Comunicadores e sociedade debatem os rumos da comunicação


A comunicação que queremos. As discussões que permearam o debate sobre comunicação, que antecedeu a Conferência Estadual de Comunicação e ocorreu na Biblioteca Pública, podem ser resumidas a esta frase. No debate, que contou com a presença de jornalistas, gestores públicos, líderes comunitários e acadêmicos, foram discutidos o acesso à mídia, o papel do governo, rádios comunitárias e outros assuntos que devem ser aprofundados nos dias 30 e 31, quando será realizada a Conferência.

Mãe tranca garoto de 13 anos e viaja para a fronteira


Um adolescente de 13 anos foi resgatado pela polícia, após passar uma semana trancado em um pequena casa da rua Flaviano Melo, no bairro João Eduardo 2. O garoto havia sido abandonado pela mãe, Luciana Silva e Silva, de 31 anos, há pelo menos uma semana.Depois de alguns dias com muita fome, ele passou a se alimentar com a ajuda de vizinhos, sempre que abrir abria a janela.A vítima permaneceu lá, trancado, até a manhã desta sexta-feira, 16, quando um chamado ao Centro Integrado de Operações Policiais, o Ciosp, acionou a Polícia Militar.Para resgatar o garoto, os policiais tiveram que arrombar a janela do casebre. Eles encontraram um menino desnutrido, cansado e que chorava muito, diante do caos na residência.As informações de vizinhos são a de que Luciana abandonou o filho, afirmando que iria embora para o município de Capixaba (distante 80 quilômetros de Rio Branco) e que seu pai viria para buscá-lo. Wener Câmara das Neves, o pai, no entanto, não apareceu.Desolado, o garoto passou todos esses dias sem a companhia de ninguém, só se alimentando com o auxílio de vizinhos.O curioso da situação é que até esta sexta-feira, 16, nenhum morador havia denunciado a situação à polícia ou ao Conselho Tutelar de Rio Branco.Mãe reaparece e diz que estava fazendo compras em CobijaDepois de o garoto ter sido levado ao Conselho Tutelar do Município de Rio Branco, a mãe apareceu na tarde desta sexta-feira, 16.Luciana apresentou aos conselheiros tutelares dois bilhetes de passagens de ônibus com destino a Brasiléia (cidade distante 240 quilômetros de Rio Branco, na fronteira com Cobija, na Bolívia).“Ela afirmou que faz compras em Cobija para revender aqui na Capital. Ela disse que tinha saído de casa, mas que teria avisado ao marido para ir buscá-lo, antes de deixar o garoto sozinho”, explica Adécio Nogueira de Castro, conselheiro tutelar.

Vitória sobre o Brasil é o primeiro título mundial sub-20 de Gana


Vitória sobre o Brasil nas cobranças de pênalti é a primeira conquista do Mundial Sub-20 de Gana, que já havia sido vice-campeã duas vezesA vitória de Gana nos pênaltis sobre o Brasil nesta sexta-feira (16) é o primeiro título da seleção africana no Mundial Sub-20. O time já havia sido vice-campeão em 1993 (perdeu para o Brasil) e em 2001 (perdeu para a Argentina). Os brasileiros tentavam ser campeões pela quinta vez.
Na categoria sub-17, os ganenses já são bicampeões: venceram na Itália em 1991 e no Equador em 1995 (neste último, vencendo os brasileiros na final).
Apesar da boa campanha no Mundial Sub-20 do Egito, o time brasileiro perdeu para uma equipe ganense cheia de revelações. O grande destaque na competição foi o atacante Dominic Adiyiah, que fez oito gols e terminou como artilheiro isolado. Adiyiah joga no desconhecido Fredrikstad, da Noruega.
Outro atacante ganense, Ransford Osei, também brilhou. O jogador do FC Twente, da Holanda, fez quatro gols e dividiu a vice-artilharia do Mundial. Dos 21 jogadores da seleção sub-20 de Gana, 10 deles jogam em clubes do próprio país. Apenas o zagueiro Daniel Opare está em uma equipe de ponta da Europa. Opare joga nas categorias de base do Real Madrid, da Espanha.
Na final de 1993, no Mundial Sub-20 jogado na Austrália, o Brasil venceu Gana por 2 a 1. Entre os atletas ganeses, apenas o zagueiro Samuel Osei Kuffour teve passagens por grandes times da Europa (Bayern de Munique, Roma e Ajax). Entre os brasileiros daquela geração, apenas o goleiro Dida brilhou na seleção principal.
Confira também

Defensória Pública foi beneficiada com carro e uma moto em Tarauacá.







Pela primeira vez em Tarauacá a defensória pública acaba de ganhar um carro do Governo Federal para avançar os serviços naquela entidade, além de um carro Corsa Sedan classic, uma moto – titan 150 – também foi doada através do fórum de Feijó. Segundo o Defensor Público Paulo Michel São José, que esses veículos seriam para defensória fazer suas notificações e também transportar algumas pessoas que seja preciso ser ouvida pela juíza o pelo ministério público. Michel ainda afirmou que aos poucos a defensória esta se estruturando principalmente na parte física e também no transporte.

Moradores da Ponta do Abunã ameaçam fechar a BR 364


Revoltados com a suspensão da Resolução nº 24 do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) que fixou as regras e a data para realização da consulta plebiscitária na região da Ponta do Abunã, moradores de Extrema, Nova Califórnia, Vista Alegre do Abunã e Fortaleza do Abunã, preparam uma nova manifestam e ameaçam fechar a BR 364 mais uma vez. O plebiscito estava marcado para o dia 8 de novembro e agora não tem data definida.
Na região, pelo menos 80% da população já tinha manifestado voto pelo "Sim" e estavam em plena campanha, mas agora já estão se mobilizando para protestar contra a decisão do ministro Fernando Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determinou a imediata suspensão do plebiscito, atendendo uma ação do Ministério Público Eleitoral (MPE).
O que mais tem revoltado os moradores da Ponta do Abunã, é que logo após a fixação da data de 8 de novembro para a realização da consulta, o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho (PT), que há tempos não aparecia na região, lançou um pacote de obras.
Um grupo de moradores está se articulando para tentar mobilizar a comunidade e tomar medidas radicais para protestar contra a decisão do TSE. Eles não descartam a possibilidade de fechamento da BR 364 mais uma vez.
O MPE alega que a consulta não poderia ser realizada somente nos distritos que estão buscando a emancipação, mas sim contemplando todos os eleitores do município de Porto Velho.

*Com informações da Assessoria de Imprensa do TRE-RO.

Carro blindado da marinha tomba na linha Vermelha, no Rio de Janeiro


Um veículo blindado anfíbio [usado na terra e também em rios e lagoas] da Marinha, que era trazido em uma carreta, tombou no final da noite desta quinta-feira (15) na linha Vermelha, via expressa que liga o Centro do Rio à Baixada Fluminense, na altura do Caju, na zona portuária do Rio. Ninguém ficou ferido. A Polícia Militar disse que o acidente ocorreu após um taxista ter fechado o motorista da carreta. O motorista tentou frear para não atingir o veículo e o blindado acabou se soltando das correntes da carroceria e atingiu uma mureta, derramando óleo na pista.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa na segunda


Com o tema “Ciência no Brasil” inicia na próxima segunda-feira, 19, a 6ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. No Acre a abertura do evento será às 9 horas na Biblioteca Marina Silva e deve reunir representantes do Governo do Estado, instituições de ensino e da Embrapa. A cada ano cresce o número de participantes, de instituições de pesquisa e ensino nas atividades desenvolvidas ao longo da Semana.
A proposta da mobilização é o envolvimento de pesquisadores, técnicos, professores e estudantes em torno do tema ciência e tecnologia. Entre os dias 19 e 25 serão exibidos filmes e vídeos científicos, proferidas palestras e discussões públicas sobre temas científicos de interesse geral, oficinas. A programação conta ainda com dias de portas abertas em instituições de pesquisa e universidades, realização de congressos, feira de ciência e observações astronômicas.
Em Brasília, a Semana será realizada na Esplanada dos Ministérios, das 8h30 às 19 horas. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma iniciativa do Ministério de Ciência e Tecnologia, e conta com a parceria dos governos estaduais e universidades. No Acre, o evento é coordenado pela Fundação de Tecnologia (Funtac). Em 2008, foram realizadas 10.859 atividades, em 445 cidades e com a participação de aproximadamente 755 instituições de ensino e pesquisa e entidades diversas em todo o País.
A escolha do tema “Ciência no Brasil” foi motivada por uma pesquisa nacional na qual 85% dos brasileiros afirmaram desconhecer cientistas e instituições de pesquisas importantes no Brasil. As atividades serão norteadas com intuito de criar um movimento para que se discuta nas escolas, universidades e instituições de pesquisa a história, contexto e os deságios da ciência e da tecnologia.