Barco hospital da prefeitura de Feijó retorna de viagem e com o dever cumprido: 4.316 atendimento em 9 dias


“Não poderia ter sido melhor.” Assim o prefeito de Feijó, Dindim (PSDB), definiu os resultados positivos obtidos pelo barco-hospital Erasmo Castro Melo, que durante 9 dias [de 22 de fevereiro à 02 de março] navegou pelos rios Envira e Jurupari, levando saúde, cidadania e entretenimento aos moradores que vivem às margens dos rios da região. Esta foi a primeira viagem do barco que fora abandonada pela administração anterior.
“As comunidades ficaram surpresas com a qualidade do atendimento e isso nos orgulha muito, pois nunca eles tinham tido tanta atenção”, disse Dindim emocionado ao lembrar da alegria do sofrido povo quando o viu subindo os barrancos dos rios e participando da Ação da saúde itinerante. “Até carregado nos braços eu fui. Isso é muito legal e mostra o quanto a nossa população precisa de atenção”, diz.
A carência de prestação de serviço é tão grande que até uma extração de um dente é motivos para agradecimento. “Já pensou você se livrar de uma dor que o incomoda há vários anos”, indaga Dindim. E como dor dente é um problema sério na região, nos 9 dias de atendimento aos ribeirinhos a equipe de odontólogos da prefeitura de Feijó fez 346 extrações.
A bordo do barco-hospital estavam dois médicos [clínico geral], enfermeiros e auxiliar de enfermagem e atendente de farmácia. Ao todo foram realizadas 1.640 consultas médicas e aplicadas 1.399 vacinas. Alem da emissão de documentos também foram efetuados 642 cortes de cabelo e um grande numero de cadastramento de pessoas para inclusão no programa Bolsa Família do governo FederalRelatório da viagem:Consultas médicas - 1.640Extração de dentes - 346Vacinas variadas – 1.399aplicação de Injeções – 40Curativos e Sutura – 09Venoclise – 05Drenagem – 01Corte de cabelo – 642Exames de Doenças de Chagas – 140PPCU - 94Total de atendimentos – 4.316 Da redação de ac 24 horas

Saúde-federal: 900 vagas de nível superior



O Ministério da Saúde deverá ser o primeiro a realizar concurso para a carreira de especialista em desenvolvimento de Políticas Sociais, criada em novembro de 2009, com um quadro de 2.400 vagas para atuação em diversos órgãos ligados à área social. O cargo exige nível superior e proporcionará remuneração que irá variar de R$2.906,66 a R$5.151.
O pedido de autorização para 900 vagas já está tramitando no Ministério do Planejamento e, segundo o titular da pasta, Paulo Bernardo, informou em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA as autorizações devem sair em breve. "Vamos fazer esses concursos", disse o ministro.
A contratação será pelo regime estatutário, que garante estabilidade no serviço público. Segundo o Ministério da Saúde, estão sendo feitos estudos para definir a habilitação específica (área) exigida para o ingresso, assim como a distribuição das vagas. Provavelmente, elas devem ser divididas entre a sede, em Brasília, e os núcleos estaduais em todo o país.
As demais vagas criadas ficarão para os ministérios com atividades relacionadas às áreas Previdência, Emprego e Renda, Segurança Pública, Desenvolvimento Urbano, Segurança Alimentar, Assistência Social, Educação, Cultura, Cidadania, Direitos Humanos e Proteção à Infância, à Juventude, ao Portador de Necessidades Especiais, ao Idoso e ao Indígena.
Para ingressar, os candidatos deverão passar por provas e avaliação de títulos, podendo incluir outras etapas, entre elas curso de formação. O objetivo do governo é ter um servidor para atender aos programas sociais em curso, além de outros a serem lançados.
Recursos HumanosAlém desse concurso, o ministério da Saúde têm dois outros em andamento: um para 805 vagas administrativas em todo o país e outro para 467 vagas de médicos de diversas especialidades para os hospitais do Rio de Janeiro. A estimativa do Ministério é de que 70% do quadro de servidores possa se aposentar em até quatro anos, o que vai gerar grande necessidade de pessoal. Sendo assim, novos concursos e convocações de aprovados deverão ser feitas.
Em nota, o ministério informou também que a necessidade maior de pessoal é "na sede do ministério e nos núcleos estaduais, especificamente, há necessidade de servidores para a área administrativa e técnicos para a elaboração das políticas de saúde. Já nas unidades hospitalares, a maior necessidade é de médicos". (Folha Dirigida)

Polícia Civil-AC já tem organizador para concurso de nível médio


A Polícia Civil do Acre (PC-AC) aguarda apenas a autorização da Procuradoria Geral do Estado (PGE) para dar início aos preparativos do próximo concurso, informou a Secretaria de Gestão Administrativa (SGA) do estado. A organizadora já foi escolhida, porém, segundo a SGA, seu nome somente será divulgado após a análise do processo e a autorização da PGE.
O delegado geral da Polícia Civil, Emylson Farias, informou que só espera a confirmação da organizadora. "Tão logo seja assinado o contrato com a instituição que atenda aos requisitos legais, divulgaremos o edital de abertura do concurso", garantiu.
Apesar da demora, o delegado Alex Cavalcante afirmou que as informações antes apresentadas, como o número de vagas e a remuneração oferecida, não serão alteradas. Portanto, serão 239 vagas de agente de polícia, que exige apenas o nível médio completo.
A remuneração é de R$1.812, já incluídas as gratificações estabelecidas em lei. Os benefícios são adicional de atividade policial, gratificação de risco de vida (R$300), auxílio-alimentação (R$352), gratificação de atividade penitenciária e adicional de titulação.
De acordo com o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) instituído no ano passado, os funcionários poderão receber ainda um prêmio anual de R$1.500, pago em duas parcelas, se atingirem a meta coletiva de redução da criminalidade.
A última seleção para o cargo de agente de polícia da PC-AC foi realizada em 2006. Os candidatos passaram por prova objetiva, teste de aptidão física, exames médicos, avaliação psicológica e, por fim, curso de formação profissional. (Folha Dirigida)

SGA prorroga prazo de entrega de documentos dos candidatos de concurso


A Secretaria de Estado da Gestão Administrativa (SGA) prorroga até o dia 3 de junho a data para a entrega de documentos referentes à investigação social e criminal, de candidatos selecionados no concurso público. E também realiza nova convocação para os exames médicos dos candidatos aos cargos de Agente Penitenciário, de Delegado de Polícia, de Escrivão de Polícia e de Perito Criminal. Edital 24/2008 IAPEN-Prorrogação e convocação:
http://www.agencia.ac.gov.br/images/stories/edital_24.pdf