Falta de consolo é um dos maiores problemas para os comunistas em Tarauacá.





A população de Tarauacá ultimamente vem sendo torturada psicologicamente por alguns adversários políticos do atual prefeito Vando Torquato que ainda não acordaram com a derrota que sofreram nas ultimas eleições, e ainda continuam sonhando em administrar Tarauacá só que desta vez ainda não deu.
Binho reúne com prefeitos para discutir programa estadual de habitação.



O governador Binho Marques esteve reunido na tarde de ontem com 20 dos 22 prefeitos do Acre para discutir o plano estadual de habitação a ser lançado na segunda quinzena de maio. O programa prevê a construção de mais de oito mil casas populares em todo o Estado até dezembro de 2010. Dessas, quase quatro mil serão construídas com recursos do governo federal - programa Minha Casa Minha Vida - e o restante, com recursos do governo do Estado e das prefeituras.A reunião foi convocada pelo governador Binho Marques para apresentar a proposta inicial do governo para implantação do projeto e para ouvir como cada um pode ajudar na parceria para garantir a construção das habitações em todos os municípios do Estado e não apenas na capital.
A ideia do governo é construir estas casas em parceria com as prefeituras, seja com contrapartida financeira ou com cessão de terrenos. Ele também pediu aos prefeitos um levantamento do déficit habitacional de cada cidade. Uma nova reunião deve ser realizada entre o dia 13 e o dia 15 de abril para que os prefeitos apresentem suas propostas.
O prefeito Angelim, que é presidente da Associação dos Municípios do Acre – Amac - disse que o convite do governador Binho Marques é importante para consolidar as parcerias, até porque as prefeituras têm dificuldades de viabilizar, em Brasília, recursos para a construção de casas populares e poder realizar este tipo de projeto com o governo do Estado, ajuda a diminuir o déficit habitacional nas cidades, que é muito alto.
“Nós não temos recursos mas podemos, por exemplo, entrar com terrenos e se o governo nos oferece esta parceria, que vem em boa hora, não há dúvidas de que iremos aceitá-la, até porque nós da Amac tem redobrado os esforços para garantirmos recursos para este setor, que é a habitação e não é fácil viabilizá-los. Portanto, trabalhar em parceria com o Estado nos parece uma excelente alternativa”, disse Angelim.
O governador Binho Marques disse que o objetivo do seu governo é construir o plano estadual de habitação para saber como cada prefeito pode contribuir com o projeto, que já conta com três modelos de residências a serem construídas, de acordo com as especificidades de cada cidade.
“Estamos tendo a primeira conversa e já estamos na fase de construção de um protótipo de casa para sabermos os custos exatos e assim elaborarmos o projeto sem nenhum risco, até porque devemos concluí-lo em dezembro de 2010”, disse Binho Marques destacando ainda que até o lançamento do programa, governo e prefeituras devem avaliar os reflexos da crise econômica nos orçamento do Estado e dos municípios e “assim, fecharmos o projeto com toda a abrangência e flexibilidade que ele deve ter em cada município”.