Barco da Saúde de Feijó atende quase 7 mil ribeirinhos na última expedição do inverno

Barco da Saúde de Feijó atende quase 7 mil ribeirinhos na última expedição do inverno



O prefeito Dindin Ferreira acompanhou de perto os trabalhos e enfrentou junto com os profissionais de saúde, os desafios para atender 26 comunidades no Alto Envira.

Foi à viagem mais difícil realizada pela Unidade Móvel Fluvial de Saúde da Prefeitura de Feijó. Desde que assumiu o mandato há quatro meses, o prefeito do município Dindin Ferreira, vem surpreendendo os moradores das comunidades mais remotas da vasta região de floresta do Vale do Envira. Nesta última expedição realizada, o Rio apresentou fortes sinais de vazante dificultando a navegação, mas seguindo a ordem do Prefeito a equipe prosseguiu a viagem. Foi preciso muito esforço para vencer os galhos e troncos de árvores no trajeto e habilidade para navegar no leito rio, qualquer vacilo poderia deixar a embarcação de 50 toneladas, encalhada. “Foi arriscado, mas a gente tem que pensar naqueles que mais precisam que vão passar talvez um verão inteiro sem andar na cidade. A minha administração é voltada exatamente para essas pessoas que mais sofrem”, comenta Dindin.

O atendimento mobilizou uma grande logística, além do Barco da Saúde, mas cinco embarcações deram apoio à expedição. Foram 7.382 procedimentos realizados e 6.809 pessoas atendidas durante os 14 dias de viagem. Só atendimentos odontológicos somaram quase 600, são crianças, jovens e adultos que em muitos casos, nunca tinham passado por uma consulta com um dentista. O trabalho e a dedicação da equipe médica foi elogiada pelos ribeirinhos. Eles não tiveram acesso apenas aos atendimentos, mas principalmente a medicamentos disponíveis em grande quantidade mediante a receita médica.

Os moradores dessas comunidades tradicionais se mostram cada vez mais surpreendidos como o jeito popular e humilde do Prefeito Dindin Ferreira, que durante toda viagem comia e dormia com as famílias às margens do rio. “Eu até me emociono com a alegria dessas pessoas, mas isso não é nada de mais é assim que um governante tem que ser, tem que viver no meio do povo para saber o que ele passa”, diz o Prefeito. Nesse período de verão quando o Rio não apresenta condições de navegação, o Barco da Saúde não deixará de ter sua utilidade, ficará baseado no porto de Feijó servindo de referência para o atendimento médico aos ribeirinhos que chegarem à cidade.

Além do atendimento de saúde também são realizados atendimentos sociais, como emissão de certidão de nascimento, cortes de cabelo e acompanhamento e cadastro de famílias no Programa Bolsa Família.

Procedimentos realizados-
Consultas médicas 4.264
54 Cauterizacaes
116 Certidões
Vacinas 2,365 doses em geral
Curativos 24
Aplicacao de Injeções 68
Sutura 03
PCCV 120
Drenagem 02
Retirada de Pontos 01
Inobilizacao 01
Procedimentos Odontologicos 577
Pessoas Atendidas 405
Vacinas Anti-Rabica 62
Corte de Cabelos 1011
Acompanhamentos do Bolsa Familia 185
Cadastro do Bolsa Familia 12