Dindim reclama de inadimplência de empresas, mas garante 13º e salário de dezembro de servidores

O prefeito de Feijó-AC, Raimundo Dindim, anda reclamando muito das empresas que atuam na construção da BR 364, entre Sena Madureira/Cruzeiro do Sul. E faz sentido o tamanho de sua insatisfação. É que cinco empresa estão devendo impostos ao município e não sinalizam com a possibilidade de quitação da dívida.

Apesar do pouco otimismo de acertos com as empresas, Dindim garante que o 13º e salário de dezembro dos servidores estão garantidos.

Acre e Califórnia querem falar a mesma língua quando o assunto é crédito de carbono

Governadores Binho Marques e Arnold Schwarzenegger assinaram memorando de entendimento para possibilitar venda de crédito de carbono para a Califórnia



governadores
Governadores da Califórnia, do Acre e de Chiapas durante aplausos, depois da assinatura do memorando(Foto: Sergio Vale)
Aplaudidos de pé por uma plateia formada por lideranças ambientais, cientistas, acadêmicos e jornalistas de pelo menos 20 países. Assim foi o momento da assinatura do memorando que vai definir as regras para a comercialização de crédito de carbono entre Acre, Califórnia (EUA) e Chiapas (México).

No memorando, as partes definiram cooperações como a criação de um grupo de trabalho sub-nacional que se reunirá mensalmente entre dezembro de 2010 a outubro de 2011 para trabalhar no desenvolvimento de recomendações sobre Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD). O produto final do grupo será a recomendação para o acordo de conexão entre a Califórnia e os estados parceiros.

"Proteger as florestas do mundo é importante para combater as mudanças climáticas globais. Hoje a Califórnia se junta com dois dos mais extraordinários líderes na luta para reduzir as emissões de gases do efeito estufa. Com esse memorando de entendimento com Acre e Chiapas nós tomamos ação para proteger as florestas tropicais", foi o que disse o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, sobre o documento que acabara de assinar. Ele também fez questão de deixar claro que o ato abre caminho para outros estados entrarem no mercado de carbono com a Califórnia, com início previsto para 2012.

Para o governador do Acre, o dia também foi considerado histórico porque, com a participação de comunidades agroextrativistas e indígenas, o governo criou a lei de pagamento por serviços ambientais e agora foi dado outro passo importante para proteger a floresta e dar condições melhores para quem vive e cuida dela. "O que existe no Acre não é resultado do meu governo, aliás, de nenhum governo. Os demais estados da Amazônia avançam ou recuam dependendo de seus governantes. O que acontece no Acre é diferente, é resultado do que aconteceu na década de setenta quando líderes seringueiros tomaram a decisão de não aceitar o desmatamento e lutar para manter a floresta em pé. Nosso projeto não é só ambiental, ele é sócio-ambiental porque defende a vida de quem está dentro da floresta", lembrou o governador depois de assinar o memorando ressaltando que tanto o Acre como Chiapas estão em situações diferentes em ações práticas relacionadas ao meio ambiente.
gover
Governador do Acre, Binho Marques com o presidente da Assembléia, Edvaldo Magalhães e governador de Chiapas, Juan Sabines (Foto: Sergio Vale)


O presidente da Assembleia Legislativa, Edvaldo Magalhães, participou da solenidade como uma das testemunhas do ato e, orgulhoso, lembrou que o Acre está mais uma vez enxergando à frente do seu tempo. "O Acre está novamente conectado com bandeiras mais avançadas discutidas pelo mundo, mas não deixa de estar plugado em sua realidade, reconhecendo o papel essencial do povo que vive da floresta e com a floresta", disse.

Príncipe Charles elogia ações realizadas pelo Acre

O príncipe Charles, que tem se dedicado a projetos ligados ao meio ambiente, não pôde estar presente na reunião, mas fez questão de enviar um vídeo onde além de elogiar o trabalho realizado pela Califórnia, citou o Acre como um dos lugares do mundo que trabalha e toma atitudes concretas na defesa do meio ambiente. "Precisamos de mais confiança e colaboração. Ações positivas em nível sub-nacional podem influenciar governos nacionais", concluiu o príncipe britânico.

James Cameron, diretor do filme Avatar, também em vídeo, falou sobre energia limpa e disse que todos estão conectados. O que um país faz afeta todos os outros. "viajei o mundo todo divulgando Avatar e em todos os lugares conheci pessoas que se preocupam com o meio ambiente", disse.

A preocupação tem motivos que devem ser levados a sério. A representante da Secretaria Especial para Assuntos Internacionais dos EUA, Reta Lewis apresentou trechos de um relatório sobre mudanças climáticas e informou que as temperaturas estão subindo e caindo em todo o planeta. "Nossa prosperidade, saúde e riqueza estão em risco", lembrou. O evento aconteceu nos últimos dias 15 e 16, em um importante centro universitário em Davis, cidade próxima a Sacramento, capital da Califórnia.

Formação do R20

A 3ª Cúpula sobre Mudanças Climáticas foi encerrada com a formação do R20- Regionalização das Mudanças Climáticas, um acordo entre lideranças políticas de 20 estados em favor do meio ambiente. Nele, as lideranças se comprometem a criar alternativas viáveis para aperfeiçoar a vida das pessoas num mercado que possa contar com energia renovável, eficiente e limpa, o que pode ser traduzido como a captação do sonho verde.

Numa cerimônia que começou com apresentação de orquestra formada por palestinos e israelenses, muito se falou em conexão, harmonia entre os seres humanos e a natureza. Durante todos os discursos foram recorrentes falas que ressaltaram a importância de juntar esforços, porque de forma isolada não será possível vencer os riscos globais. Consciência e colaboração foram apontadas como aspectos fundamentais, assim como vencer as diferenças entre raças e culturas. "Estamos prontos!" afirmou, convicto, o governador do Acre, Binho Marques.




Mudança no fuso horário passa a valer a partir de 1º de janeiro

Parecer da assessoria Jurídica do Senado afirma que resultado do Referendo passa a valer no primeiro dia do próximo ano

Os acreanos vão iniciar 2011 com o novo fuso horário. A assessoria Jurídica do Senado emitiu parecer afirmando que o resultado do Referendo, que foi realizado no dia 31 de outubro, torna sem efeito para o Acre, a Lei que altera o fuso.

De acordo com o parecer jurídico, o resultado do Referendo deveria ser colocado em prática imediatamente. A data de 1º de janeiro é uma maneira de formalizar a decisão tomada pela sociedade.

No Referendo, 56,87% dos eleitores responderam não à pergunta: "Você e a favor da recente alteração do horário legal promovida no seu Estado?". Enquanto que o "Sim" obteve 43,13%.

O "Não" obteve maioria em todos os municípios do Estado, exceto em Acrelândia que preferiu a permanência do horário atual, que corresponde a uma hora a menos que Brasília.