Gladson agradece apoio do Ministério da Pesca

Em audiência esta semana em Brasília, o deputado Gladson Cameli(PP) agradeceu ao ministro da Pesca, Altemir Gregolin, o atendimento de suas solicitações em benefício da classe pesqueira de todo o Acre. O deputado reconheceu que a elevação da antiga Secretaria a status de Ministério da Pesca veio dar maior visibilidade aos profissionais do setor, que agora contam oficialmente com uma série de políticas públicas de estímulo e desenvolvimento, inclusive com direito a crédito do Governo. E lembrou também que a entrada em vigor da Lei da Pesca, um verdadeiro estatuto da categoria, veio dar o arcabouço legal para a garantia e proteção dos pescadores de todo o país.

Incêndio em área urbana de Senador Guiomard


No início da tarde desta quinta-feira, 13, um incêndio causou preocupação aos moradores do bairro COHAB, em Senador Guiomard [28km distante de Rio Branco].
Segundo populares, o fogo talvez tenha sido causado por crianças que brincavam próximas à área incendiada, localizada no loteamento Cafezal.
Funcionários da Secretaria Municipal de Obras foram chamados às pressas e deram início ao combate ao fogo, enquanto aguardavam a chegada do Corpo de Bombeiros.
O prefeito James Gomes e o Secretário de Obras Eliseu Soares, que estavam próximos ao local vistoriando obras da prefeitura, colaboraram com os funcionários, para evitar que as chamas atingissem as casas próximas ao matagal.
Cerca de uma hora após o primeiro chamado, homens do Corpo de Bombeiros chegaram no loteamento, mas já encontraram a situação controlada. De acordo o bombeiro Charles, é comum incêndio no loteamento.
O prefeito James Gomes, ao constatar a demora para a chegada dos bombeiros, devido a distância entre Rio Branco e Senador Guiomard, falou da necessidade de um posto de Brigadistas no Quinari.
"Vamos procurar a Secretaria de Segurança para ver a possibilidade de instalar um posto do Corpo de Bombeiros em nossa cidade. Felizmente nossos homens conseguiram controlar as chamas, mas e se fosse na estrada e chamas com maior intensidade? Esta é uma necessidade que precisa ser avaliada", disse James Gomes.

HOME Índios acampam na sede da Funai


Cansada de esperar soluções para os problemas da terra, tribo enfrenta oito dias na estrada para reivindicar seus direitos
Na manhã de ontem, 14 índios Apolima-Arara, da aldeia localizada às margens do Alto Rio Amônia, no município de Marechal Thaumaturgo, acamparam na sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Rio Branco, para reivindicar a demarcação da terra, que já foi determinada pela Justiça Federal, tendo o prazo se encerrado no dia 20 de julho. Atualmente existem 34 famílias indígenas morando na aldeia, total de 260 pessoas. Segundo os indígenas, a ocupação de terras desordenada pelo o homem branco, extração ilegal de madeira e caça predatória está prejudicando e causando rivalidade entre índios e brancos na floresta.
De acordo com o líder do povo indígena Francisco Siqueira, o ministro precisa determinar a demarcação da terra o mais rápido possível, para que os índios da etnia Apolima-Arara tenham direito de permanecer em suas terras. Sendo que a demarcação é uma forma legal de reconhecer a posse dos indígenas na terra. Segundo Siqueira, documentar o que de fato é dos índios, é também evitar um conflito entre homem branco e índio, pois muitos estão desmatando a floresta, construindo casas indevidamente em território indígena.
Francisco conta, que dentro da área que está no processo de demarcação, mesmo após ser publicada no diário oficial a demarcação, já foram construídas 48 casas pelo Incra ano passado para o homem branco, que segundo ele foi uma falta de consideração do governo com a aldeia.
“Nossa terra precisa ser demarcada o mais rápido possível, para que a gente possa viver só nós mesmo dentro da área, pois hoje vivemos dentro de uma ilha, cercado por todos os lados pelo homem branco. Não podemos caçar, nem pescar de nenhum lado, enquanto eles estão tirando madeira, caçando para vender, e nós que somos os próprios donos da terra com direitos de usufruir dos recursos naturais estamos sendo impedidos por eles”, destaca.
Os índios que enfrentaram oito dia de dificuldade para chegar em Rio Branco, estavam pacíficos e esperançosos quanto a demarcação da área, mas afirmaram que não vão sair da funai enquanto não for declarado portaria para a demarcação. “Viemos decididos a esperar o tempo necessário, dialogar como diz o homem branco, porém, não vamos aceitar esse silêncio. Ou a justiça determina a demarca ou fazemos nós a auto demarcação e com isso fecharemos o rio”, destaca Siqueira.

Ancião de 71 anos é acusado de estuprar criança de seis anos


Policiais militares da Vila do "v" Projeto Humaitá, município de Porto Acre, prenderam o aposentado Geraldo Alves das Neves, 71, sob acusação de estuprar uma criança de seis anos de idade.
Segundo informações da polícia, a mãe da criança teria flagrado Geraldo tentando penetrar a criança que já estava suja de esperma nas partes intimas.
A mãe da vítima contou a polícia que o ancião costumava oferecer bombons e presentes para a criança. Mas, acreditava ser apenas um gesto de carinho do idoso.
Na manhã de quarta-feira, 12, a filha foi para a casa de Geraldo, quem ela chamava de vovó e demorou a retornar.
A mulher resolveu ir buscar a criança e quando chegou flagrou o acusado e a criança despida e ele tentando a penetração.
O acusado foi encaminhado a Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher Deam, onde foi ouvido pela delegada plantonista em seguida transferido para o Presídio Estadual.
A delegada que cuida do caso solicitou exame de conjunção carnal na criança, o resultado deve ser entregue em até 15 dias.