Sede do Ibama está lotada de gaiolas com curiós apreendidos
Criar curió é um dos passatempos preferido de dezenas de centenas de acreanos em todo o Estado. Uma sala da sede do Ibama foi escolhida na sexta-feira, 11,para abrigar provisoriamente centenas de gaiolas com curiós [Oryzoborus angolensis, nome científico adotado pelo Ibama] apreendidos numa blitz feita por agentes do órgão na cidade de Rio Branco. Uma verificação minuciosa está sendo feita para saber quais são os criadores que têm permissão para ter pássaro em cativeiro. Os pássaros, cujos donos não estejam legalizados, serão soltos em seu habitat natural, e seus proprietários responderão processo por criação ilegal de animais silvestres. O nome Curió na língua tupi guarani significa "Amigo do Homem", pois este pássaro gostava de viver perto da aldeia dos índios. Esta característica de se aproximar do ser humano, a sua elegância, a enorme capacidade de disputar pelo canto quem é o dominador do território, e a enorme qualidade de seu canto, fez do curió um amigo muito estimado entre os criadores e amantes de pássaros em geral. O curió alimenta-se basicamente de alguns insetos, várias sementes com exclusividade na semente do capim navalha
[que no Acre é chamada de tiririca].
O aposentado Francisco Dias da Costa, 68 anos, foi levado na tarde desta segunda-feira (13) ao Presídio Manoel Néri da Silva em Cruzeiro do Sul, depois de passar dois dias internado no Hospital do Juruá, sofrendo de hipertensão arterial. O idoso começou a passar mal na madrugada de sábado (11), ao ser flagrado por uma equipe de agentes de polícia da Delegacia da Mulher e do Menor, comercializando pasta à base de cocaína junto com o filho Adaílton de Almeida da Costa, o Dade, 21 anos, levado ao presídio ainda no sábado.
Uma intensa movimentação de veículos e pessoas no local em plena madrugada despertou a atenção dos policiais, com a chegada da viatura todos se evadiram com rapidez. Parte dos policiais ficou escondida próxima a um bar que é um local considerado suspeito. Pensando que todos os agentes tinham se ausentado, um cliente chegou à residência do idoso para comprar entorpecente, foi quando a polícia fechou o cerco e prendeu pai e filho em flagrante, o comprador conseguiu fugir.
Dentro da casa foram encontradas várias trouxinhas de pasta à base de cocaína pesando aproximadamente 200 gramas, tesouras usadas na confecção das embalagens, armas brancas, vários aparelhos eletrônicos, relógios, um cartão de banco, celulares, documentos pessoais e R$ 222,00 em espécie que seria resultado da venda de drogas. Os documentos e objetos encontrados, conforme a polícia tinham sido penhorados por usuários de cocaína.
Em maio desse ano Francisco Madson de Almeida Costa, 24 anos, filho do aposentado, morreu um mês depois que foi atingido por dois tiros na frente de casa, dois homens em uma motocicleta chegaram atirando e fugiram. Pelas características do crime, a polícia disse que uma das possibilidades seria acerto de contas, versão contestada pela viúva da vítima que na época garantiu que o rapaz era trabalhador e jamais teve envolvimento com a venda de droga.
www.tarauacadahora.com.br - Da redação