Jorge Viana participa de debate sobre a Amazônia


Empresários, ambientalistas e lideranças políticas e ambientais debatem nesta quinta-feira (25) em Belém os principais desafios para a gestão sustentável do bioma amazônico na próxima década. Organizadores do Fórum Amazônia Sustentável, que ocorre até esta sexta-feira (26) na capital do Pará, acreditam que a economia da região começa a entrar em uma nova fase no século 21.

"Estamos entrando em um novo ciclo de desenvolvimento da Amazônia", disse Adalberto Veríssimo, do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), uma das organizações que participam do evento. Na opinião de Adriana Ramos, do Instituto Socioambiental (ISA), os empresários precisam estudar mais a região para não repetirem modelos de exploração aplicados em outras áreas do Brasil. "Para o desenvolvimento da Amazônia ser de fato sustentável, os questionamentos têm de ser diferentes", disse ela.

Em sua 4ª edição, o Fórum Amazônia Sustentável é formado por cerca de 230 organizações. Os apoiadores do encontro defendem um novo enfoque para o desenvolvimento da região, que possui a maior biodiversidade do mundo e maior potencial de exploração de recursos naturais do país. Nesta quarta-feira (24), dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que o valor da produção florestal subiu de 30,7% em 2008 para 33,6% em 2009, totalizando R$ 4,6 bilhões.

Também participam do encontro empresas da iniciativa privada, como a Vale, a Petrobras e a Agropalma. Além de lideranças políticas.

O ex-governador do Acre e senador eleito Jorge Viana (PT-AC), defende que o Brasil começou a estabelecer políticas para romper com um modelo de gestão da Amazônia aplicado sobretudo nas últimas 3 décadas do século 20.

"Nesse período, o país resolveu expandir o uso da terra vindo para a Amazônia e, para isso, teve de tirar os 'obstáculos' do caminho. Criou-se um problema gravíssimo e alguns governos locais ainda pensam assim", disse ele. "A grande vantagem comparativa da região está em cima da terra, e não embaixo dela, sem esquecer da mineração".

Vice-governador eleito no Pará, Helenilson Pontes (PPS-PA) também defendeu mudanças na ocupação do território amazônico. "É preciso diminuir a visão que o setor agropecuário tem do uso da terra, que é de pecuária extensiva", disse ele. Segundo Veríssimo, do Imazon, o Pará tem uma área desmatada de cerca de 25 milhões de hectares, próxima ao tamanho do estado de São Paulo, dos quais 10 milhões de hectares estão abandonados ou não são aproveitados.

Pontes ainda lembrou que o Pará tem cerca de 2,8 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza, apesar dos altos recursos que gera a partir da exploração energética emineral. "Quando se fala em Belo Monte, em mineração, não se fala nestas pessoas", disse.

G1

Trânsito será alterado com inauguração da 4ª Ponte


Modificações são simples e irão melhorar o fluxo de veículos na região central de Rio Branco

O trânsito será alterado a partir deste sábado, 27, no Centro de Rio Branco após a inauguração da 4ª Ponte/Avenida Amadeo Barbosa. O sentido foi alterado nas ruas Argentina, Peru, Venezuela, Esperança, Travessas Amapá, Rio Branco e Benjamim Constant, todas na região do bairro da Habitasa. Foram implantados semáforos nos cruzamentos da Avenida Ceará com rua Esperança/Pará e Avenida Ceará com Travessa Benjamim Constant.

O sentido permanece o mesmo nas avenidas Ceará e Epaminondas Jácome e em parte de ruas da Habitasa na região de acesso ou saída da 4ª Ponte. As alterações passam a valer a partir das 18h, quando o governador Binho Marques faz a entrega oficial do complexo viário. "Teremos agentes e educadores de trânsito prestando orientação aos usuários durante um mês", informou o diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). "Acreditamos quem em cerca de quinze dias todos já estejam adaptados aos novos sentidos", completou.

A 4ª Ponte sobre o rio Acre está apontada como obra prioritária no Plano Diretor de Trânsito e Transporte de Rio Branco, que é um banco de dados construindo entre Governo e Prefeitura para apoiar a política para o setor ao longo da próxima década.

Homem é encontrado morto na própria casa .


CONTEÚDO COM IMAGENS INADEQUADAS PARA MENORES DE 18 ANOS.
O pintor João Ferreira Nunes, 24 anos, foi encontrado morto em sua residência, na tarde desta quinta feira (25), localizada na rua Tupiguarani, no bairro Vitória. A irmã de João foi quem encontrou o corpo que estava no chão de um dos quartos. Imediatamente, a irmã acionou o Serviço de Urgência e Emergência Móvel – Samu. Quando os paramédicos chegaram na casa, constataram que João já se encontrava morto. A irmã informou a polícia, que antes de sair de casa para ir trabalhar, o irmão estava com vida. Ao lado do corpo e em uma das mãos de João, a polícia encontrou vestígios de droga, ou seja, pasta base de cocaína. No entanto, o corpo foi levado para o Instituto Médico Legal, onde será feito uma autopsia para descobrir a causa da morte. A irmã de João não soube informar se o mesmo era usuário de drogas.

'A Vila Cruzeiro hoje pertence ao estado', diz subchefe da Polícia Civil

'A Vila Cruzeiro hoje pertence ao estado', diz subchefe da Polícia Civil

Megaoperação contra criminosos durou quatro horas.
Polícia chegou ao topo da favela após ação com blindados da Marinha.

CAVEIRÃO E BLINDADOS DANIFICADOS - A megaoperação na Vila Cruzeiro teve um caveirão com pneu furado e dois blindados da Marinha avariados, sendo que um já retornou à favela. O primeiro, atingido por tiros, saiu de combate mais cedo.

Oficiais do Bope chegam ao topo da Favela Vila CruzeiroOficiais do Bope chegam ao topo da Favela
Vila Cruzeiro (Foto: Reprodução / TV Globo)

ÔNIBUS SEM CIRCULAR - Pelo menos 115 ônibus estão sem circular na região da comunidade Vila Cruzeiro, na Penha, por conta da megaoperação. Segundo a Federação de Empresas de Ônibus do RioFetranspor, a viação Nossa Senhora de Lourdes está com quase todos seus coletivos dentro da garagem, que fica próxima à favela.

FUGA DE BANDIDOS - Pouco depois das 15h, a ação policial na Vila Cruzeiro provocou fuga em massa de criminosos da comunidade. Sob ataque da polícia, eles fugiam por uma estrada no alto da favela a pé, em motos e picapes. Imagens gravadas de um helicóptero mostraram mais de cem homens entrando fortemente armados na mata, numa via que seria um dos acessos para o Conjunto de favelas do Alemão.

REFORÇO - Mais de uma hora depois de a polícia entrar na Vila Cruzeiro, na Penha, no subúrbio do Rio, a megaoperação ganhou reforço para uma nova fase na ocupação. São mais de 200 policiais civis, três blindados da Marinha e quatro caveirões do Bope.

EXPLOSIVO - Mesmo com uma megaoperação do Bope no local, dois criminosos em uma bicicleta jogaram um artefato explosivo no Largo da Penha, região da Vila Cruzeiro.

Equipe do Bope na Vila Cruzeiro nesta tardeEquipe do Bope na Vila Cruzeiro nesta tarde
(Foto: Reprodução / TV Globo)

POLICIAL ATINGIDO - Um policial ficou ferido no confronto com traficantes na Vila Cruzeiro. Segundo a polícia, ele foi atingido no braço numa localidade conhecida como Pedra do Sapo.

JOVEM BALEADO - Um jovem, de 21 anos, foi atingido por uma bala perdida próximo à Vila Cruzeiro no início desta tarde. Segundo funcionários do hospital, ele foi alvejado na nádega.

INSTALAÇÃO DE UPP - Fontes ligadas ao Governo do Rio confirmaram a instalação de uma UPP na Vila Cruzeiro.

TIROTEIO - Por volta das 13h, havia tiroteio na Vila Cruzeiro. E parte do comércio da região, no subúrbio do Rio, fechou as portas. O clima é de tensão na área e poucos veículos passam pelo entorno da favela.

"VAMOS DOMINAR OS CRIMINOSOS" - "Essa operação não é de entrada ou saída. Vamos dominar e prender os criminosos", afirmou o coronel da PM, Álvaro Garcia. Segundo ele, serviços de inteligência da polícia indentificaram que muitos marginais estão na Vila Cruzeiro porque saíram de comunidade que foram pacificadas.

Blindado da Marinha utilizado em ação da políciaBlindado da Marinha utilizado em ação da polícia
(Foto: Jadson Marques / Agência Estado)

BLINDADOS - Os veículos blindados da Marinha que reforçam as equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) vão servir apenas para o transporte de policiais na megaoperação que acontece nesta quinta. "É a primeira vez que ao Bope utiliza este tipo de força em uma operação no Rio", afirmou o comandante do Bope Paulo Henrique Moraes.

TENTATIVA DE BLOQUEIO - Mais cedo, quatro homens em duas motocicletas tentaram utilizar um caminhão de lixo para bloquear a passagem na Rua Tenente Luís Dorneles, na entrada do Grotão, na Vila Cruzeiro. Segundo a Comlurb, os bandidos teriam ordenado que o motorista permanecesse no local bloqueando o acesso à comunidade. Ainda de acordo com a empresa, depois de dar a ordem, eles teriam deixado o local e o motorista ligou o caminhão e fugiu.

ESCOLAS FECHADAS - Sete escolas e uma creche foram fechadas nesta manhã. Das unidades de educação, apenas uma é estadual. No entanto, segundo a Secretaria estadual de Educação, outras três escolas estaduais estão fechadas por conta da onda de violência, em Manguinhos, Madureira e Bonsucesso. Só no município, são mais de 12 mil alunos sem aulas.

Oficiais em operação na Vila CruzeiroOficiais em operação na Vila Cruzeiro (Foto: Felipe
Dana/AP)

GALERIA DE FOTOS - Confira seleção de imagens das operações policiais e dos ataques no Rio desde o último domingo.

BOMBEIROS AJUDAM HOSPITAL - A Secretaria estadual de Saúde informou que reforçou o atendimento na emergência do Hospital Getúlio Vargas, na Penha. Médicos do Corpo de Bombeiros foram deslocados para a unidade para atender os possíveis feridos da operação policial na Vila Cruzeiro. Segundo a secretaria, desde a última quarta-feira (24), 21 pessoas que estariam na comunidade durante o confronto entre a polícia e os criminosos chegaram feridas ao hospital. Dessas, quatro morreram e três continuam internadas na unidade.

Reeducando é esfaqueado dentro de cela no Presídio

Sandrey da Silva Vidal, 25 anos, foi esfaqueado dentro de uma cela no alojamento "E" da Unidade de Recuperação Social Francisco D'Oliveira Conde

pchegando_ao_ps
Sandrey da Silva ficou gravemente ferido e foi encaminhado ao PS (Foto: Gleyciano Rodrigues)
O reeducando Sandrey da Silva Vidal, 25 anos, foi esfaqueado dentro de uma cela no alojamento "E" da Unidade de Recuperação Social Francisco D'Oliveira Conde. A tentativa de homicídio aconteceu na manhã desta quinta-feira, 25.

De acordo com informações do reeducando, Daniel da Silva, 25 anos, acusado de ser o autor da tentativa de homicídio, a vítima se comportava como o "valentão" dentro do Presídio.

Cansados de ouvir os desaforos de Sandrey, alguns presos se uniram e decidiram partir para a briga. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e conduziu a vítima para o Pronto Socorro e um dos acusados para UPA.

Coordenado da FUNAI de Cruzeiro do Sul tem o carro preso na aldeia 27 em Tarauacá

A comunidade do 27 mais uma vez revoltada com o péssimo atendimento por parte da FUNAI que não combrin o acordo feita entre as partes resolverão prender o carro do coordenador de Cruzeiro do Sul que é conhecido por “Mano” quando o mesmo ia passando naquela localidade. Segundo Assis que o carro só será liberado depois que o governo envia um dos seus representantes para fazer uma negociação, Assis ainda acrescentou que aquela comunidade está reivindicando um carro novo marca L200, para atender as necessidades, pois segundo ele o Deracre colocou uma Toyota a disposição só que a mesma não funciona muitas das vezes quando da pra fazer uma viajem tem que andar com varia pessoas para empurra o cacique ainda acrescentou que só liberaram o coordenador de Cruzeiro do Sul porque o mesmo se comprometeu que ia entra em contato com o pessoal do governo para resolver o problema. Assis Kaxinawa ainda vez questão de frisar que a partir de amanhã pelo menos 2 órgãos serão ocupados pela aquela comunidade um dos primeiros será o Deracre e o segundo será o pólo indígena que fica no Centro da cidade, alem de ocupa o pólo indígena também vão pega a chave dos dois carros que não serve para atender o povo indígena. Finalizou ele.

Coordenado da FUNAI de Cruzeiro do Sul tem o carro preso na aldeia 27 em Tarauacá


Coordenado da FUNAI de Cruzeiro do Sul tem o carro preso na aldeia 27 em Tarauacá