson defende acordo para aposentados


A presidência da Câmara dos Deputados e a Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) realizaram, ontem em Brasília, uma exaustiva reunião para disponibilizar a votação do projeto de lei 1/07, que determina reajuste igual para aposentados do INSS e salário mínimo. Com base nas discussões, o deputado Gladson Cameli defendeu um acordo entre aposentados e Governo Federal a fim de colocar o projeto em pauta no plenário da Casa no mais curto espaço de tempo. ”É hora de votar um projeto que mexe com milhões de pessoas. Muitas delas ainda responsáveis diretas pelo sustento da própria família e agregados”, disse o deputado.
O parlamentar acreano quer levar a idéia do acordo até a liderança de seu partido, o PP, que poderá facilitar as articulações junto a outras lideranças e agilizar o encaminhamento da questão. O acordo foi ainda defendido pelo próprio presidente da Câmara ,Michel Temmer, que aconselhou a busca do diálogo com o ministro-chefe da Secretaria - Geral da Presidência da República, Luiz Dulci. Segundo Gladson, o projeto estabelece que as aposentadorias e pensões devam ser reajustadas pelo índice de inflação mais o Produto interno Bruto (PIB) integral, exatamente como ocorre com o salário-mínimo. O Governo admite, no máximo, aumento com base na inflação e metade do PIB.
Gladson adiantou ainda que Temmer tem interesse de levar o projeto à votação, desde que haja um mínimo de consenso. Para o deputado, é fundamental a Cobap entre em contato com o Governo Central, que já vem conversando com as grandes centrais sindicais sobre o tema.”A grande reclamação da Cobap é que não vem sendo ouvida pelo Governo”.De acordo com o deputado, resta agora apostar nas negociações e realizar todas as tentativas para a conclusão de um acordo.”Caso contrário, Governo Federal terá um desgaste muito grande em pleno ano eleitoral.Ou a oposição pode ainda aproveitar a tramitação a MP que reajusta o salário-mínimo para trancar a pauta”.
Gladson explicou que existem duas emendas à MP do salário-mínimo: uma estabelece reajuste para os aposentados e pensionistas baseado em 100% do crescimento do PIB, exatamente como é dado ao salário-mínimo. A outra determina um reajuste menor - 80% do PIB. O deputado terminou por informar que o Governo já vem sinalizando publicamente que poderá chegar aos 80% reivindicados. ”Agora tudo depende de muita conversa e argumento para chegar a bom termo. É o que todos esperamos”, sintetizou o parlamentar.

Procon orienta consumidores para compras de páscoa

Com informações, Procon/AC
Com a páscoa chegando, o Procon orienta os consumidores para as compras de ovos de páscoa, chocolates, pescados e material para o preparo de canjica. O consumidor deve observar as informações como: data de validade, ingredientes e informações nutricionais dos produtos industrializados.
Os chocolates caseiros e com recheio de frutas tendem a perecer com maior facilidade, por isso, é importante que o consumidor se atente para a data de fabricação e validade antes de consumir esses produtos.
“Na compra dos ovos de páscoa infantis, com brindes, deve-se atentar a faixa etária indicada, e se contém o selo do INMETRO, para que as crianças não corram nenhum perigo”, ressaltou Daniella Barcellos, assessora jurídica do Procon.
No caso dos pescados in natura, deve-se observar as condições de higiene do local bem como a forma de como os pescados são armazenados e acondicionados. Os consumidores que quiserem esclarecer outras dúvidas ou buscar orientações podem ligar para 151 ou comparecer ao órgão.