Sempre unido, trio majoritário da FPA caminha junto também para votar

Sempre unido, trio majoritário da FPA caminha junto também para votar Os três principais candidatos da Coligação Frente Popular do Acre (FPA), Tião Viana, que concorre ao governo estadual, Edvaldo Magalhães e Jorge Viana, que buscam uma vaga no Senado, além de caminharem juntos durante toda a campanha eleitoral, decidiram também pela união no dia da votação.O primeiro a votar foi Edvaldo Magalhães, pouco depois das 8h, na sede da Prefeitura no Centro de Rio Branco.Ansioso, o candidato afirmou que o trabalho da FPA contribuiu para que todas as necessidades do povo acreano fossem conhecidas. – A continuidade deve acontecer para o bem do Estado. A vitória será nossa

Marina Silva vota na sede do Incra, em Rio Branco, de olho no segundo turno

Marina Silva vota na sede do Incra, em Rio Branco, de olho no segundo turno
Candidata foi cumprimentada por simpatizantes e tem demonstrado confiança em sua rápida passagem pela Capital.
Da Redação da Agência ContilNet

A senadora acreana Marina Silva, candidata a Presidência da República pelo Partido Verde (PV), votou pouco antes das 10h na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no bairro Aviário.Ela chegou ao local com cerca de uma hora e meia de atraso, pois antes de exercer seu direito de cidadã, participou de uma reunião com representantes da Assembleia de Deus, na sede central da congregação, na Avenida Antônio da Rocha Viana.

Pesquisa Ibope aponta vitória de Tião no primeiro turno

Última pesquisa Ibope divulgada na noite de ontem pela TV Acre aponta o candidato do PT ao Governo do Estado, Tião Viana, com 52% das intenções de voto.Seu adversário Tião Bocalom (PSDB) tem 39% e Antônio Gouveia, o “Tijolinho”, (PRTB) 1%. Considerando apenas os votos válidos, Tião teria 56% contra 42% de Bocalom e venceria já no primeiro turno das eleições 2010. Pesquisa Ibope aponta vitória de Tião no primeiro turno

Presidente do TRE pede que eleitores usem cola

Presidente do TRE pede que eleitores usem cola

Hoje é dia de eleição e para atender os 470 mil os acreanos que vão as urnas, 1.457 seções foram instaladas em todo o Estado, ocupando prédios públicos e escolas. Rio Branco, com o maior número de votantes terá 570 seções.
Com o objetivo de orientar os eleitores, os portais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram alterados, deixando a mostra os serviços essenciais, como a disponibilidade do nome e do número de candidatos; os locais de votação; disque-denúncia; disque-eleitor; e impressão do formulário de justificativa.
Segundo a Justiça Eleitoral, as seções estarão abertas a partir das 8 horas, encerrando os trabalhos às 17 horas. A apuração começará a partir das 19 horas.
As pessoas cadastradas para votar em trânsito deverão procurar Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), na Rua Benjamin Constant, nº 856 – Centro.
O atendimento de todos os votantes será realizado por 7.285 mesários.
O TRE recomenda a todas as pessoas que façam uma cola, anotando o número dos candidatos para evitar demora na hora de identificar os candidatos na urna eletrônica.
A Justiça alerta ainda que é proibida a realização de carreatas e de boca de urna na frente dos colégios eleitorais.
Para denunciar alguma irregularidade, o eleitor pode ligar para o 0800 – 642 -2226. Os interessados em receber maiores informações sobre os locais de votações podem ligar para o 0800 – 642 – 2227.Segundo o presidente do TRE, o desembargador Arquilau de Castro Melo, em entrevista realizada no mês passado, haverá uma maior repressão a compra de votos.
“Vamos ter uma maior atenção aos candidatos que não realizam campanha durante todo o período, mas que conseguem ganhar a eleição na véspera”, falou o magistrado que pretende reprimir a compra de votos.(Freud Antunes)
Juizes Auxiliares negam liminares para suspender divulgação de pesquisa Os juizes auxiliares do TRE-AC, Elcio Sabo Mendes e Raimundo Nonato Maia, negaram neste sábado (2) pedidos de liminares apresentados pela Coligação Liberdade e Produzir Para Empregar contra divulgação de pesquisas eleitorais realizadas pelo IBRAPE Instituto de Pesquisa e Opinião Pública LTDA e IBOPE. A Coligação Liberdade e Produzir Para Empregar sustenta que o modelo de pesquisa adotado pelas empresas coage o eleitor a declarar sua real intenção de voto, em razão da identificação que é feita do entrevistado.
Segundo a Coligação, os questionários utilizados para as duas pesquisas interferem na participação espontânea do entrevistado, uma vez que identificam dados como nome, endereço, e-mail e local onde mora e trabalha o eleitor, o que poderia inibir sua real manifestação, “uma vez que no Estado do Acre a maioria das pessoas depende economicamente do governo”.
Em sua decisão, o juiz auxiliar Elcio Sabo Mendes afirmou que o argumento da Coligação “consiste em mera possibilidade”, já que no questionário usado para a pesquisa há expressa menção de que “as respostas serão tratadas de forma confidencial”. Portanto, diz o juiz, “o entrevistado tem a ciência prévia de que seu nome e respostas serão preservados, do contrário, haveria incidência do art. 34 da lei n. 9504/973 , ao acrescentar que a pesquisa atendeu as exigências da legislação eleitoral. O juiz auxiliar Raimundo Nonato teve o mesmo entendimento em relação a pesquisa feita pelo Ibope. Fonte: Ascom/TRE.