Prestação de contas, apresentação de projetos e visitação à nova sede fizeram parte da agenda dos prefeitos


Associação dos Municípios do Acre (Amac) realizou na manhã de ontem a última reunião administrativa de 2010. Em virtude do prazo estabelecido pela legislação eleitoral, todas as discussões da Amac a respeito de aprovação e requerimento de recursos para as prefeituras foram antecipados.
Na pauta da assembleia os prefeitos discutiram a apreciação e aprovação da prestação de contas da Amac referente ao segundo semestre de 2009, aprovação do projeto de Lei dos Municípios que ainda não apresentaram o plano, definição do projeto da OGU e liberação dos recursos empenhados em 2008/2009.
A vice-presidente da Amac, Leila Galvão, prefeita dde Brasileia, fala sobre a preocupação da associação em agilizar a liberação dos recursos e emendas já empenhadas. Ela lembra ainda que 2009 não foi um ano favorável para os municípios no que diz respeito à liberação de recursos e acredita que isso tenha ocorrido em virtude da dificuldade financeira provocada pela crise econômica.
“Para 2010 a associação deseja que haja um recurso maior a ser disponibilizado aos municípios, para que as programações e metas das prefeituras sejam cumpridas e com isso tenhamos sucesso nos projetos. O resultado disso é a melhoria da qualidade de vida para a população e é por isso que a Amac é importante dentro dessa articulação junto à bancada federal em Brasília”, reforça.
O prefeito de Rio Branco e presidente da Amac, Raimundo Angelim, afirma que essa é uma corrida contra o tempo para que as prefeituras possam, ainda neste início de 2010, realizar ações de infraestrutura e dispor de recursos para investir no setor produtivo.
“Temos que realizar todas as contratações até junho e as prefeituras não podem perder um ano de trabalho por conta da legislação eleitoral. Este é o último encontro que nós vamos fazer antes das eleições, pois todas as negociações devem ser realizadas junto à bancada federal a fim de que as liberações sejam realizadas até 3 de julho, caso contrário só poderemos solicitar esse recurso em 2011 e não podemos perder um semestre de trabalho.”
Os associados também visitaram a obra de construção do centro de capacitação em gestão municipal da Amac. Para a construção do prédio estão sendo investidos cerca de R$ 700 mil, sendo oriundos de R$ 600 mil de recursos do Ministério da Defesa e R$ 35 mil de recursos próprios. O prazo de execução da obra é de 10 meses.
Assim que estiver concluído, os associados disporão no prédio de salas de reuniões, da secretaria executiva, da coordenação executiva, do setor financeiro, copa, arquivo, de projetos sociais, projetos de engenharia, CPD e Coordenação de Projetos.
O centro de capacitação em gestão municipal está localizado na rua Isaura Parente, próximo ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-Ac).