Novos indícios de ilegalidades na AME; recursos da Câmara desapareceram


As denúncias estão ficando cada vez mais graves para Natalício Braga, presidente da Associação dos Militares do Estado do Acre (AME) e já respingou na Câmara de Vereadores. A descoberta agora é a de que o vereador Sargento Vieira (PHS) estava usando recurso destinado a pagamento de assessores para criar um fundo de ajuda para a Polícia Militar. Só que esse dinheiro pode ter sido usado para comprar um caminhão.
Natalício Braga recebia recursos de Sargento Vieira, para fundo de auxílio médico, mas não teria prestado conta (Montagem sobre foto: Adaildo Neto/Agazeta.net)
O vereador Sargento Vieira disse que não sabe se o dinheiro serviu para comprar uma caçamba que está alugada para o governo, mas o repasse que chegou até Braga desde a sua posse desapareceu. O vereador teria criado assessores fantasmas para pegar os recursos que eram de R$ 7,2 mil. Cabia a AME colocar esse dinheiro: mais de R$ 150 mil num fundo de ajuda para militares que precisassem de ajuda médica. No entanto, ninguém foi beneficiado.“O fundo existiu realmente para ajudar a entidade, mas dentro da legalidade e agora eu também tenho interesse de saber onde está o dinheiro”, afirmou. A denúncia contra Natalício Braga levantou outro tema. A verba da Câmara destinada ao pagamento de servidores pode ser usada para outros fins? Na próxima semana o assunto vai virar tema de discussão da Mesa Diretora, e quem sabe, provocar o Ministério Público para saber se outros parlamentares estão fazendo o uso correto da verba de gabinete.TV Gazeta é impedida de acompanhar reuniãoA prece, no início da assembleia dos policiais, durou até Natalício Braga abrir o olho. Quando o presidente da Associação dos Militares do Estado do Acre viu a câmera da reportagem, nosso cinegrafista foi impedido de fazer as imagens da reunião.A assembleia era justamente para o presidente explicar como ele conseguiu gastar em 12 dias 611 litros de combustível com uma camionete, o único veículo da Associação. Documentos levantados pelo Conselho Deliberativo da própria AME apontam que o carro não saiu de Rio Branco e que por isso não se justifica tanto consumo. De uma só vez, a camionete foi abastecida com 150 litros de diesel, mas o tanque comporta no máximo 70 litros. Natalício se explicou a portas fechadas. Um grupo de sócios da Associação queria seu afastamento de imediato, mas os conselhos Fiscal e Deliberativo voltam a se reunir e vão fazer um levantamento de todas as contas da AME. Se comprovada a fraude, Natalício será afastado e responsabilizado judicialmente.

Câmaras de Sena e Feijó recebem comunicados sobre cassações




No documento a presidência do TRE informa, aos presidentes, que no início da semana que vem será divulgado o calendário que regula as novas eleições
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre emitiu na manhã desta sexta-feira (25) notificação para que os presidentes das Câmaras de Sena Madureira, Wanderley Zaire Lopes, e Feijó, Cláudio Braga Leite, assumam imediatamente o cargo de prefeito dos respectivos municípios. Em ofício assinado pelo Desembargador Arquilau de Castro Melo, o TRE comunica aos presidentes das câmaras a cassação dos prefeitos Nilson Areal e Juarez Leitão, pela prática de compra de votos. Informa, ainda, que a decisão que rejeitou os Embargos de Declaração interpostos pelos prefeitos foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico do TRE/AC, nesta sexta-feira.
O ofício expedido pela presidência do TRE informa, por fim, que no início da semana que vem o Tribunal divulgará o calendário que regula as novas eleições em Sena Madureira e Feijó.
Fonte: Ascom/TRE

TSE convoca eleição para Sena e Feijó em 40 dias


Por unanimidade o Tribunal Regional Eleitoral do Acre derrubou ontem os “Embargos de Declaração” apresentados contra decisão anterior que cassou os mandatos dos prefeitos de Sena Madureira, Nilson Areal (PR), e de Feijó, Juarez Leitão (PT), respectivamente, devendo ainda hoje comunicar ás Câmaras Municipais dos dois municípios as vacâncias dos dois cargos, onde deverão assumir pelo prazo de 60 dias até a nova eleição, os presidentes Wanderley Zaire (PP) e Claudio Braga (PP). A Relatora do processo de Areal, Juíza Denise Bonfim, considerou o recurso sem fundamento e meramente protelatório, o mesmo acontecendo com o Juiz Federal Jair Facundes em relação ao caso de Leitão. Os dois prefeitos já anunciaram que vão recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, inicialmente pedindo que seja expedida uma Liminar para que respondam nos ato decargos os recursos que serão interpostos em Brasília.Segundo informações do TRE, após a publicação hoje no Diário Oficial das decisões tomadas ontem, os prefeitos Juarez Leitão (PT) e Nilson Areal (PR) serão comunicados por ofício que estão afastados dos cargos e em seus lugares assumirão os presidentes das Câmaras Municipais. O fato de algum dos prefeitos tentar protelar o recebimento das notificações, segundo fonte do tribunal, não será empecilho para que de imediato assumam os vereadores que presidem ambas Câmaras. Para a próxima semana oTRE já deverá estar publicando o calendários das eleições nos municípios de Sena Madureira e Feijó.A situação mais crítica para a Frente Popular do Acre é em Feijó, onde os melhores nomes não poderão disputar a prefeitura na nova eleição. Juarez Leitão estaria impedido legalmente com a cassação. O ex-prefeito Francimar Fernandes não pode ser candidato por ter cumprido dois mandatos seguidos, embora correntes achem ser atípica a nova eleição e já ter passado mais de 60 dias do mandato de Leitão. Fala-se também no deputado Merla (PT), outra liderança ascendente do município, mas, a tendência deste e disputar uma vaga na Assembleia Legislativa em 2010. Fora estes nomes os demais seriam fracos. Pela oposição virá o ex-vereador Dindin (PSDB) que perdeu a eleição passada por apenas 90 votos. Em Sena Madureira, embora a candidata da oposição Toinha Vieira (PSDB) seja muito forte, existem opções como a do vereador Wanderley Zaire (PP), que deverá estar no comando da prefeitura durante a disputa, e do empresário Tião Lucena (PT). O grupo do prefeito Nilson Areal, mesmo fora do poder será decisivo nesta escolha, até na indicação de um nome alternativo, que poderia ser o do ex-vereador Hermano Filho, da sua extrema confiança, que também teria o aval do PCdoB.

Prefeitura Realiza Curso Para 51 participantes em Tarauacá





A Prefeitura iniciou essa semana através do programa PROJOVEM do Governo Federal mais um curso para 51 participantes do sexo feminino atendendo com cursos de cabeleireiro, manicura e outros mais. Segunda a coordenadora Edizia que no término do curso as participantes irão receber o certificado. O curso está acontecendo no CRAS, que fica localizado no Bairro da Praia. A Instrutora do curso é a Leocélia Monteiro de Souza que acrescentou que o mesmo funciona em dois turnos, Manhã e Tarde.