Governo deve realizar novo concurso para professor

Serão oferecidas pelos menos 400 vagas que não foram preenchidas no último concurso realizado em dezembro de 2010

Imagem_Site_ConcursoO Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação (SEE), deve realizar um novo concurso público para contratação de pelo menos 400 professores. De acordo com o secretário Daniel Zen, a intenção é preencher as vagas oferecidas no último concurso, realizado em dezembro de 2010 e que não foram preenchidas.

A expectativa é que o edital do concurso seja publicado já na segunda quinzena de janeiro. Meta é contratar aprovados antes do início do ano letivo.

Ele revelou ainda que a data para início do ano letivo ainda não foi definida, mas disse que a partir do próximo dia 10, inicia o período de matrículas na rede pública de ensino. Serão mais de 160 mil vagas para as cerca de 800 escolas em todo Estado.

Em 2009, foram 159 mil alunos matriculados na rede pública. A renovação da matrícula acontecerá entre 10 e 14 de janeiro. A matrícula para os alunos que vão iniciar este ano na rede pública ou que mudam de colégio será realizada entre os dias 17 e 21 de janeiro.

Homem é preso por estuprar e engravidar menina de 12 anos

O vendedor de bombons Joab Sadanha da Silva, 49, foi preso pela Polícia Civil, no Centro de Manaus, , por suspeita de ter estuprado e engravidado uma estudante de 12 anos. Para aliciar a menina, de acordo com a titular da Delegacia Especializada em Proteção a Criança e ao Adolescente (Depca) Linda Gláucia, ele usou figurinhas adesivas.
Joab, segundo a polícia, vendia bombons em frente a uma Escola na Estadual Antenor Sarmento Pessoa, na Rua Tapajós, no Centro há 20 anos. A delegada Linda acredita que há possibilidade de haver mais vítimas. “Quem souber de outros crimes do suspeito pode denunciar, que o nome ficará em absoluto sigilo”, garantiu ela.
A violência sexual, de acordo com a vítima, ocorreu em abril do ano passado, mas a família da menina só descobriu o estupro depois de três meses, quando ela começou a passar mal. Ao fazer os exames descobriram que ela estava grávida. A pedido da família e com autorização da justiça a gravidez foi interrompida.
A delegada explicou que amostras sanguíneas dos envolvidos e do feto foram analisados pelo Laboratório de DNA da Polícia Civil. Os resultados comprovaram que Joab havia violentado sexualmente a adolescente. A juíza da Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (1º Vecute), Mirza Telma, acatou o pedido de prisão com base no depoimento da menina e dos exames.
Em depoimento, a menina afirmou que o estupro ocorreu na casa do suspeito, no Centro. Segundo ela, Jaob havia prometido lhe dar figurinhas. À polícia, ela disse que não denunciou a violência porque ele a havia ameaçado de morte. O suspeito negou o crime.

Polícia Civil prende três pessoas por tráfico de drogas

Por meio de uma operação de inteligência, a polícia civil desarticulou um grupo de pessoas envolvidas no tráfico de drogas em Cruzeiro do Sul.
Durante a intervenção foram apreendidas 500 g de pasta base de cocaína, além de uma quantia em dinheiro. Quatro pessoas foram presas sendo que uma delas foi enquadrada no artigo como usuária. Os outros três foram encaminhados à penitenciária, indiciados por tráfico de drogas e associação ao tráfico.
O flagrante ocorreu em uma residência na Avenida Desembargador Távora. Raimundo Horácio, José de Oliveira, Francisco Lima, e Camila Silva estavam dentro da casa preparando dezenas de trouxinhas de basta base de cocaína, quando foram surpreendidos pelos policiais.
Foram apreendidos aproximadamente meio quilo de drogas, sendo 300 gramas em pedra; 90 gramas refinadas e 105 gramas em trouxinhas prontas para comercialização. No local ainda foi encontrado várias tubos de creme dental. Segundo o departamento de polícia, possivelmente o material estava sendo adicionado na mistura com a cocaína. No local ainda foram apreendidos R$ 443,05 em dinheiro.
As investigações que levaram ao flagrante foram feitas pelo Grupo de Repressão a Entorpecentes. Segundo o delegado Elton Futigami, os acusados atuavam exclusivamente no trafico de entorpecentes e eram responsáveis pelo abastecimento no local. “A quantidade de dinheiro encontrada; a forma como foi encontrada a droga, assim como o processo de confecção comprovado no local, nos leva a crer que eram estes os principais fornecedores de entorpecente na redondeza”, declarou o delegado de polícia.
Esta foi a primeira vez que a polícia civil realizou uma apreensão de drogas em que a pasta dental é também utilizada na mistura com a cocaína. Geralmente se vê a presença de barrilhas, ou ainda de solução de bateria

Tião Viana empossa membros da nova equipe de Governo

Governador confirmou ainda o deputado Moisés Diniz como líder do Governo na Aleac

DSC_5783Nova equipe do Governo já está empenhada na execução de novas ações (Foto: Gleyciano Rodrigues)O governador Tião Viana empossou nesta segunda-feira, 3, os novos secretários, assessores especiais e membros da administração direta. Durante a solenidade, realizada no teatro Plácido de Castro, foi anunciado o nome do deputado Moisés Diniz (PC do B) como líder do Governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a partir do dia 1º de fevereiro.

“Nosso time está escalado e agora vamos entrar em campo com muita intensidade, amor, dedicação e humildade. Temos bons nomes, pessoas preparadas para trabalhar em prol do nosso Estado. Estou muito feliz e confiante que teremos bons resultados em nossas lutas”, afirmou Tião Viana.

Ele revelou ainda que alguns secretários já estão visitando outros estados em busca de novas experiências para serem executadas no Acre. Tião Viana fez questão de citar medidas importantes para a Segurança, Saúde, atendimento aos idosos e crianças, entre outras.

“Vamos implantar em Rio Branco, a indústria da manga e em Cruzeiro do Sul, do coco, além de outras ações que já vamos implantar. O Acre vai vivenciar, nesses quatro anos, um ambiente limpo, moral e totalmente ético. Essa equipe está preparada para grandes desafios”, destacou.

A solenidade de posse contou com a participação do presidente do Tribunal de Justiça, Pedro Ranzi, procurador-geral do Ministério Público Estadual (MPE), Samy Barbosa, prefeito Raimundo Angelim, presidente da Aleac, deputado Edvaldo Magalhães (PC do B), que assume a secretária de Desenvolvimento, Tecnologia, Ciência e Indústria e Comércio no dia 1º de fevereiro, além de servidores e familiares.

O vice-governador, César Messias e a primeira-dama, Marlúcia Cândida também participaram da solenidade. Os nomes para o segundo e terceiro escalão só serão anunciados nos próximos dias.

Secretário de Segurança anuncia primeiras medidas

DSC_5727Reni Graebner anunciou reforço no policiamento para combater criminalidade (Foto: Gleyciano Rodrigues)O secretário de Segurança Pública, Ildo Reni Graebner, anunciou, durante discurso, as primeiras medidas para combater a criminalidade no Acre. Ele revelou que o policiamento ostensivo nas áreas com maiores índices de casos será intensificado, com a incorporação de novos homens.

“Também vamos instalar 30 câmeras de segurança na Capital, o disque-denúncia, quatro postos da Polícia Comunitária na Capital e dois no interior, além de reforçar o patrulhamento na região de fronteira. Essas são apenas as nossas primeiras ações. Com apoio de todos e muito esforço, vamos diminuir os índices de criminalidade no Acre”, assegurou.

O governador Tião Viana disse que a equipe da Segurança Pública é formada por profissionais preparados e capacitados para combater a criminalidade. “Já tivemos mudanças importantes, mas precisamos e vamos avançar ainda mais, até diminuirmos os índices de criminalidade em nosso Estado”, disse.