prefeito esteve reunido corpo de bombeiros, para discutir a inauguração do prédio


O prefeito Erisvando Torquato esteve reunido nesta manhã de hoje, com o Coronel Goldi e o Tenente Ronaldo e outros integrantes do corpo de bombeiros, para discutir a inauguração do prédio do corpo de bombeiros de Tarauacá, que fica ao lado da cerâmica Municipal. Segundo o Coronel que está faltando alguns detalhes para a conclusão do prédio, entre elas instalação elétrica, aterro da garagem e alguns detalhes de pintura. O Prefeito Erisvando se comprometeu em ceder o maquinário para fazer serviços de limpeza e também de aterro no local do prédio.

COE DE TK PRENDE DOIS TRAFICANTES COM 2GK DE ENTORPECEN




Nesta quarta-feira, por volta das 20:40 horas , O Grupo de Operações Especiais (COE) e o Serviço de Inteligência (P2) apoiados pela guarnição de serviço, realizaram uma Operação denominada “Jardim do Éden”, onde culminou com as prisões dos traficantes Antonio Jeene Mendes dos Santos (Jean) 26 anos, natural da cidade de Cruzeiro do Sul, e José Edson da Silva Lima (adão), com os agentes foram apreendidos 2,120 ( dois kilos e cento e vinte gramas) de pasta base de cocaína. Geene era atualmente quem abastecia as bocadas de trafico do município de Tarauacá e Feijó, com ele também foi apreendido R$ 690,00 (seiscentos e noventa) reais, dinheiro oriundo da venda da droga. Geene é reincidente no crime de trafico ilícito de entorpecente, e a mais de três anos era investigado e sempre escava na hora do flagrante, o traficante vivia trocando praticamente todos meses de endereço, na tentativa de dificultar a investigação, procurando sempre morar nos bairros periféricos, onde não chamasse muito a atenção dos vizinhos, atualmente residia no Bairro do Triãngulo, na Rua Isaura Borges. Geene escondia sua droga na mata, não sabia ele que a policia já sabia onde o traficante escondia o entorpecente, esperava apenas o momento certo para efetuar o flagrante, fato que aconteceu nesta quarta-feira, o traficante aproveitou o momento em que acontecia o jogo da seleção brasileira, onde quase todo mundo estava em casa assistindo o jogo, menos os Policiais, que aguardava ansiosos por ele no “Jardim do Éden” como foi batizado a área monitorada pela Polícia, onde era guarda toda a droga do traficante.

prefeitura inaugura concelho tutelar e Abrigo Renascer em Tarauaca





























Nessa quinta-feira foi inaugurado o prédio do concelho Tutelar e o Abrigo Municipal Renascer com quatro salas, beliches escrivania ,computadores e outra mais.
na inauguração estava presente ,várias autoridades do Município entre elas, a Vice-Prefeita Marilete Vitorino, a Juíza de Direito, o Defensor Público, Representante do Ministério Público e outras autoridades.

Calor sufoca todas as idades


O forte calor dos últimos dias vem causando mal-estar em diversos acreanos. Em todos os lugares o assunto é o mesmo: O calor está insuportável. Nem o final da novela está repercutindo tanto como o calor dos últimos dias. Esse desconforto natural acaba prejudicando e debilitando a saúde de muitas crianças e idosos, pois os dias quentes acabam favorecendo alguns problemas de saúde como intoxicação alimentar, desidratação e pressão baixa normalmente nos idosos.
Tonturas, vista escura, sudorese e queda de pressão são as atuais queixas do clima para lá de quente na cidade. O Lar dos Vicentinos, casa habitada por 56 idosos, entre 60 e 100 anos de idade, o intenso calor tem deixado os “velhinhos” um pouco mais agitados do que em dias normais. O único recurso para aliviar o calor que não é privilégio para todos no Lar, são pequenos ventiladores em alguns quartos da casa.
Segundo o coordenador do abrigo, Raimundo Borges, a alta temperatura acaba alterando os ânimos dos idosos, pois a sensação de mal-estar tipica do calor, causa ansiedade e desconforto, principalmente na hora de dormir. (A maioria dos idosos passam a maior parte do tempo dormindo). O corpo cansando pelos longos anos de idade, dificilmente suporta um sol de 40 graus Celsius que vem sendo registrado em Rio Branco nos meses de agosto e setembro.
“Apesar da sensação de moleza e mal-estar provocado pelo calor, a nossa equipe de assistência tenta manter uma rotina saudável com os idosos. Induzimos mais banhos durante o dia, e consumo constante de água para não haver desidratação. Infelizmente não temos recursos suficientes para comprar ventiladores para aliviar o calor dos últimos dias, e muitos que aqui vivem, são esquecidos pela família e não contam com a ajuda de ninguém. O calor prejudica, mas a ausência do calor humano é o que reflete maior mal-estar entre os idosos do Lar”, ressalta.
Um dos moradores do Lar dos Vicentinos, Luiz Leal, 68 anos, afirmou que senti de vez enquanto falta de ar, e algumas tonturas, que segundo ele, acredita ser por consequência do forte calor atual. Luiz não está errado, pesquisas comprovam que dificuldade de respirar, sonolência, vista escura, desmaios e outras indisposições como queda de pressão são sintomas relativos aos períodos quentes.Como Evitar ou se proteger do mal-estar provocado pelo calor - Ingerir pelo mesmo um litro de líquido por dia. O ideal é que se ingira de um litro e meio a dois litros por dia para evitar a desidratação e também contra a formação de cálculos renais.
Usar roupas leves e claras, principalmente em crianças e idosos. (Roupa branca reflete os raios solares), além do uso frequente do protetor solar.Consumir bastante frutas e verduras no período - Evitar alimentos gordurosos e de difícil digestão. E claro, evitar bebidas alcoólicas ou com cafeínas.. Essas bebidas agem como diuréticos, que fazem o corpo perder líquidos.

Ciclista é atropelado na Avenida Ceará




O acidente aconteceu por volta das 17h de quarta-feira, 09, na Avenida Ceará proximidades do Mercado do bairro Estação quando o ciclista Roberto da Silva Santos, 36 anos cruzava a Avenida e foi colhido pelo veículo Fiat, placas MZX 0245 conduzido por Alex Muniz Toletino, 23 anos.
Com o impacto do choque o ciclista caiu sobre o capuz do veículo sofrendo escoriações e fraturas na perna direita e corte profundo na cabeça.
O motorista prestou socorro a vítima e permaneceu no local do acidente aguardando a chegada da polícia de trânsito.

Mortes misteriosas voltam a assustar pecuaristas em Mâncio Lima

Quase cinqüenta mortes já foram registradas pelo IDAF (Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal) no rebanho bovino de Mâncio Lima, as características são de uma doença nervosa. Os animais têm uma espécie de paralisia e morrem num prazo de 72 horas após o aparecimento dos sintomas.
Na propriedade do criador Wildsson Gadelha Siqueira (foto) já morreram 18 animais, ele lamenta a baixa no pequeno rebanho. "É uma tristeza a gente se encontrar numa situação dessas, quando começou não podíamos fazer nada, não sabíamos o que estava acontecendo, ainda começamos a aplicar alguns medicamentos, mas não dava jeito", comenta. As mortes na fazenda foram comunicadas ao IDAF, uma equipe esteve na propriedade vacinando os animais, com isso as mortes cessaram.
Segundo o veterinário do IDAF, Luiz Leite, a doença que provoca as mortes tem características de paralisia flácida e acredita que falta de sal mineral e a presença de carcaças nos córregos do pasto e ausência de vacinação adequada do rebanho contribuem para a doença com grandes possibilidades de ser botulismo. "Os proprietários que obedecem as recomendações passadas, a gente observa que estabiliza o quadro", explica o veterinário.
No ano passado, também houve um surto da doença que ainda é um mistério. Seu Tomé da Silva morador do Ramal do Banho, ainda trabalha duro para recuperar o prejuízo sofrido por sua família quando 62 vacas morreram em sua propriedade. "Eu ainda estou tonto até hoje do prejuízo que tomei", diz o pequeno pecuarista que está torcendo, para o mal não atingir novamente seu gado.
O veterinário do IDAF, disse que no ano passado não foi possível ter um diagnóstico da doença, já que o material colhido nos animais mortos estragou antes de chegara a Belém (PA) para ser analisado. Desta vez os exames serão realizados no recém implantado laboratório da Ufac (Universidade Federal do Acre) em Rio Branco.