Médicos formados em Cuba continuam sem poder exercer a profissão no Brasil


Enquanto no Brasil crianças ainda morrem por ataque de verminose, dada a carência de profissionais na área de atenção básica de saúde, mais de 340 médicos formados em Cuba não podem exercer a profissão em decorrência da burocracia imposta pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) na hora de revalidar o diploma. Oito acreanos integram a lista e outros 35 estão em formação.
Anualmente, 100 bolsas são disponibilizadas pelo governo cubano para brasileiros que querem fazer Medicina. A indicação é feita através de entidades sociais, como os partidos políticos. O candidato é submetido ainda a uma prova de seleção, aplicada em Brasília e depois tem que fazer um curso de seis meses, conhecido como Pré-Médico. Cumpridas estas etapas, estará apto a fazer o curso. O problema é quando retorna ao Brasil e o sonho de exercer a profissão se transforma num grande pesadelo.
"Temos casos de médicos que se formaram há cinco anos e até hoje não conseguiram revalidar o diploma", informa o acreano Janilson Lopes Leite, coordenador da Associação Brasileira de Estudantes de Medicina em Cuba (ABEMEC). Segundo ele, a luta pela revalidação já dura cinco anos. Começou em 2004, quando os estudantes entregaram uma carta ao presidente Lula, durante visita realizada por ele à Escola Latino Americana de Medicina, em Cuba.
A reivindicação surtiu efeito. De volta ao Brasil, Lula criou um Grupo de Trabalho formado por representantes dos Ministérios da Saúde, Trabalho e Relações Exteriores para buscar uma saída para o problema. O presidente voltou ainda à Cuba acompanhado de um grupo de reitores de diversas universidades brasileiras para que eles pudessem fazer uma avaliação do curso de Medicina.
"Daí surgiu à proposta da implantação de um projeto piloto para a criação do Sistema de Revalidação de diplomas de todos os médicos formados no exterior, a começar por Cuba", diz Janilson. Através desse sistema, a revalidação seria feita mediante a aplicação de provas teórica e prática pelo Ministério da Saúde. O projeto piloto seria iniciado agora em setembro, mas o Conselho Federal de Medicina já anunciou que vai ingressar com uma ação judicial para impedir.
"Estamos nos preparando para a prova e buscando apoio para tentar resolver esta questão de uma vez", assegura, acrescentando também que uma discussão foi iniciada com o governo do Acre, na tentativa de implantar um convênio com a Escola Latino Americana de Medicina para o aproveitamento destes profissionais. "Nós podemos trazer para o Acre quantos médicos o governo necessitar", garante Janilson.
Convênio com o governo acreano - Além do governo, a Universidade Federal do Acre e a Assembléia Legislativa também participam da discussão. "A idéia é envolver mais pessoas na discussão, como o médico e vice-prefeito, Eduardo Farias, e o senador Tião Viana", disse. Através deste convênio, os médicos formados em Cuba, iriam realizar uma complementação de seis meses no Acre para revalidar o diploma, oferecendo seus trabalhos na rede pública de saúde, com o compromisso ainda de passar mais um ano no interior do Estado. Janilson está atualmente em Rio Branco para dar encaminhamento a discussão.
Dulcineia Azevedo, redação ac24horas

Fechamento da BR 364 lota hotéis na cidade de Feijó


A BR 364 foi fechada novamente na tarde desta segunda-feira, 31, deixando centenas de turistas ilhados em Feijó
à caminho de Rio Branco. Entre os turistas estão cerca de 20 servidores da Assembleia Legislativa que voltavam do II Encontro da Integração Juruá, Ucayali, Huánucu e Ancash, realizado em Cruzeiro do Sul. O evento foi encerrado na tarde de domingo com a participação de 23 dos 24 deputados estaduais, a bancada federal e o senador Tião Viana.
Ao final do encontro o presidente da Aleac, Edvaldo Magalhães, firmou compromisso com os governadores de Ucayalli e Áncash, estados da fronteira e da Costa do Pacífico, respectivamente, para realizar umintercâmbio estudantil no final deste ano letivo premiando os melhores alunos das escolas públicas do Juruá.
Também foram firmados acordos comerciais entre empresários de Cruzeiro do Sul e do Peru para a compra de cimento e ferro para construção civil. Os peruanos vão comprar carne congelada e sêmem de gado nelore puro de origem para melhoramento do seu rebanho. De acordo com eles, o rebanho bovino da Amazônia peruana foi praticamente dizimado durante incursões do grupo guerrilheiro Sendero Luminoso nos anos 80/90.
João Mauricio

"ANACONDAS DO FORRÓ": ESTOURADO NO FESTIVAL DE PRAIA DE BOCA DO ACRE


Mais um final de semana e domingo agitados na Praia do Gado. No lual, sábado (29), a banda de Rondônia "Anacondas do Forró" fez um grande show que não deixou ninguém ficar parado.Os forrozeiros foram antecedidos pela banda Swing Bom. Os suigueiros tocaram de tudo, preparando a arena que mais tarde pegaria fogo com a cobra grande, que passeou pela Praia do Gado, deixando o rastro de uma festa marcante.A boa música foi acompanhada de belas dançarinas. As musas da "Anacondas do Forró" levaram o público masculino à loucura, com muita sensualidade e interatividade com o público, convidando os homens para participar da dança no palco.O show caminhou madrugada à dentro e obteve a aprovação total do público, que compareceu em massa.

Carreta mata motociclista que tentava cruzar a BR-364, no Belo Jardim

Vítima foi esmagada pelo caminhão do tipo "julieta" e que chegou a incendiar com o impacto contra a moto
Um homem de 55 anos foi esmagado por uma carreta, ao tentar cruzar a BR-364, no quilômetro 8, próximo ao bairro Belo Jardim, na tarde deste domingo. Expedito Marcelino da Silva, de 55 anos, foi esmagado pelo caminhão do tipo "julieta", de carroceria alongada e dividida em duas.
A carreta, conduzida pelo motorista profissional Arno Félix Fogaça dos Santos, 59 anos, estava carregada de caixas de óleo de cozinha.
Com o impacto, um início de incêndio aconteceu, após explodir o tanque da motocicleta. O fogo, que poderia adquirir proporções alarmantes por conta do óleo, foi controlado rapidamente pela população, até a chegada da Brigada de Combate a Incêndios do Corpo de Bombeiros Militar.
A violência da tragédia impressionou as testemunhas: Expedito foi completamente dilacerado pelo caminhão, tendo ficado imprensado contra as primeiras rodas da carroceria do veículo, enquanto que a moto ficou enganchada sobre o último eixo.
Após o acidente, a polícia descobriu que tanto a vítima quanto o motorista trabalhavam na mesma firma, especializada em comércio no atacado. "Uma triste coincidência", lamentava um patrulheiro da Polícia Rodoviária Federal.
O motorista da carreta foi submetido a exame do bafômetro, em que o resultado foi negativo.
Segundo testemunhas o condutor da carreta tentou desviar e evitar o acidente, mas não conseguiu. As marcas da frenagem deixam claro que o carreteiro ao tentar evitar o acidente invadiu a pista contrária.
Visivelmente abatido e estado de choque o motorista foi levado por policiais rodoviários federais a Delegacia Central de Flagrantes - Defla.



Disputa pela mesma mulher gera briga e morte em Sena Madureira


Ontem por volta das 16 horas, na Praia do Amarilio [Sena Madureira-Ac], Cirleudo Xavier dos Santos
, 28 anos, residente na boca do Caeté, foi assassinado por um homem ainda não identificado. Tudo aconteceu quando vítima e acusado discutiram pela mesma namorada. O acusado que já está preso e terá seu nome e foto divulgado ainda hoje, se apossou de uma faca e desferiu contra a vítima, atingindo-a no abdômen.
O acusado está em uma das celas da delegacia de policia da cidade, de onde será encaminhado à Unidade de Recuperação Social Evaristo de Moraes.
Ronaldo Duarte