Uma brasileira poderá ser a prefeita de Cobija



Se as pesquisas eleitorais se confirmarem, no próximo dia 4 de abril a população da capital de Pando, na Bolívia, poderá eleger Ana Lúcia Reis alcaldeza de Cobija. O cargo que equivale ao de prefeito será ocupada por uma mulher que tem dupla nacionalidade, brasileira e boliviana. Outro fator interessante é que poderá ser a terceira prefeitura na região fronteiriça do Alto Acre a ser comandada por uma mulher. Leila Galvão (PT) dirige Brasiléia e, Eliane Gadelha (PT), Assis Brasil.

A candidata, apoiada pelo presidente boliviano Evo Morales, nasceu em Porvenir, na província de Pando, mas é filha do brasileiro, José Constantino dos Reis Filho. Por isso, a dupla nacionalidade. Ana Lúcia traz a política na sua genética. O seu avô, José Cons-tantino dos Reis, era um português anarquista que fugiu do regime salazarista nos anos 30. Veio para o Brasil, entrou em choque com a polícia política do Estado Novo de Getúlio Vargas, nos anos 40, e, mais uma vez teve que fugir. Acabou se refugiando em terras bolivianas fronteiriças com o Acre.
Ana que é proprietária do hotel mais conhecido dos acreanos em Cobija, o Açaí, já foi representante da região no Congresso Nacional da Bolívia, por duas vezes, como deputada. Ela afirmou que ao invés de tentar uma reeleição foi convocada para a missão de assumir os destinos de Cobija. Uma eleição que poderá significar mais um passo importante na propalada integração acreana com os países vizinhos. “Fui presidente do Parlamento Amazônico e pude desenvolver uma boa relação com parlamentares e o governo brasileiro. Principalmente com o Acre e o Amazonas. Só fato de ser brasileira e ter essa conexão com o Brasil vai nos ajudar bastante para intercambiar alguns tipos de conhecimentos e projetos que virão de lá para cá. O que nós queremos é aproveitar o desenvolvimento do Brasil em diferentes áreas como a produção sustentável do Acre”, avisou.
Com 60% das intenções de votos, Ana Lúcia, transformou parte do Hotel Açaí num comitê de campanha para vencer os seus adversários Miguel Santalucia e Janeth Lopes. Desde o amanhecer até à noite, representantes de bairros, de movimentos sociais e políticos pandinos se reúnem com a candidata para traçarem os rumos do futuro de Cobija. “Tenho o apoio de 47 dos 53 bairros e dos principais representantes do movimento so-cial”, salientou.
Durante a entrevista Ana já avisa que utilizará o modelo de desenvolvimento de Rio Branco para fazer as transformações na Capital Pandina. “Vamos nos preocupar mais com a questão do meio am-biente. Se eleita quero fazer uma avenida costaneira, às margens do Rio Acre, com ciclovias, arborização, jardinagem para ser um ponto turístico da cidade. Da mesma maneira que a Prefeitura de Rio Branco fez a revitalização da região da Gameleira”, prometeu. Outro projeto de campanha da candidata inspirado em Rio Branco é o aproveitamento de uma área no centro de Cobija de 12 hectares para fazer um parque similar ao Chico Mendes. “Antes a cidade estava abandonada. O Governo do Acre e a prefeitura conseguiram transformar essa realidade de Rio Branco e quero fazer a mesma coisa por aqui”, disse ela.
A ex-deputada conta para isso com a promessa de ajuda de Evo Morales, que já esteve pelo menos cinco vezes no seu palanque durante a campanha, de intensificar ainda mais os investimentos na Capital de Pando. “O nosso presidente está muito comprometido com toda a região amazônica boliviana.
Inclusive, já temos o projeto que prevê o asfaltamento da estrada que vai unir Cobija a La Paz”, afirmou. Tais investimentos na infra-estrutura pandina refletem uma preocupação do governo de La Paz por se tratar de uma região politicamente delicada para o presidente boliviano que ainda enfrenta a influência do ex-governador Leopoldo Fernandes, preso na Capital Boliviana depois de conflitos, em 2008, na região. Pando foi uma das poucas províncias onde Evo não conseguiu vitória para a sua reeleição. Perdeu por uma diferença de 3%. “Mas consideramos uma vitória porque subimos de 19% para 45% nas últimas eleições,” comemorou Ana.
No entanto, Ana admite que o ex-governador encarcerado ainda tem uma forte influência na província. “O Leopoldo ainda tem muito prestígio por ser um líder. Mas a diferença é que ele não está em Pando. Acho que durante o governo dele nunca incentivaram o surgimento de novos líderes. Agora, se ampliou a possibilidade com gente nova. Muitas pessoas que eram ligadas ao Leopoldo viram que são necessárias novas propostas, novos candidatos e abertura para os jovens, por isso, mudaram de lado. De todos os problemas que vivemos, em 2008, ainda fica uma dor para os dois lados, mas estamos mais tranqüilos. A população quer trabalhar e viver bem”, garantiu.
Fonte: A Gazeta

Raio mata mulher que lavava louça em colônia na BR-317


uma chuva considerada leve na colônia Bela Vista, Ramal Cajazeira, localizada no km 26 da BR 317 - Estrada do Pacífico – onde mora a família da Senhora Silvana Rodrigues Clemente dos Santos (30), juntamente com seu esposo e dois filhos menores de 10 anos. Segundo o seu esposo, a chuva começou com um sereno e ficou um pouco forte, fazendo com que ainda fechassem às janelas e portas, mas, logo passou. Dona Silvana, que estava na companhia de seu esposo, os dois filhos e um irmão, resolveu lavar a louça na pia localizada na varanda ao lado da cozinha. O esposo disse que viu um leve clarão do lado de fora que foi seguido de outro mais forte e então, um estrondo. Foi quando estourou todas as lâmpadas da casa, queimou a geladeira e a televisão. A carga elétrica foi tão forte que até o registro de medição localizado cerca de 30 metros estourou. Foi quando o esposo e o cunhado passaram a chamar por Silvana para que entrasse na casa e não obtinham resposta. Quando saíram à sua procura, encontraram o corpo caído no chão da varanda com marcas e já sem vida. Pelo o que conta, o raio caiu encima do banheiro há poucos metros da vítima, todo o seu telhado havia sido danificado e o alumínio espalhado pelo quintal. Há cerca de 20 metros encontraram um bezerro também morto. Vizinhos de outra colônia que moram numa parte alta, testemunharam quando o raio caiu sobre a casa. Assustados com o que viram, correram para ver se precisavam de ajuda e quando chegaram, encontram a tragédia. O esposo estava balado com a perda da esposa e procurava entender o que havia acontecido. Ele e seus filhos juntamente com o cunhado também poderiam ter morrido, já que estavam próximo da vítima. O corpo após ser periciado, foi liberado para ser velado pelos familiares.

Chinês adota grama como única fonte de alimentação


Sanju mudou para a nova dieta há um ano e meio, e foi inspirado por um programa de TV em que os participantes ficavam ser comer por dez dias. No início, Li Sanju optou por apenas tomar água e comer o que encontrasse nas montanhas, na região onde mora. Depois de algumas semanas, ele abandonou a ingestão de carnes de qualquer tipo e posteriormente deixou de consumir arroz. Ao ingerir apenas grama, folhas e raízes, o chinês sofreu diarréia nos primeiros dias, mas responsabilizou algumas folhas que deviam conter pesticidas. Li Sanju afirmou ao site "Dantri" que com a nova alimentação se sente mais disposto e viu seu tumor na perna direita desaparecer por completo.

Cobra de 2,5 m vai parar no veterinário após comer coelho de brinquedo


Uma píton faminta foi parar no veterinário depois que comeu um coelho de brinquedo. O réptil foi encontrado por uma mulher de Redlynch, no estado de Queensland, na Austrália, segundo reportagem jornal “Cairns Post”.A mulher contou que havia acordado com os latidos de seu cachorro de estimação por causa de alguma coisa que estava debaixo de sua cama. Quando levantou para ver o que era, ela se deparou com a cobra de 2,5 metros.

Então, ela viu a píton engolindo o coelho de brinquedo. “A cobra estava magra e desesperada por uma refeição”, disse David Walton, que foi chamado para capturar o réptil.