Vitória sobre o Brasil é o primeiro título mundial sub-20 de Gana


Vitória sobre o Brasil nas cobranças de pênalti é a primeira conquista do Mundial Sub-20 de Gana, que já havia sido vice-campeã duas vezesA vitória de Gana nos pênaltis sobre o Brasil nesta sexta-feira (16) é o primeiro título da seleção africana no Mundial Sub-20. O time já havia sido vice-campeão em 1993 (perdeu para o Brasil) e em 2001 (perdeu para a Argentina). Os brasileiros tentavam ser campeões pela quinta vez.
Na categoria sub-17, os ganenses já são bicampeões: venceram na Itália em 1991 e no Equador em 1995 (neste último, vencendo os brasileiros na final).
Apesar da boa campanha no Mundial Sub-20 do Egito, o time brasileiro perdeu para uma equipe ganense cheia de revelações. O grande destaque na competição foi o atacante Dominic Adiyiah, que fez oito gols e terminou como artilheiro isolado. Adiyiah joga no desconhecido Fredrikstad, da Noruega.
Outro atacante ganense, Ransford Osei, também brilhou. O jogador do FC Twente, da Holanda, fez quatro gols e dividiu a vice-artilharia do Mundial. Dos 21 jogadores da seleção sub-20 de Gana, 10 deles jogam em clubes do próprio país. Apenas o zagueiro Daniel Opare está em uma equipe de ponta da Europa. Opare joga nas categorias de base do Real Madrid, da Espanha.
Na final de 1993, no Mundial Sub-20 jogado na Austrália, o Brasil venceu Gana por 2 a 1. Entre os atletas ganeses, apenas o zagueiro Samuel Osei Kuffour teve passagens por grandes times da Europa (Bayern de Munique, Roma e Ajax). Entre os brasileiros daquela geração, apenas o goleiro Dida brilhou na seleção principal.
Confira também

0 comentários: