Gladson Cameli responsabiliza Eletroacre pelo apagão do Acre


O deputado Gladson Cameli (PP-AC), que foi um dos membros da CPI da Energia Elétrica que entregou o seu relatório final em novembro último, estava incorfomado diante do caos instaurado em Rio Branco pelo apagão que surpreendeu a todos. Gladson garantiu que vai à Brasília para pressionar a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel ) para tomar providências no sentido de solucionar a situação do Acre. O deputado contou que os acordos feitos entre a CPI e os organismos responsáveis pela distribuição de energia não foram cumpridos. "A Aneel é o órgão regulador e tem que tomar providências satisfatórias porque essa situação pela qual estamos passando no Acre é um absurdo," protestou.
Diretoria da Eletroacre garantiu que não haveria apagão em 2010 - Parece uma ironia do destino. Mas, a Eletroacre estampava na imprensa acreana que não haveria problemas de apagão no Estado, este ano. No entanto, a população sofreu durante mais de seis horas sem energia. Gladson analisou a situação: "É ridículo que a população esteja pagando um preço tão alto nas tarifas e receba em troca uma péssima qualidade do serviço de energia pública. Tenho brigado muito contra isso no Congresso Nacional, desde o ano passado, para que não houvesse mais aumento das tarifas e a qualidade do fornecimento melhorasse. Conseguimos reduzir o preço das tarifas, mas a maioria dos consumidores ainda não foi beneficiada. Hoje, estamos vivenciando esse caos, com a população triste perdendo seus produtos e acumulando prejuízos. Isso é um absurdo," salientou.
O parlamentar acredita que deva haver uma união para mudar a situação. "Quero pedir o apoio dos Ministérios Públicos Estadual e Federal para que possamos juntos acharmos uma alternativa para esse absurdo. Em pleno século XXI nós estarmos sofrendo apagões constantes. A população paga um preço abusivo e não tem um serviço de qualidade. Isso não é justo. A minha briga ainda não terminou e vou pedir o apoio dos poderes legislativo, judiciário e executivo para conseguirmos resultados concretos nessa luta em benefício de todos os acreanos. Esse problema tem que ser resolvido de uma vez por todas," alardeou.
CPI - Os resultados da CPI da Energia Elétrica foram comprovados, segundo Gladson. "Houve um acordo entre a CPI e as distribuidoras de energia, com a participação dos Ministérios Públicos. Agora, estou indo à Brasília para provocar a Aneel e saber o seu posicionamento em relação a essa situação. Nós não vamos poder mais aceitar o que está acontecendo no Acre. Se for necessário vamos convocar a população para protestar contra esses abusos. Queremos achar uma alternativa. Não podemos é ficar de braços cruzados esperando que as soluções caiam do céu. Não é possível mais vender ilusões para a população acreana," afirmou.
O deputado quer também que o Governo do Estado pressione a Eletrobrás e a Eletronorte. "Esse não é o primeiro apagão que vivemos na Capital. Será que isso está correto? Ainda mais com as taxas absurdas que pagamos. Está correto a Eletroacre não acatar as determinações da Aneeel de baixar o preço de energia e melhorar os serviços? O poder executivo tem autonomia para intervir politicamente nessa situação," argumentou.
Estação de geração de energia de emergência - No começo do ano passado o Sindicato dos Urbanitários havia denunciado a intenção da Eletronorte de desativar a usina energética, na Morada do Sol. Eles queriam transferir os funcionários para Belém e Macapá. As instalações também teriam novos destinos. No entanto, com a denúncia dos sindicalistas houve um acordo com a bancada federal acreana para a permanência da estação. Gladson esteve presente. "Combinamos que quando faltasse energia através do linhão a usina deveria entrar em funcionamento para não faltar energia em Rio Branco. Mas ela não funcionou e nós vamos pressionar a Eletrobrás para que isso aconteça. Eles não estão cumprindo o acordo," denunciou.
Prejuízos políticos - Para o deputado os constantes problemas na área energética do Acre poderão trazer também prejuízos políticos. "Com certeza, a população terá o momento e a hora certa para responder a essa situação. Por isso, estou pedindo encarecidamente para que todos os poderes se unam para darem uma reposta convincente à população acreana. É uma barbaridade o que estão fazendo por aqui," destacou.
Gladson também criticou a Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul que recentemente aprovou o aumento da Taxa de Iluminação Pública (TIP). "As contas não estão tendo redução e os vereadores cometeram um erro ao aumentar a TIP em mais 15%. Enquanto a energia deveria baixar estão contribuindo com o aumento. Nós queremos melhorar o serviço e uma meia dúzia de vereadores aumenta as tarifas através da TIP. É uma loucura", finalizou. Do Juruá Online

Criança atira em outra com espingarda do Pai


Redação,Do oriobranco.net
Uma criança de 10 anos de idade foi baleada neste final de semana. Segundo a polícia a criança estava em sua casa na companhia de outra menor de 9 anos, quando encontraram uma espingarda dentro do quarto dos pais. Os dois menores ficaram brincando com a arma, foi quando a espingarda que estava municiada disparou e atingiu uma das crianças no abdômen. No momento do disparo os pais se encontravam em um bar próximo a residência, é quando ouviram o tiro correram em direção a casa. Ao chegarem ao local se deparam com seu filho baleado, imediatamente os paramédicos do Samu foram acionados, a criança foi encaminhada ao pronto socorro em estado grave, mas não corre risco de morte. A policia foi à residência onde ocorreu o fato, localizada no bairro Tropical, mas precisamente na rua da tripa. Os pais foram levados a delegacia de flagrantes onde irão responder pela posse ilegal de arma de fogo, além de processos relacionados ao estatuto da criança e adolescente.