Pela segunda vez, Anvisa proibi venda do xampu Esperança


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa - determinou, na sexta-feira (16), a suspensão e a interdição de diversos produtos sujeitos à vigilância sanitária. Dentre estes, o xampu Esperança Ervas da Amazônia - que tem fabricação em Tarauacá (AC). O site do Xampu Esperança na internet chama atenção para suposta pirataria que sofre o produto acreano que não possui registro na Anvisa.
Este produto já tinha tido a sua fabricação e venda proibida em junho de 2007 por não ter a sua eficiência reconhecida. Depois trocou de nome e voltou as prateleiras de farmácias e drogarias.
Jairo Carioca - Da redação de ac24horas

Binho no 6º Fórum de Governadores: governo brasileiro defenderá compensação ambiental em Copenhagen


O governador Binho Marques confirmou nesta sexta-feira, 16, que o Governo Federal fechou consenso com os governadores da Amazônia em defender na COP 15 o mecanismo REDD (Redução para o Desmatamento e Degradação). A COP 15 é a conferência da ONU sobre as mudanças climáticas e será realizado em Copenhagen, em dezembro. O mecanismo REDD produz compensações pela prestação de serviços ambientais. "Além disso, o governo brasileiro se comprometeu em fazer reuniões com presidentes dos países amazônicos quanto à questão", informou Marques.
Durante o 6º Fórum de Governadores da Amazônia, realizado nesta quinta e sexta no Amapá, Binho anunciou a realização de um encontro ampliado de governadores em Rio Branco em maio de 2010 para debater experiências socioambientais. O Acre foi escolhido porque possui vários projetos e é pioneiro, com a luta de Chico Mendes, em políticas de sustentabilidade socioambiental.
Durante o Fórum, Marques voltou a defender a aprovação e implementação do FPE Verde, que trata do repasse constitucional diferenciado aos Estados da Amazônia. "Nós estamos desde 2000 acompanhando o debate do FPE, que é o nosso ´plano REDD´ e eu não entendo porque não é aprovado", questionou o governador do Acre.
O FPE Verde é um projeto da senadora Marina Silva, que apoia a compensação pelos serviços ambientais prestados pela Amazônia. "Acho que nós precisamos sair daqui com programação de ações práticas, de transformar nossa intenção em algo efetivo", completou o governador, fazendo referência ao plano de desenvolvimento do Acre que se iniciou a partir da luta de Chico Mendes. Essa luta e seus resultados viraram modelo no Brasil e no mundo. "Qualquer Estado tem uma experiência exitosa para mostrar", disse. Para Marques, esta edição do Fórum é a oportunidade de demonstrar a força dos temas defendidos pelos governadores. "Nós nunca tivemos tanta capacidade de construir a identidade amazônica como agora".
Governadores da Região Norte posam para foto oficial do 6º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, no marco zero da Linha do Equador, que separa o Hemisfério Sul do Norte

Após denúncia da filha, americana é presa por cultivar pé de maconha na sala


A jovem de 19 anos ligou para o serviço de emergência da polícia e informou que sua mãe estava cultivando a droga em casa. Ao chegar à residência de Tina, os agentes encontraram um pé de maconha de quase dois metros de altura na sala de estar. A mulher alegou que estava cultivando a maconha para fins medicinais, para aliviar dores nas costas. No entanto, ao vasculhar a casa, os policiais encontraram maconha seca no porão, uma balança, material para embalagem e cachimbos. Além disso, havia duas pistolas e um revólver no local.