O governador Binho Marques confirmou nesta sexta-feira, 16, que o Governo Federal fechou consenso com os governadores da Amazônia em defender na COP 15 o mecanismo REDD (Redução para o Desmatamento e Degradação). A COP 15 é a conferência da ONU sobre as mudanças climáticas e será realizado em Copenhagen, em dezembro. O mecanismo REDD produz compensações pela prestação de serviços ambientais. "Além disso, o governo brasileiro se comprometeu em fazer reuniões com presidentes dos países amazônicos quanto à questão", informou Marques.
Durante o 6º Fórum de Governadores da Amazônia, realizado nesta quinta e sexta no Amapá, Binho anunciou a realização de um encontro ampliado de governadores em Rio Branco em maio de 2010 para debater experiências socioambientais. O Acre foi escolhido porque possui vários projetos e é pioneiro, com a luta de Chico Mendes, em políticas de sustentabilidade socioambiental.
Durante o Fórum, Marques voltou a defender a aprovação e implementação do FPE Verde, que trata do repasse constitucional diferenciado aos Estados da Amazônia. "Nós estamos desde 2000 acompanhando o debate do FPE, que é o nosso ´plano REDD´ e eu não entendo porque não é aprovado", questionou o governador do Acre.
O FPE Verde é um projeto da senadora Marina Silva, que apoia a compensação pelos serviços ambientais prestados pela Amazônia. "Acho que nós precisamos sair daqui com programação de ações práticas, de transformar nossa intenção em algo efetivo", completou o governador, fazendo referência ao plano de desenvolvimento do Acre que se iniciou a partir da luta de Chico Mendes. Essa luta e seus resultados viraram modelo no Brasil e no mundo. "Qualquer Estado tem uma experiência exitosa para mostrar", disse. Para Marques, esta edição do Fórum é a oportunidade de demonstrar a força dos temas defendidos pelos governadores. "Nós nunca tivemos tanta capacidade de construir a identidade amazônica como agora".
Governadores da Região Norte posam para foto oficial do 6º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, no marco zero da Linha do Equador, que separa o Hemisfério Sul do Norte