Boa notícia: 13º de soldados da borracha foi aprovado pela CAS do Senado Federal

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) aprovou ontem a concessão de 13º salário para os "soldados da borracha" — pessoas recrutadas, durante a 2a Guerra Mundial, para trabalhar nos seringais da Amazônia como parte do esforço de guerra. A medida beneficia milhares de aposentados acreanos.

O projeto de lei da Câmara (PLC 173/10) vai agora à sanção presidencial. De acordo com a proposta, o 13º deverá ser integrado à pensão vitalícia a que os soldados da borracha já têm direito — que pode ser transferida aos dependentes que comprovarem estado de carência.

A proposta foi apresentada pelo deputado federal Mauro Nazif (PSB-RO) e relatada por Fátima Cleide (PT-RO).

Juíza conclui audiência de instrução e julgamento do assalto na Oca do Parque

O presidiário Gleisson Andriola, acusado de matar a assessora parlamentar Ana Eunice, responde pelo crime junto com o comparsa Jeferson Teixeira alt


denise_bonfim_1-1
Interrogatório dos acusados foi presidido pela juíza Denise Bonfim, da 2ª Vara Criminal (Foto: Sabrina Soares/A Gazeta)
A titular da 2ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco, juíza Denise Castelo Bonfim, concluiu na tarde desta quinta-feira, 9, a audiência de instrução e julgamento do processo que apura o assalto ocorrido na Oca do Parque da Maternidade, no dia 8 de julho desse ano. Respondem pelo crime os presidiários Gleisson da Silva Andriola e Jerfeson Teixeira de Andrade, ambos com 25 anos.

Andriola cobriu o rosto na chegada ao Fórum Criminal. Jeferson chegou dizendo que não devia nada. Os dois são acusados do roubo de um revólver calibre 38 do vigilante Juranilson de Oliveira Kagy, 35 anos. O crime foi cometido 48h antes de Andriola assassinar com 15 facadas a assessora parlamentar Ana Eunice, 52 anos, e tentar contra a vida do comerciante Kender Conceição, 32 anos. Ele foi alvejado com seis tiros.

Em juízo, a dupla negou o roubo da arma. Apoiada nisso, a Defensora Pública, Juliana Caobianco, pediu mais uma testemunha para tentar provar a inocência dos dois. Contra os acusados tem o fato de o vigilante ter reconhecido a dupla assim que viu as imagens dos dois na TV, no dia que promoveram um festival de sangue na Capital.

Em depoimento, o vigilante disse que, assim que foi assaltado registrou um boletim de ocorrência. Como a Polícia não foi investigar, Andriola e o comparsa ficaram livres para novos crimes. A morte de Ana Eunice e a tentativa de homicídio contra Kender Conceição correm em processo separado, na 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Rio Branco.

SGA divulga horário e local de provas para professor

As provas objetivas para o cargo de Professor terão a duração de 4 horas e serão aplicadas no próximo domingo, 12

concurso-publico234-1
Provas objetivas estão previstas para este domingo, 12 (Foto: Arquivo)
A Secretaria de Gestão Administrativa (SGA) divulgou os horários e os locais de realização de provas do concurso para contratação de 800 professores e formação de cadastro de reserva.

As provas objetivas serão aplicadas neste domingo, 12, com duração de quatro horas, iniciando às 9 horas (horário oficial do Estado do Acre).

Os candidatos devem ficar atentos ainda para a entrega dos títulos, que ocorrerá também no dia 12 (domingo), das 14 às 17 horas (horário oficial do Estado do Acre), conforme procedimento descrito no item 9 do Edital.

Confira aqui o local de prova