Governador do Acre rejeita reeleição e diz que é ‘candidato a ser gente’

Governador do Acre rejeita reeleição e diz que é ‘candidato a ser gente’
O governador do Acre, Binho Marques (PT), é o único dentre os governadores eleitos em 2006 em condições de disputar um segundo mandato que rejeita concorrer à reeleição e a qualquer outro cargo público nesta campanha. Avesso a disputas eleitorais, ele também descarta "totalmente" se candidatar no futuro.
Há mais de uma década na administração pública – foi secretário municipal e estadual de Educação e vice nas gestões anteriores – o governador do Acre quer se dedicar aos dois filhos e aos estudos, provavelmente um doutorado na Universidade de Brasília (UnB).
“Não tirei nenhum descanso, foi direto. Foram quatro anos de prefeitura e estou completando 12 anos no governo. (...) Está na hora de poder olhar para os meus filhos de novo. Quando minha filha nasceu eu estava entrando na Prefeitura de Rio Branco. Hoje ela tem 17 anos. Sou candidato agora a ser gente”, diz.
'Nunca quis ser candidato a nada'Em 2006, o então governador Jorge Viana terminava seu segundo mandato e não podia mais se candidatar. O senador Tião Viana (PT-AC) não podia assumir a tarefa por ser irmão de Jorge. A candidata natural seria a senadora Marina Silva, que ainda era filiada ao partido, mas ela estava à frente do ministério do Meio Ambiente.
Marina deixou o PT em 2009 para ingressar no PV e se candidatar à Presidência da República. Binho foi escolhido candidato e acabou eleito como governador do Acre no primeiro turno, com 53% dos votos

Pesquisa Ibope aponta Dilma com 40%, Serra com 35% e Marina com 9%

Pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) para a eleição presidencial, divulgada ontem, (23) em Brasília, mostra a candidata Dilma Rousseff (PT) com 40% das intenções de voto, contra 35% do candidato José Serra (PSDB) e 9% da candidata Marina Silva (PV). Votos brancos e nulos somam 6%. Não responderam 10% dos entrevistados. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Esta é a primeira vez em que a candidata petista aparece à frente do tucano em uma pesquisa com uma diferença que ultrapassa a margem de erro. Na última pesquisa CNI/Ibope, divulgada em 17 de março, Serra aparecia com 38%, contra 33% de Dilma e 8% de Marina. Brancos e nulos somavam 12%; 8% não responderam.
Dilma aparece na frente também na simulação de 2º turno. A petista tem 45%, contra 38% de Serra. Brancos e nulos somam 8%, enquanto 9% não sabem ou não responderam.
Na simulação de 2º turno da pesquisa anterior, o tucano aparecia com 44%, contra 39% da petista. Brancos e nulos somavam 10%, e 7% não responderam.
Quando a simulação é feita entre Dilma e Marina, a petista aparece com 53%, contra 19% da presidenciável do PV. Brancos ou nulos representam 15%; 13% não sabem ou não responderam. Em 17 de março, a simulação de 2º turno entre Dilma e Marina dava 48% para a petista, 11% para a ex-ministra do Meio Ambiente, 22% de brancos e nulos e 12% que não responderam.
Já entre Serra e Marina, o tucano fica com 49%, contra 22% da candidata verde. Brancos ou nulos somam 16% e não sabem ou não responderam, 13%. A pesquisa anterior dava 55% para o candidato do PSDB, contra 17% da candidata do PV, 18% entre brancos e nulos e 9% que não responderam.Na espontânea, Dilma tem 22%, Serra tem 16%, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece com 9%, Marina tem 3% e o ex-governador mineiro Aécio Neves (PSDB) tem 1%. Brancos e nulos somam 7%, e 40% não sabem.
A última pesquisa que mediu a intenção de votos para os presidenciáveis, contratada pela Rede Globo e pelo jornal ‘O Estado de São Paulo’ e divulgada em 5 de junho, apontava Serra e Dilma empatados com 37%.
Conhecimento de Dilma - O levantamento CNI/Ibope identificou um aumento no conhecimento da candidata petista pelo eleitorado. Hoje, 73% sabem que Dilma Rousseff é apoiada pelo presidente Lula. Em março, o índice era de 58%.
Foram entrevistadas 2.002 pessoas entre os dias 19 e 21 de junho, em 140 municí-pios do país. O número de registro da pesquisa no TSE é 16292/2010.
Indecisos - O diretor de operações da CNI, Rafael Lucchesi, afirma que o elevado grau de indecisos demonstra que a disputa pelo eleitorado “ainda está em suas etapas iniciais, se aquecendo”, uma vez que, em março, 42% dos entrevistados não sabiam em quem votar. No último levantamento, o índice teve uma leve redução e está em 40%.