Conheça a trajetória política de duas possíveis candidatadas à Presidência


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem afirmado, em discursos e entrevistas, que o país está pronto para ter uma presidente mulher. Em 2010, ao menos duas mulheres podem disputar à Presidência da República de acordo com articulações políticas que já começam a se formar: a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e a senadora Marina Silva.
Dilma, constantemente citada por Lula como “sua candidata”, pode concorrer pelo PT. No partido desde 2001, a ministra ocupou vários cargos estratégicos no governo federal – além da Casa Civil, o Ministério de Minas e Energia - , mas nunca passou por uma eleição.
Em julho, em encontro com a presidente do Chile, Michelle Bachelet, a ministra-chefe da Casa Civil afirmou que o Brasil está “maduro” para ter uma presidente mulher. “O Brasil poderá ter uma presidente mulher, não vejo porque o Brasil não pode ter. Teve um presidente metalúrgico, pode ter um presidente negro, e pode ter uma presidenta. A sociedade está madura para isso”, disse.
Marina, que anunciou a saída do partido nesta semana, deve filiar-se ao PV – o partido inclusive já anunciou data – e pode concorrer em 2010 pelo partido. Nesta semana, ao anunciar que deixava o PT, a senadora classificou como um "convite honroso" a proposta do PV para que ela seja candidata à Presidência da República, mas preferiu não falar da suposta candidatura antes de formalizar a filiação no novo partido.
Diferentemente de Dilma, Marina tem experiência de campanha. Foi eleita vereadora, deputada e senadora, além de ter ocupado o Ministério do Meio Ambiente por cinco anos.

STF deve julgar processo contra Palocci nesta quinta-feira


Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) devem julgar na próxima quinta-feira (27) o processo contra o deputado federal Antonio Palocci (PT-SP) sobre sua suposta participação na quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa e da divulgação indevida desses dados.

A denúncia foi feita em 2006, quando Palocci era Ministro da Fazenda. Também serão julgados o ex-presidente da Caixa Econômica Federal Jorge Mattoso e o jornalista Marcelo Netto, que era assessor de imprensa do Ministério na ocasião.

saiba mais
Julgamento de Palocci no caso do caseiro será em agosto, diz Mendes
Arquivamentos
Neste ano, já foram arquivadas duas denúncias contra o parlamentar. Uma delas, rejeitada pelo STF em 18 de junho, acusava Palocci de receber propina para superfaturamento de licitação de uma empresa responsável pela coleta de lixo durante o período em que foi prefeito de Ribeirão Preto (SP).

O STF alegou que não havia indícios suficientes na denúncia para sustentar a abertura de uma ação penal contra o deputado.

O outro caso tratava da suposta contratação irregular de uma empresa de publicidade, também durante seu mandato em Ribeirão Preto.

O arquivamento foi determinado em 13 de fevereiro por falta de provas contra o parlamentar. O processo foi enviado para a 5ª Vara Criminal de Ribeirão Preto por envolver pessoas que não têm prerrogativa de foro especial para julgamento.

Ladrão rouba cerveja, mas é preso 'dormindo' do outro lado da rua


O norte-americano Scott Riley, de 28 anos, foi preso na semana passada acusado de ter roubado várias garrafas de cerveja e um cooler (recipiente térmico destinado a gelar e conservar bebidas) de um clube em Daytona Beach, na Flórida (EUA), segundo reportagem do "News Journal". No entanto, de acordo com o porta-voz da polícia, Jimmie Flynt, Riley nem se deu ao trabalho de se afastar do local do roubo.

Ele foi encontrado "dormindo" no meio de alguns arbustos na rua em frente ao clube náutico. Ao seu lado, estavam várias garrafas de cerveja e um cooler azul, no qual estava escrito "Halifax River Yacht Club".

A polícia acredita que Riley possa estar ligado a outros roubos nas proximidades. A Justiça estipulou uma fiança de US$ 2,5 mi para o suspeito.

Miss Universo 2009 será escolhida neste domingo


O concurso Miss Universo chega à final neste domingo (23), quando serão anunciadas as 15 seminfinalistas que concorrerão ao título de mulher mais bonita do mundo, em Nassau, nas Bahamas. Oitenta e quatro candidatas foram selecionadas para participar do concurso de beleza.

A potiguar Larissa Costa, de 25 anos, representa o Brasil no Miss Universo. Hospedadas no complexo hoteleiro Atlantis Paradise Island de Nassau, nas Bahamas, as candidatas passaram por uma bateria de avaliações.
A Miss Brasil Larissa Costa no desfile de biquíni e em traje de gala Aylen/AP)
Os jurados já avaliaram as 84 concorrentes à coroa em um desfile de biquíni em uma passarela montada em uma praia de Nassau. A segunda prova preliminar foi o desfile em trajes de gala, apresentado pela atual Miss Universo, a venezuelana Dayana Mendoza. As aspirantes desfilaram pelo Salão Imperial do hotel arrancando aplausos dos assistentes. As candidatas também passaram por uma série de entrevistas pessoais com o júri que testará sua capacidade de expressão e inteligência. As 15 semifinalistas serão conhecidas na cerimônia deste domingo, que será transmitida a 185 países pelas emissoras americanas de televisão "NBC" e "Telemundo". Entre as celebridades que farão parte do júri na cerimônia de coroação de domingo está a modelo argentina Valeria Mazza e o ator americano Dean Cain, que fez o Super-Homem em uma série de televisão.
O Brasil disputou a final do concurso em 2007, quando a mineira Natália Guimarães ficou em segundo lugar, perdendo a disputa final pela coroa para a japonesa Riyo Mori.
bem cotada
Larissa Costa aparece em primeiro lugar no ranking das candidatas do site oficial do Miss Universo. Os internautas podem dar créditos de até cinco estrelas para cada candidata. Até a noite de sexta-feira (21), a brasileira aparecia com a melhor média (2,78), seguida pela Miss Indonésia (2,75), Miss Guatemala (2,72) e Miss Tailândia (2,70).
No concurso de trajes típicos, Larissa usou uma fantasia ao estilo de Carmem Miranda para homenagear os 100 anos de nascimento da cantora. O traje, feito pelo estilista Alexandre Dutra, tinha detalhes em renda, uma exigência da miss para homenagear o artesanato do Rio Grande do Norte.
Títulos
A disputa pelo título de Miss Universo começou em 1952. O Brasil passou a enviar representantes em 1954 e, até hoje, apenas duas brasileiras venceram o Miss Universo: a gaúcha Ieda Maria Vargas, em 1963, e a baiana Martha Vasconcellos, em 1968.
O Brasil tem ainda quatro vices-campeonatos do Miss Universo. Martha Rocha (1954), que perdeu o título por apenas uma polegada, Terezinha Morango (1957), Adalgisa Colombo (1958) e Rejane Vieira Costa (1972), se classificaram em 2º lugar no concurso.
Outras quatro misses Brasil deixaram a vida de modelo para trabalhar na televisão: a catarinense Vera Fischer, que concorreu ao Miss Universo em 1969, se tornou uma das mais destacadas atrizes de novelas; Joseane Oliveira, Miss Brasil em 2002, participou do "Big Brother Brasil 3"; a mineira Natália Guimarães, Miss Brasil 2007, também fez participações em novelas e a gaúcha Renata Fan, Miss Brasil em 1999, virou apresentadora de programas esportivos.