Após enchente repentina, tráfego em ponte Rio Caeté volta à normalidade

Após enchente repentina, tráfego em ponte Rio Caeté volta à normalidade
Após mais de uma semana submersa pelas águas do Rio Caeté, a ponte de madeira localizada na altura do km 10 da BR-364, trecho entre os municípios de Sena Madureira e Manoel Urbano, voltou a oferecer trafegabilidade normal neste último final de semana. Na sexta-feira, 14, veículos de pequeno, médio e grande porte atravessaram o local sem maiores dificuldades.Por conta do aniversário do município de Manoel Urbano, comemorado dia 14, o fluxo de veículos foi intenso. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre), a ponte comporta até mesmo máquinas pesadas que estejam sendo empregadas na pavimentação da BR-364 entre as duas cidades. A ponte construída em madeira surgiu para suprir uma necessidade, já que a passagem feita de alvenaria apresentou sérios problemas correndo, inclusive, riscos de desabamento. No início deste mês veio a surpresa. Uma enchente inesperada do Rio Caeté provocou a interdição da travessia de madeira, que ficou completamente coberta pelas águas. Uma pequena embarcação foi disponibilizada pela Construtora Cidade para o transporte de pessoas e mercadorias. Agora, com a vazante, os moradores enfrentam menos transtornos na hora do deslocamento para Manoel Urbano. Ednaldo Gomes, da Agência Contil Net

Gladson defende aprovação do “banda larga”

Gladson defende aprovação do “banda larga”

Em Brasília, onde se encontra para uma série de contatos no Congresso Nacional e demais órgãos federais, o deputado Gladson Cameli(PP) voltou a defender a aprovação do projeto de lei do Poder Executivo que garante acesso a internet de banda larga nas escolas públicas. Na quarta-feira passada(12), o deputado votou no plenário da Câmara dos Deputados pela aprovação do regime de urgência para apreciação do mérito da proposta. A votação da matéria , no entanto, foi adiada para esta semana por falta de acordo.”O projeto tem um objetivo altamente social e precisa sair do papel o mais rápido possível”, disse Gladson.
O deputado criticou a oposição , que resistiu á votação do projeto e entrou em obstrução.Com a falta de quorum, a sessão foi encerrada sem a apreciação da matéria . A oposição alega que o projeto é eleitoreiro e beneficia apenas municípios administrados pela base do Governo Federal. Gladson alega, no entanto, que o projeto já foi amplamente debatido por todos os setores interessados e recebeu substitutivo que garante transparência na aplicação dos recursos. Diante da resistência, O deputado defendeu a discussão imediata dos pontos ainda pendentes para que o projeto não seja prejudicado em sua totalidade e insistiu no caráter popular da proposta.
O parlamentar acreano destacou ainda que o Plano Nacional de Banda Larga é estratégico para o Brasil e indispensável para o futuro de qualquer país. O objetivo, segundo o deputado, é democratizar a informação e levar conhecimento dos grandes centros até o interior de forma ágil e efetiva. A implantação do Plano Nacional de Banda Larga vai requerer a reativação e reestruturação da Telebrás, com requisição de funcionários a órgãos como o Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações(Anatel).Apesar das críticas da oposição à reativação da Telebrás,Gladson garantiu que o órgão vai voltar a atuar no sentido estritamente técnico e “necessário para a implantação de um programa da dimensão do Plano Nacional de Banda Larga”. (Assessoria)