Prefeito de Itacoatiara é cassado


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acaba de confirmar a cassação do prefeito Antônio Peixoto (PT), do município de Itacoatiara, a 170 quilômetros de Manaus.Assume no seu lugar os segundo colocado na eleição de 2008, Donmarques de Mendonça(PR). De acordo com o TRE, Antônio Peixoto foi cassado por 4 votos a 1, por abuso de poder econômico e apresentação de notas frias na prestação de contas da campanha.A cassação do mandato de Antônio Peixoto foi proposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). A juíza relatora do processo, Joana Meirelles, pediu a cassação do mandato de prefeito, e a inelegibilidade de Peixoto por três anos. O deputado Sinésio Campos, presidente do PT e o prefeito cassado informaram que o partido vai recorrer da decisão junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Governo do Acre inaugura exposição "Paisagens Cósmicas" na Biblioteca da Floresta


O Governo do Acre, através do Departamento da Diversidade Sócioambiental da Fundação Elias Mansour e da Biblioteca da Floresta, abriram nesta terça-feira, 13, a >exposição Paisagens Cósmicas em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia e os 40 anos da conquista da Lua. A mostra é uma adaptação da exposição organizada pelo astrônomo Augusto Danielli, da Universidade de São Paulo (USP) e é composta de 20 paineis fotográficos de objetos celestiais, móbile do Sistema Solar, maquetes e cenários que remontam à exploração espacial, como o pouso do homem na Lua. A mostra permanece em cartaz durante seis meses. Estiveram presentes à abertura o presidente da FEM, Daniel Zen; Edegard de Deus e Sônia Melo, assessores de Governo, e a professora Francisca Bezerra, representante da secretária de Educação Maria Correia.
As fotos dos paineis foram captadas por lentes de potentes telescópios e sondas espaciais que exploram o espaço. A exposição conta com a parceria com o Grupo de Astrônomos do Acre Gama Hidra e apoio da Secretaria de Estado de Educação do Acre. A exposição tem entrada franca, e pode ser visita de segunda à sexta-feira, de 8 às 21 horas; sábado, de 14 às 20 horas; e nos domingos e feriados, de 16 às 20 horas.
Além das fotos, os visitantes têm ainda a oportunidade de conhecer uma maquete eletrônica do Centro Didático de Astronomia e Ciências Afins do Acre, onde estará funcionando o Planetário da Lagoa e o Observatório Astronômico. O Planetário do o segundo do gênero a ser implantado na Região Norte e seu projeto contempla uma cúpula interna de mais de nove metros de diâmetro. O espaço de 2,4 mil metros quadrados contará com telescópios de alta resolução e um espaço adequado para observação e uma sala de projeção com 60 lugares, incluindo seis lugares para pessoas com necessidades especiais.
O custo estimado da obra é de R$ 3,5 milhões, sendo que R$ 1 milhão foi assegurado através de emenda parlamentar do deputado Federal Nilson Mourão. O BNDES e o Tesouro Estadual são também financiadores. "Está tudo pronto, os equipamentos já estão definidos e os detalhes do projeto também", informou Sueli Melo. As obras entram agora na fase de licitação pública.

Camionete da Funtac capota na BR 364 e fere quatro servidores




Um buraco na BR 364 pode ter sido a causa do capotamento da camionete, placas MZT 0135 da Fundação de Tecnologia do Acre - Funtac, que deixou quatro servidores feridos.
O acidente aconteceu por volta das 21h, desta terça-feira, 13, na altura do Km 47 da rodovia sentido Rio Branco/ Sena Madureira.
Quatro funcionários retornavam do Ramal Uirapuru, localizado no km 105 da BR 364, onde participaram de evento no Centro de Treinamento e Capacitação de Manejo Florestal, quando o motorista da camionete tentou desviar um buraco no meio da estrada perdeu o controle do carro, saiu da pista e capotou.
As vítimas Francisco Rosemir Amorim, 49 anos, João Carlos de Souza, 47 anos, Catarina de Souza Almeida, 49 anos e Jamile Farias Mendonça, 25 anos, foram socorridos por uma equipe de paramédicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu e encaminhados ao Pronto Socorro de Rio Branco apresentando escoriações leves.

Delegado abusa de autoridade e invade residência em Xapuri


há menos de 15 dias no cargo, o goiano Pedro Henrique Resende Teixeira Campos, 24 anos, novo delegado de polícia de Xapuri, vem extrapolando o poder de que lhe foi conferido por decreto governamental e segundo denúncias vem invadindo residência e fazendo prisões ilegais.
De acordo com informações chegadas ao site, no intuito de impedir ou inibir a presença de menores em festas e locais públicos após às 23 horas, o delegado teria pago mico e caído em descrédito junto a população ao invadir a residência do comerciante Sebastião Rodrigues Bezerra para prendê-lo sob acusação de fugir da polícia em companhia de uma menor de 17, retirada de uma. Sebastião afirma que a menor em questão é sua companheira, vive em sua companhia e pode provar.
Consta que durante uma das blitz realizadas pelo delegado ele teria detido uma menor no momento em que seu companheiro (o comerciante Sebastião) tinha ido ao banheiro. Ao se inteirar do acontecido, o comerciante saiu do salão e foi fazer companhia a mulher até que o delegado aparecesse e o casal pudesse enfim se justificar.
Meia hora depois, sem que o delegado aparecesse o comerciante decidiu ir para casa com a mulher, assim evitaria maiores constrangimentos. Mas foi surpreendido horas depois com a chegada intempestiva do delegado em sua casa, onde foi ameaçado de prisão por ter fugido da polícia.
A mãe do comerciante, uma senhora de 70 anos, chegou a sentir-se mau. A mulher do comerciante questionou que o delegado não poderia fazer aquilo e como forma de intimidá-la, conta que teve uma arma encostada em sua cabeça e o marido preso, sendo transferido até a delegacia numa viatura.
Sebastião, já na condição de "preso", disse ao delegado que iria representar judicialmente contra sua atitude através de um advogado. O delegado por certo "caiu na real". Ponderou que diante das circunstâncias iria liberá-lo e pediu que o assunto fosse esquecido.
Da redação de ac24horas