HUMAITÁ - Pescador fica gravemente ferido após ataque de jacaré

Mesmo muito ferido, o pescador lutou bravamente com o jacaré No início da manhã de sábado (8), como fazia todos os dias, o pescador Samuel Farias dos Santos, de 21 anos, saiu para pescar no Lago do Antônio, quando foi surpreendido por um ataque de um grande jacaré que bateu em sua canoa e o derrubou na água. Ao cair na água, Samuel foi mordido no rosto pelo jacaré. A violenta mordida arrancou parte do lado direito do rosto de Samuel, expondo o seu globo ocular. Mesmo muito ferido, o pescador lutou bravamente com o bicho e conseguiu se desvencilhar graças também, à ajuda de outros pescadores que estavam por perto e que rapidamente vieram ao seu auxílio. Samuel, que perdia muito sangue, foi evacuado para Humaitá num barco tipo “recreio”. Ele deu entrada no hospital, por volta das 14 horas (quase 8 horas depois do ataque). Os médicos sedaram a vítima que teve que receber transplante de sangue para, após estar estabilizado, ser removido para Porto Velho. Por volta das 18 horas, Samuel deu entrada no Pronto Socorro em Porto Velho (João Paulo II), sendo recebido por uma equipe composta por cirurgiões, oftalmologista, neurologista e anestesista que rapidamente o conduziu para a cirurgia. Até o fechamento desta matéria, inda não havia mais informações sobre o resultado da cirurgia e o atual estado de saúde do pescador. “A reprodução desta matéria só é permitida desde que seja citado o autor, a fonte e que não seja feita nenhuma alteração no texto”. Fonte: Alex Maria

Relator da CPI da Pedofilia quer depoimentos fechados

Antonia Sales diz que decisão de Donald visa proteger nomes de certas pessoas
O deputado estadual Donald Fernades (PSDB), relator da Comissão Parlamentar de Inquérito que apura crimes de pedofilia, parece que está com medo do que pode ser dito pelas pessoas que vão depor a partir desta quarta-feira na comissão. Donald, que arrotava bravura e independência quando a CPI foi criada, agora recuou e anunciou nesta terça-feira que os depoimentos das testemunhas convocadas devem ser feitos a portas fechadas.
para preservar as pessoas que podem sofrer acusações infundadas, sem provas".
De acordo com Donald, a ativista em direitos humanos e advogada Joana D´arc "está fazendo teatro com os supostos nomes que teria para levar à Comissão". De acordo com o deputado, a ativista pode ser responsabilizada criminalmente se não apresentar provas contra os denunciados.
A decisão de Donald não causou reação negativa só entre jornalista. Da tribuna a deputada Antônia Sales (PMDB), pediu apoio aos demais colegas para que os depoimentos sejam abertos. Para ela a intenção é proteger nomes de certas pessoas: "porque temos que proteger essas pessoas que abusam de crianças?; porque temos que passar a mão na cabeça desses monstros?, indagou a representante do Juruá.
A deputada também ressaltou a ausência do presidente da CPI na sessão desta terça-feira: "aqui deveria está presente o presidente da CPI deputado Luiz Tchê (PMN), mas está viajando sem nem ter comunicado. A CPI já está na cabeça da sociedade, faço um apelo que esses depoimentos sejam abertos" completou
Da redação ac24horas

Produtores rurais protestam e fecham BR-364 por cinco horas


A única alternativa encontrada por moradores do ramal do Ouro, localizado na BR-364, para receber a atenção do governo do Estado foi bloquear o quilômetro 100 da estrada que liga Rio Branco ao município de Sena Madureira. O protesto que ocorreu nesta segunda-feira, dia 10, tinha como objetivo a reivindicação de melhorias de infraestrutura na região. De acordo com o presidente da Associação de Produtores Rurais, Valdenizo Rêgo, há pelo menos sete anos ele e as 200 famílias que vivem na região pedem melhorias de infraestrutura no local, mas nada foi feito.“O que nós queremos é apenas que eles nos forneçam condições para escoar nossa produção. Queremos melhorias nos ramais para continuar trabalhando e ajudando no crescimento desse Estado”, clamou Valdenizo.Segundo ele, os moradores também querem a titulação da terra e a implantação do projeto Luz para Todos do governo federal.“Só estamos em busca de condições para trabalhar e sobreviver. Aqui nós produzimos cana-de-açúcar, café, banana, arroz, milho e feijão, mas muita gente está ficando desestimulado porque não tem como vender o que produz”, ressaltou o representante dos produtores.De acordo com os moradores da região, a falta de infraestrutura do ramal não traz problemas apenas para o escoamento da produção. Eles informam que até para transportar as pessoas que adoecem no local é um problema.“Nós precisamos colocar as pessoas doentes em redes, porque nenhum veículo consegue entrar para ajudar. Muita gente sofre com isso, porque além de suportar as dores, é preciso suportar o transporte dentro de uma rede”, conta Valdenizo.
Caminhões paradosPor volta das 15 horas, o local já apresentava 4 quilômetros de veículos parados ao longo da pista. A maior parte levava produtos para os municípios de Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.Os caminhoneiros que estavam parados ao longo da rodovia disseram que entendiam a reivindicação dos produtores rurais e que a única opção que restava era aguardar a reabertura da estrada.“Eles estão tranqüilos e nós vemos que eles querem apenas trabalhar. Eles nos explicaram o que está acontecendo e nos pediram para esperarmos aqui. Nosso único problema é que temos prazo para entregar a carga”, disse um caminhoneiro.
Outro transportador que seguia para o Juruá com um carregamento de refrigerantes decidiu retornar para Rio Branco porque disse que o bloqueio não teria hora para terminar.

Equipamentos darão mais agilidade na fiscalização de trânsito

Com a chegada de dois novos bafômetros, o policiamento de trânsito da Região do Juruá, agora conta com sete aparelhos que vão permitir uma fiscalização mais intensa no trânsito de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.
A entrega dos equipamentos foi realizada pelo tenente-coronel Aires comandante do CPO2, Major Nascimento comandante da Policia Militar na Região do Juruá e pelo chefe da Primeira Ciretran, Valdecí Dantas. Além dos bafômetros, a fiscalização ganhou também 50 coletes refletivos que serão utilizados nas blitzs e organizações de eventos. Dois dos antigos bafômetros estão passando por reparos e assim que forem devolvidos, cada viatura policial nas ruas de Cruzeiro do Sul vai dispor de um aparelho.
Segundo major Nascimento, agora todo policial militar está credenciado para atuar no policiamento de trânsito e conta que em muitas outras ocorrências rotineiras, também se faz necessário o uso do aparelho capaz de aferir a quantidade de álcool no sangue. O tenente-cornel Aires, disse que a partir de agora, diferentes grupos da Policia Militar vão trabalhar em ações conjuntas na realização de blitzs surpresas em diversos pontos da região.
O comando da Polícia Militar na região também aguarda com muita expectativa a vinda de novas viaturas, carros e motos que darão mais agilidade e segurança no trabalho realizado. Durante um momento de questionamento sobre a Segurança Pública no Juruá ocorrido há três meses, a secretária estadual de segurança Márcia Regina veio à cidade e prometeu que com a reabertura da BR-364 novos veículos seriam enviados.