Índios invadem sede da Funai e nomeiam 'presidente simbólico'

Índios invadem sede da Funai e nomeiam 'presidente simbólico'
Cerca de 300 índios estão na sede da Funai, em Brasília. Eles querem a deposição do presidente atual, Márcio Meira, do cargo. Diante da ocupação, servidores da entidade foram dispensados do serviço

Integrantes da Força Nacional estão no prédio para manter a segurança no local. Durante a tarde, um novo presidente foi nomeado simbolicamente pelos índios. Os indígenas prometem permanecer na sede da entidade até a nomeação definitiva de Araão Araújo Filho como presidente da entidade.
Araão Filho (ao centro, de terno) foi nomeado de formasimbólica presidente da Funai Além da saída do atual presidente, o grupo também cobra mais ações do governo federal para melhorias nas aldeias e reclama do fechamento de postos da Funai. A fundação alega que cumpre um plano de reestruturação. Com a chegada dos índios no local, os funcionários foram liberados do trabalho. O presidente na Funai, Márcio Meira, não estava no local para conversar com os indígena
Assim que chegaram, os índios ocuparam o auditório da Funai, onde fizeram uma série de reuniões com alguns servidores da Funai que permaneceram no local. Por volta das 16h30min, os índios deixaram o auditório. Na frente do prédio, cantaram o Hino Nacional e fizeram uma cerimônia chamada Cafurna, que marcou a escolha do advogado Araão Araújo Filho como presidente simbólico da Fundação.
Cerimônia chamada Cafurna foi feita pelos índiosem frente ao prédio da entidade O advogado é integrante da Tribo Gajajara, do Maranhão, mas atua no Rio de Janeiro. A nomeação de Araão no cargo ainda depende de uma portaria que precisa ser publicada pelo Ministério da Justiça.
" Nós entramos pacificamente. Não queremos romper nada da legalidade. Apenas queremos que os direitos dos índios sejam preservados", disse o presidente nomeado simbolicamente pelos índios.

Índios bravos volta atacar sertanistas da FUNAI no alto rio Tarauacá

Índios bravos volta atacar sertanistas da FUNAI no alto rio Tarauacá
O sertanista Meireles foi atacado mais uma vez pelos índios bravos na localidade do igarapé conhecido por Maitá que faz fronteira com Tarauacá e Peru quando foi alvejado por varias flechas quando fazia um sobrevoou, além de Meireles havia mais outras pessoas em companhia dele segundo uma das pessoas que ontem fizeram um sobrevoou nas aldeias que fica próximo ao Maita para identificar qual o tipo de índios que ocupam aquela localidade mas infelizmente não foi possível por motivos do avião ser atacado por varias flechadas hoje pela manhã Meireles retornou para o Jordão onde vai fazer um sobre-voou naquela localidade já que La os mesmos índios já atacaram algumas comunidades que também são povos indígenas que moram próximo ao município a equipe de reportagem conversou com um dos tripulantes e o mesmo afirmou que os índios são bastante estranhos e de cor vermelhas e também muito agressivos por isso dificultando o pouso do helicóptero.
Matéria exclusiva










Chuva forte invade ruas, casas e prédios públicos em Sena Madureira


Depois de vários dias de um verão rigoroso, a população de Sena Madureira foi surpreendida na tarde desta terça-feira, 25, por uma forte chuva que durou aproximadamente uma hora e meia. O aguaceiro invadiu prédios públicos, alagou quintais, ruas e deixou muitos moradores com dificuldades de tráfego.No Centro do município as consequências foram grandes. Trechos da Rua Monsenhor Távora, que dá acesso a Igreja Batista Regular, e parte da Avenida Avelino Chaves, principal da cidade, foram cobertos pelas águas, impedindo temporariamente o trânsito de veículos e pessoas.Diversos moradores que tiveram seus quintais invadidos pela água da chuva buscaram uma saída próxima a calçada para o escoamento da água.
Água invade sede do Conselho Tutelar
A situação mais grave foi registrada na Rua Padre Egídio, normalmente um local de muita movimentação. Nela está situado o prédio do Conselho Tutetar, que foi literalmente alagado. De acordo com a presidente do órgão, Sincléia Gregório, tudo foi muito rápido e quando perceberam a água já tinha invadido todas as salas do Conselho. De imediato os próprios conselheiros começaram um corre-corre para evitar que documentos importantes fossem perdidos. Computadores, caixa de som, impressoras, materiais de limpeza e outros tiveram que ser transportados para um local mais alto, caso contrário teriam sido molhados. A presidente disse que ficou assustada. – Trabalho há vários anos no Conselho, mas nunca tinha presenciado uma situação desta. A chuva foi muito forte, alagou tudo. Hoje à tarde o atendimento foi suspenso porque não oferecia a mínima condição – explicou. Depois da chuva, que cessou por volta de 17h50, restou aos conselheiros limpar as dependências do prédio por completo e recolocar as coisas em seus devidos lugares.Alunos que retornavam das escolas também foram pegos de surpresa e enfrentaram dificuldades. – Tentei passar de bicicleta pela Rua Padre Egídio, mas desisti, pois estava completamente alagada – comentou Paulo César Rodrigues, estudante da Escola Eliziário Távora.

Inscrições para concurso da rua mais enfeitada da Acisa já estão abertas

Se uma das maiores alegrias durante a Copa do Mundo é enfeitar a sua rua, então pode começar a chamar os vizinhos e bolar as decorações. Já estão abertas, desde anteontem, as inscrições para o concurso das ruas mais enfeitadas de Rio Branco, uma iniciativa da Associação Comercial do Acre (Acisa), em parceria com a TV Acre, Badate Festas, Star Motors, Caldeirão das Tintas, Ponto Sem Nó, prefeitura e Governo. As inscrições vão até o dia 10 de junho, um sábado, e devem ser selecionadas 40 competidoras.
O regulamento completo do concurso ainda será divulgado na internet pela Acisa, mas já existem algumas especificações sobre o processo. Segundo o superintendente da Acisa, Pedro Ferreira, para concorrer as ruas devem ter mais de 80 metros (horizontal

Como critério de escolha, a comissão julgadora da asso-ciação levará em conta a beleza, a criatividade e a caracterização geral das vias públicas e casas do local. Mas só beleza não basta! Outro item fundamental será animação/integração entre os moradores da rua.

“O objetivo deste concurso é aquecer o comércio com a venda de adornos para as ruas. Contudo, nós também visamos integrar melhor a comunidade. Por isso, estabelecemos este critério para unir os moradores da rua na competição”, declarou Pedro Ferreira.

Como fazer a inscrição - Para competir, a inscrição é bem simples. Os interessados devem se reunir com a vizinhança, montar uma comissão responsável pelas artes da decoração e eleger um representante pelo grupo. Os nomes, assim como o comprovante de endereço de pelo menos 10 casas da rua, devem ser apresentados na Acisa.

A competição Após ser escolhidas as 40 ruas participantes, as visitas para avaliação começam ao mesmo tempo dos jogos da seleção brasileira. Na primeira partida (dia 15), serão visitadas 14 ruas. No segundo (20), serão 13 visitas. No terceiro jogo (25), que encerra a 1ª fase da copa, mais 13 ruas serão avaliadas, encerrando o primeiro ciclo. Em cada jogo 1 campeão e 1 vice deverão ser eleitos (eles ganham troféus, kits de bolas e um churrasco com alimentos - carne, refrigerante, cerveja, etc - pagos pela Acisa).

Na 2ª fase do torneio mundial (eliminatórias), as 34 ruas que não foram escolhidas na 1ª fase competirão de novo nas oitavas de final (26, 27, 28 e 29). Mais uma vez, campeã e vice são escolhidas. Nas quartas de final (2 e 3), as 32 ruas que sobraram concorrem de novo. Nas semifinais (6 e 7), sobram 30 concorrentes. Na partida final da copa, as 12 ruas vencedoras anteriores competirão entre si pelo título de grande campeã e vice. As duas vencedoras finais farão um jogo amistoso no Estádio Arena da Floresta e participam de um sorteio de uma moto CG 125, 0 Km.