Índios matam jovem com três tiros em Boca do Acre





dios da aldeia Camicuã, do distrito de Terra Firme, em Boca do Acre-AM, mÍnataram com três tiros, Jucilene da Silva Matos, 23 anos, na manhã desta domingo, 11. De acordo com informações da família, o crime seria uma vingança, pois há alguns dias um índio foi assassinado e a jovem estaria envolvida no crime.
Jucilene da Silva Matos era casada com um índio e morava na aldeia há cinco anos. Nos últimos dias, ela teria sido orientada por um pastor para ir embora da região, pois alguns índios teriam feito ameaças a ela.
Na última sexta-feira, 9, um irmão da vítima foi até a aldeia para alertar sobre as ameaças dos índios, mas ela resistiu e disse que ficaria com seu esposo. Jucilene gravou, inclusive, um vídeo para sua família afirmando que estava bem.
A vítima teria afirmado que não deixaria a aldeia, pois não tinha nenhum envolvimento na morte do índio e que iria provar inocência. Mas, na manhã deste domingo, 11, ela foi assassinada com três tiros e degolada.
"Os índios mandaram um recado pelo pastor, mas minha irmã não quis sair da aldeia. Lamentamos muito esse crime, pois era uma jovem com muitos sonhos", disse o irmão da vítima, Francelino da Silva Matos.

Francelino Matos disse que sua irmã foi assassinado por índios (Foto: Gleyciano Rodrigues)
A família encontrou dificuldades para resgatar o corpo da jovem, pois os índios não queriam entregar. Mas depois de uma negociação com um pastor, eles permitiram que a família pegasse o corpo, que havia sido jogado às margens do Purus

Pescadores acham mão de criança dentro de peixe em Epitaciolândia



Alguns moradores que praticavam pesca no igarapé Bahia, que faz divisa entre as cidades de Epitaciolândia e Cobija (Bolívia), resolveram fazer uma para complementar o almoço nesta segunda-feira, dia12.
Segundo foi apurado, a pesca foi bem produtiva após capturar vários tipos de peixe como; Mandim, Bodô e Pirananbu, este último também conhecido como Piraíba, Filhote, Piratinga e “Urubu dágua”, por comer quase de tudo que encontra nos rios e igarapés. Segundo pesquisas e registros, na fase adulta pode pesar até 150kg e ultrapassar os dois metros de comprimento.
Em um dos peixes pescados, um pirananbu de aproximadamente 40cm, os pescadores tiveram uma surpresa um tanto assustadora quando resolveram fazer limpeza retirando suas vísceras.
Dentro, havia uma pequena mão sendo digerida. Pelo o que se pode registrar, o bebê poderia estar entre oito meses a um ano de vida, já que mostrava até as unhas dos dedos.
O caso foi comunicado na delegacia de Epitaciolândia e está sendo investigado pelo delegado titular da mesma, Dr. Sérgio Lopes, que já pediu uma varredura de 1000 metros em ambos os lados realizado pelos bombeiros, mas nada foi encontrado.
O peixe pirananbu é considerado nômade, pois migra para qualquer lado onde possa achar algo para comer. Como o igarapé Bahia deságua no Rio Acre, pode ter vindo de qualquer lugar. Uma vistoria no hospital e postos de saúde da fronteira será feita para tentar encontrar algo.
No final de 2008, no mesmo igarapé foi encontrado outro feto que foi jogado pela mãe que havia acabado de dar a luz. Como também faz divisa com a Bolívia e tem muitas aldeias indígenas nas margens do Rio Acre, talvez será difícil encontrar a mãe e/ou solucionar o caso.
A mão será enviada para o IML na capital, distante 245 km, para um analise completa e verificar se foi cortada e depois jogada no igarapé ou Rio Acre.

Adolescente de 13 anos desaparece na fronteira há uma semana




Carleany Nascimento Ferreira, completa 13 anos nesta terça-feira, dia 13, mas sua família não tem muito o que comemorar. A jovem está há sete dias desaparecida e o caso foi parar no Conselho Tutelar do município de Brasiléia.
A adolescente que mora com seus pais no Bairro Eldorado, já foi procurada nas duas cidades da fronteira e agora, no lado boliviano. Os pais e avós estão desesperados a sua procura e o Conselho Tutelar já iniciou a procura pela adolescente.
Para quem tiver notícias, foi passado o número do Órgão: (68) 3546-5494, de emergência da Polícia Militar (190), ou no endereço residencial dos pais: Rua Bela Vista, 151, Bairro Eldorado em Brasiléia. Qualquer informação que leve ao paradeiro da adolescente, será bem recebido.

Avião emperra em buraco na pista do aeroporto de RBR




O avião que faria o vôo 3775, da TAM, de Rio Branco (AC) para Brasília , está “atolado” na pista do Aeroporto Plácido de Castro, na capital do Acre. Os passageiros tiveram que desembarcar após a tentativa fracassada da Infraero de retirar o avião com uso de um trator.

Avião emperra em buraco na pista do aeroporto de Branco.




Os passageiros voo da empresa aérea TAM, com saída de Rio Branco na tarde deste domingo (11), com destino a Brasília, ficaram desesperados após perceberem o asfalto da pista que começou a ceder, causando um buraco. Um dos trens de pouso do Airbus da TAM, chegou a afundar quase um metro no asfalto da pista do aeroporto de Rio Branco. Imediatamente os passageiros foram retirados da aeronave, que teve seu voo cancelado. Equipes do corpo de bombeiros e da Infraero foram acionados urgentemente. O avião foi guinchado por tratores da Infraero, para ser retirado do buraco. De acordo com informações o avião estaria com peso superior ao permitido. A gerência da empresa TAM, não se pronunciou sobre o fato. Já a Infraero deve emitir uma nota sobre o que aconteceu nesta segunda feira (12). Os passageiros foram transferidos para outro voo, que deve acontecer nesta segunda feira (12).


Francisco Chagas,Do oriobranco.net