Pleno do TRE mantém condenação de prefeito e vice de Porto Walter


Em sessão realizada na tarde desta terça-feira (20), o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) manteve a condenação por abuso de poder político ao prefeito de Porto Walter, Neuzari Pinheiro (PT), e ao vice-prefeito, José Gadelha (PC do B). Eles já haviam sido condenados pela juíza eleitoral da 4ª Zona, Lilian Deise Paiva, ao pagamento de 20 mil Ufirs (aproximadamente R$ 39 mil), pela prática de condutas vedadas no art. 73, §10, da Lei nº 9.504/97.
De acordo com o voto da relatora, desembargadora Eva Evangelista, que foi acompanhado por unanimidade pelos demais membros da Corte, o parecer do Ministério Público Eleitoral e a senteça da juíza de primeiro grau demonstram claramente que Neuzari Pinheiro visitou diversas comunidades da zona rural de Porto Walter, no ano eleitoral de 2008, cadastrando pessoas que seriam beneficiadas com motores e kits de casa de farinha. Ainda de acordo com a denúncia do MPE, os equipamentos foram colocados em fila na calçada em frente à casa do prefeito, onde havia também um caminhão de som, utilizado como palanque político.
A decisão do TRE-AC teve como base o parágrafo 10, da Lei n. 9.504/97, que determina que "no ano em que se realizar eleição, fica proibida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da Administração Pública, exceto nos casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior, casos em que o Ministério Público poderá promover o acompanhamento de sua execução financeira e administrativa".
Na defesa apresentada à Justiça Eleitoral, o prefeito de Porto Walter alegou que não há provas da prática de atos de abuso do poder político, e argumenta que a entrega dos objetos foi realizada pelo Presidente do Sindicato dos Ribeirinhos do município, e não diretamente por ele. O prefeito também disse que as testemunhas de defesa não foram ouvidas pela juíza de Porto Walter, mas esse argumento não foi aceito pelos juízes do TRE.

Bandidos atiram contra casa do deputado Josemir Anute


A casa do deputado Josemir Anute (PSL), na travessa Conquista, no conjunto Manoel Julião, foi alvejada por dois tiros, por volta das 11h, na manhã desta terça-feira, 20.
Segundo informações preliminares, dois homens armados, que estavam em uma moto preta, pararam em frente à casa, renderam um assessor do deputado que chegava em frente ao local e anunciaram o assalto.
Negão da Bicicleta, como é conhecido popularmente, havia ido sacar uma quantia não revelada para Josemir em um banco, quando teria sido seguido até a casa do parlamentar.
Como o portão da casa estava fechado, eles não entraram e roubaram somente o dinheiro que estava com o assessor. Em seguida, os homens dispararam dois tiros contra o portão e fugiram.Em entrevista à imprensa, Josemir Anute reclamou que, desde que saiu do PT, ficou sem segurança particular e que, apesar já de ter solicitado mais de uma vez à Secretaria de Segurança, ainda é o único parlamentar da Aleac que não conta com este tipo de serviço. Anute diz que já foi ameaçado de morte por três vezes e que teme pela segurança sua e de sua família.

PM diz que 24 pessoas morreram na guerra do tráfico na Zona Norte


Já são 24 os mortos na guerra do tráfico da Zona Norte. De acordo com balanço das operações divulgadas pela Polícia Militar, dos confrontos de sábado (17) até a manhã desta terça-feira (20), 18 criminosos, três policiais militares e três jovens que foram atacados por traficantes quando chegavam em casa, no Morro dos Macacos em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, foram mortos.
Segundo a polícia, dois suspeitos morreram durante uma operação em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, na noite de segunda-feira (19). Ainda de acordo com a polícia, um deles estaria com um revólver. Onze pessoas foram presas. Segundo a PM, nas operações foram apreendidos oito fuzis, dez pistolas, uma metralhadora, quatro carabinas, três granadas, dois revólveres, além de drogas e grande quantidade de munição. Também foram recuperados dez carros e sete motos roubados. Na manhã desta terça-feira (20), a polícia está realizando operações nos morros do Borel, na Tijuca, na Zona Norte do Rio, e Juramento, em Vicente de Carvalho, no subúrbio do Rio. O policiamento está reforçado no morro do Cajueiro, em Madureira, no subúrbio. Além disso, a polícia faz um grande cerco aos morros dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte, e São João, no Engenho Novo, no subúrbio, onde ocorreram os confrontos do fim de semana

Cobra-grande vira atração na manhã de terça-feira (20)


O enorme réptil foi encontrado na altura do quilômetro 03 da estrada que liga o Centro da Cidade ao Platô do Piquiá, por volta das 8 horas da manhã. Segundo informações dos populares, a cobra estava atravessando a pista quando foi atropelada por um caminhão, o que a fez perder os movimentos e ficar estirada no asfalto, prendendo a atenção das pessoas que passavam e paravam para olhar o animal, que impressionava os presentes pelo tamanho.Os mais antigos, que estavam observando a cobra, dizem que ela mede aproximadamente 5 metros de tamanho. A dúvida das pessoas ficou em identificar que tipo de cobra era, alguns afirmavam ser uma sucuriju e outros diziam que era uma sucuri.Num gesto de consciência ecológica, os observadores acharam por bem não ceifar a vida da anaconda e fizeram com que ela tomasse o caminho de volta ao seu habitat.

Celebração da vida na floresta


A Maanain Amazônia encerra nesta quarta-feira as inscrições para o 8º festival Yawa, na aldeia Nova Esperança, em Tarauacá. O encontro trata da celebração da cultura indígena para o resgate e o fortalecimento do povo Yawanawá, que este ato tem como tema “A Celebração da Vida na Floresta”. O festival acontece de 25 a 30 deste mês e conta com o apoio da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer.
Cerca de 700 índios de diversas etnias participam da festa, que pela primeira vez estará aberto a turistas brasileiros e estrangeiros. Diversas autoridades e convidados também prestigiam o evento, que acontece na terra Indígena do Rio Gregório, entre Tarauacá e Cruzeiro do Sul.
Segundo o turismólogo da Maanain Amazônia, o evento celebra a conquista da terra e retrata a cultura Yawa através de cantos, danças, manifestações espirituais e outras manifestações culturais. Além disso, existe a preocupação do grupo em mostrar aos turistas a cultura indígena de forma sustentável, sem interferir na tradição e costumes do lugar.
“Este ano estamos apresentando o festival para três operadores de turismo, de outros estados e um deles é da Europa, o que significa dizer que são pessoas que podem futuramente trazer turistas para o Acre. Além disso, vamos promover um turismo onde o impacto cultural não prejudique a cultura original dos Yawanawás”, declara.O festival dura seis dias e segue com os mais diferentes tipos de danças e provas de resistência.
A saída está marcada para o dia 24 de outubro por um trajeto de avião até Cruzeiro do Sul, antes o amanhecer o grupo segue por transporte terrestre até o porto do rio Gregório, de onde os visitantes iniciarão uma viagem de 8 horas de barco até a Aldeia onde acontece a festa.
Esse é o terceiro ano que a Maanain Amazônia, comercializa o roteiro e entre os visitantes conta com a participação de jornalista da revista Aventura & Ação, uma equipe da TV Record que gravará cenas do festival para o programa Câmera Record e também um representante da Revista Rolling Stones que além da matéria também usará a experiencia para escrever um livro sobre os Yawanawás.
O Festival Yawa é realizado desde 2002 como uma necessidade do povo Yawanawá de resgatar as histórias, costumes, tradições e cultura, abandonados após dezenas de anos de

Militar é preso trafegando em moto sem capacete no centro da cidade


Durante ronda no centro da cidade, policiais militares flagraram o militar reformado do Exército Brasileiro, Pedro Azevedo de Lima, 38 anos, trafegando uma moto, placa MZT 3705 sem uso do capacete, equipamento de segurança exigido o uso pelo Código Nacional de Trânsito.
Ao ser abordado Azevedo alegou que teria sido assaltado, mas os militares suspeitaram que ele estivesse também sob efeito de bebida alcoólica.
Foi acionada uma equipe do policiamento de trânsito que tentou realizar o teste do bafômetro, mas apesar de aceitar passar pelo exame Pedro não conseguiu realizar o procedimento.
Pelo motivo de está pilotando sem uso de equipamento obrigatório o militar será punido