Gabeira e Marina Silva já discutem campanha para 2010

Senadora ainda não decidiu sobre possível saída do PT. PV convidou senadora para ser candidata à Presidência.
Agência Brasil
O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) e a senadora Marina Silva (PT-AC) (Fotos: Fábio Rodrigues Pozzebom e José Cruz/Agência Brasil)
O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) disse nesta quarta-feira (12) já ter conversado até sobre uma possível campanha em 2010 com a senadora Marina Silva (PT-AC). Ela foi convidada pelo PV para ingressar no partido e ser candidata à Presidência da República no próximo ano. A senadora ainda não anunciou sua decisão. Gabeira esteve na casa de Marina nesta quarta-feira. Ele destacou que a senadora ainda não decidiu sobre a saída do PT, mas revelou que eles já avançaram sobre a discussão de uma possível campanha eleitoral do PV. “Nós conversamos também sobre uma possível campanha, sobre as potenciais dificuldades e tudo”, disse o deputado.
saiba mais
Senador Tião Viana diz acreditar que Marina Silva vá mesmo deixar o PT
Bancada do PT no Senado pede que Marina Silva não deixe partido
Presidente da BR Distribuidora pede para Marina Silva não deixar PT
Ele destacou que o PV vai revisar seu programa partidário. A ênfase na questão ambiental será mantida e atualizada, mas o partido pretende apresentar propostas em outras áreas. “Na nossa potencial campanha, a questão ambiental terá um grande peso, mas não será monotemática. Precisamos dar respostas também para os outros problemas do Brasil”, afirmou Gabeira. O deputado destacou as dificuldades que Marina tem para deixar o PT, sobretudo pelas relações que tem com os petistas do Acre. Gabeira, no entanto, mostrou-se confiante. “Sempre achei que ia dar certo e continuo confiando que vai dar certo.”
Rio de Janeiro
Gabeira afirmou ainda que o “fator Marina” pode interferir no seu planejamento eleitoral. Ele é pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro e diz contar com o apoio de PSDB, DEM e PPS para a empreitada. O problema é que toda a negociação da aliança foi feita em cima da possibilidade de o deputado fazer campanha para o candidato à Presidência do PSDB, José Serra (SP) ou Aécio Neves (MG), apontados como potenciais nomes para encabeçar a chapa tucana. Na visão de Gabeira, sua candidatura ao governo do Rio de Janeiro só seria possível com um acordo entre os partidos para que ele defenda dois candidatos à Presidência, o do PV e o do PSDB.

Ele descartou ser candidato apenas pelo PV, sem alianças. “Não vou disputar só com um minuto na televisão.” O deputado diz que trabalha também com a possibilidade de disputar o Senado ou até de não se candidatar e ajudar a campanha de Marina pelo país.

Vereador de Cruzeiro do Sul é preso por porte ilegal de armas

A prisão de Luiz do Correio (PTN) ocorreu por volta das 12h desta terça-feira (11), quando a Polícia Federal cumpria um mandado de busca e apreensão na casa dele no Bairro Cobal em Cruzeiro do Sul. O vereador foi levado ao presídio Manoel Néri da Silva no início da noite.
Não existem informações sobre o que levaram a Polícia Federal a solicitar da justiça, um mandado de busca e apreensão na casa do parlamentar. A única confirmação é que durante a ação, Luiz do Correio foi preso em flagrante por porte ilegal de armas. A PF ainda mantém segredos no caso. Não se sabe, por exemplo, se apenas uma arma foi apreendida, ou se arma estava na casa ou sendo portada pelo vereador.
Na semana passada um irmão do parlamentar conhecido por Bebe, foi preso em Rio Branco quando recebia um carregamento de 166 quilos de pasta-base de cocaína. Bebe já havia cumprido pena por tráfico de drogas. Informações ainda não confirmadas dão conta de que o vereador não tem nenhuma ligação com os atos cometidos pelo irmão. Luiz do Correio é assim chamado por ser funcionário da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e está no primeiro mandato de vereador, foi eleito nas eleições de 2008 obtendo uma votação de 638 votos.

Gladson declara apoio aos agentes de segurança da Justiça Federal

Depois de um bate-papo informal e a troca de informações em seu gabinete em Brasília com funcionários do Judiciário Federal do Acre, o deputado Gladson declarou nesta terça-feira, 11, seu apoio à Proposta de Emenda Constitucional (PEC)n°358/05. “O projeto, que dá aos tribunais federais a competência de formar sua polícia administrativa através dos agentes de segurança, foi aprovado no Senado Federal e agora aguarda votação no plenário da Câmara dos Deputados.” É até uma questão de Justiça para quem já exerce o papel sem ter ainda reconhecida oficialmente à função”, disse o deputado.
O parlamentar enfatizou que se trata de uma causa justa, já que os agentes de segurança são servidores concursados, com salários definidos, recebendo Gratificação de Atividade de Segurança que executam como proteção a magistrados, Oficiais de Justiça, servidores e usuários da Justiça. Tudo amparado apenas por portarias e resoluções.Para o deputado, a PEC trará legitimação das atividades e alívio para os agentes,que finalmente terão reconhecidas suas atribuições de praxe,”e principalmente sem interferência nas atribuições das demais polícias, especialmente nas funções da polícia judiciária,no caso da União,atribuição exclusiva da Policia Federal”.
Para os agentes de segurança, trata-se de uma adequação administrativa que virá dar mais segurança institucional e a lotação adequada, já que a PF não mais necessitaria desfalcar seu efetivo nas ações de segurança hoje desenvolvidas pelos agentes dos Tribunais Federais. A PEC, disse o deputado, também deverá liberar milhares de policiais militares e bombeiros hoje cedidos aos tribunais em todo o Brasil, fora de suas funções constitucionais , ”com desrespeito ao Estatuto da categoria e desaprovação de vários tribunais de Contas”.
Por fim, os agentes ainda lembraram ao deputado que o Judiciário é o único dos Poderes a depender do Executivo para prover sua segurança. Exatamente ao contrário do Poder Legislativo, que criou, por expressa permissão constitucional, as chamadas Polícias Legislativas. A iniciativa,para Gladson,trouxe maior independência e autonomia administrativa ao Parlamento,”o que deve ser feito também ao Judiciário com a criação da Polícia do Poder Judiciário,o que viria ainda reforçar até mesmo o Princípio de Independência entre os Poderes”.
Assessoria