Presidente do TRE pede que eleitores usem cola

Presidente do TRE pede que eleitores usem cola

Hoje é dia de eleição e para atender os 470 mil os acreanos que vão as urnas, 1.457 seções foram instaladas em todo o Estado, ocupando prédios públicos e escolas. Rio Branco, com o maior número de votantes terá 570 seções.
Com o objetivo de orientar os eleitores, os portais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram alterados, deixando a mostra os serviços essenciais, como a disponibilidade do nome e do número de candidatos; os locais de votação; disque-denúncia; disque-eleitor; e impressão do formulário de justificativa.
Segundo a Justiça Eleitoral, as seções estarão abertas a partir das 8 horas, encerrando os trabalhos às 17 horas. A apuração começará a partir das 19 horas.
As pessoas cadastradas para votar em trânsito deverão procurar Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), na Rua Benjamin Constant, nº 856 – Centro.
O atendimento de todos os votantes será realizado por 7.285 mesários.
O TRE recomenda a todas as pessoas que façam uma cola, anotando o número dos candidatos para evitar demora na hora de identificar os candidatos na urna eletrônica.
A Justiça alerta ainda que é proibida a realização de carreatas e de boca de urna na frente dos colégios eleitorais.
Para denunciar alguma irregularidade, o eleitor pode ligar para o 0800 – 642 -2226. Os interessados em receber maiores informações sobre os locais de votações podem ligar para o 0800 – 642 – 2227.Segundo o presidente do TRE, o desembargador Arquilau de Castro Melo, em entrevista realizada no mês passado, haverá uma maior repressão a compra de votos.
“Vamos ter uma maior atenção aos candidatos que não realizam campanha durante todo o período, mas que conseguem ganhar a eleição na véspera”, falou o magistrado que pretende reprimir a compra de votos.(Freud Antunes)
Juizes Auxiliares negam liminares para suspender divulgação de pesquisa Os juizes auxiliares do TRE-AC, Elcio Sabo Mendes e Raimundo Nonato Maia, negaram neste sábado (2) pedidos de liminares apresentados pela Coligação Liberdade e Produzir Para Empregar contra divulgação de pesquisas eleitorais realizadas pelo IBRAPE Instituto de Pesquisa e Opinião Pública LTDA e IBOPE. A Coligação Liberdade e Produzir Para Empregar sustenta que o modelo de pesquisa adotado pelas empresas coage o eleitor a declarar sua real intenção de voto, em razão da identificação que é feita do entrevistado.
Segundo a Coligação, os questionários utilizados para as duas pesquisas interferem na participação espontânea do entrevistado, uma vez que identificam dados como nome, endereço, e-mail e local onde mora e trabalha o eleitor, o que poderia inibir sua real manifestação, “uma vez que no Estado do Acre a maioria das pessoas depende economicamente do governo”.
Em sua decisão, o juiz auxiliar Elcio Sabo Mendes afirmou que o argumento da Coligação “consiste em mera possibilidade”, já que no questionário usado para a pesquisa há expressa menção de que “as respostas serão tratadas de forma confidencial”. Portanto, diz o juiz, “o entrevistado tem a ciência prévia de que seu nome e respostas serão preservados, do contrário, haveria incidência do art. 34 da lei n. 9504/973 , ao acrescentar que a pesquisa atendeu as exigências da legislação eleitoral. O juiz auxiliar Raimundo Nonato teve o mesmo entendimento em relação a pesquisa feita pelo Ibope. Fonte: Ascom/TRE.

0 comentários: