Sul-africano se casa com quatro mulheres na mesma cerimônia




O empresário sul-africano Milton Mbele, de 44 anos, de etnia zulu, casou-se com quatro mulheres - Thobile Vilakazi, Zenele Langa, Baqunisile Mdlolo e Smangele Cele -na mesma cerimônia, neste fim de semana. No total, ele pagou 33 vacas em 'ilobolo' - palavra que designa a quantia desembolsada por noivas.A cerimônia ocorreu na vila de Ntlane, na província de KwaZulu-Natal, no leste da África do Sul. A poligamia é comum e permitida em partes da província, mas apenas a primeira esposa é reconhecida legalmente. Geralmente, os casamentos não ocorrem no mesmo dia.

Ex presidiário matar ancião com 103 golpes de facão




, o ex-presidiário Manoel Alves de Freitas, vulgo "Raimundão" de 34 anos, em liberdade a apenas dois dias, após cumprir pena por tentativa de homicídio, matou com requintes de crueldade Francisco Paula Arruda, 63 anos, que foi assassinado a golpes de facão.
O crime aconteceu no município de Sena Madureira, distante da capital acriana, cerca de 140km. Segundo o que a polícia apurou "Raimundão" matou o ancião a mando de Francisca do Nascimento dos Santos de 54 anos, mulher do acusado, após ela revelar ao marido que durante o período em que ele esteve preso, ela e o ancião havia tido um "caso amoroso", em seguida entregou a arma do crime para "Raimundão" matar Francisco.
Enfurecido com a revelação de sua companheira "Raimundo" começou a desferir vários golpes na vítima, o que deixou a vizinhança apavorada com o barulho que vinha de dentro da residência do senhor Francisco. E resolveram chamar a polícia, que ao chegar ao endereço flagraram o acusado ainda golpeando a vítima.
Preso em flagrante o acusado foi encaminhado a delegacia da cidade, onde demonstrando uma frieza fora do comum confessou o crime afirmando que foi a mando da mulher e que não se arrependia do que havia feito se fosse possível faria novamente.
Antes de ser transferido para o Presídio, "Raimundão" afirmou que vai matar sua mulher

Colisão entre camionete e carreta deixa cinco feridos




Cinco pessoas ficaram feridas após uma batida entre uma camionete F1000, de placa MZS 6166, e a carreta de placa JZN 9106, que aconteceu às 10h, desta quarta-feira, na rotatória do Amapá. Segundo o motorista da camionete, Raimundo Nonato da Silva, 51, ele contornava a rotatória, quando a carreta veio em alta velocidade e atingiu o carro. O motorista da carreta, Adjalma Ferreira, alegou que trafegava normalmente e que a preferência era sua.
Dos cinco passageiros da F1000 que ficaram feridos, Maria Barbosa da Silva, 57, sofreu ferimentos mais graves, visto que estava na carroceria da camionete e sofreu o impacto maior da colisão. Além dela e do motorista, estavam no carro Ilma da Silva, 48, Rosilene Barbosa da Silva, 34, e uma criança de cinco anos, que sofreu apenas ferimentos leves. Todos foram encaminhados ao Pronto Socorro da Capital.

Gladson recebe pescadores do Acre para Conferência


Um grupo de pescadores do Acre já se encontra em Brasília desde ontem, 29, para participar da 3° Conferência Nacional de Aqüicultura e Pesca que se realiza de 30/09 a 2/10 na capital federal. Acompanhados pelo secretario federal de Aqüicultura e Pesca,Sami Moura,os pescadores acreanos foram recebidos pelo deputado federal Gladson Cameli(PP),que juntamente com os profissionais da pesca do Estado vai participar dos debates. Este ano, as discussões terão como tema “A Consolidação de uma Política de Estado para o Desenvolvimento da Aqüicultura e Pesca”.
Para o deputado, a Conferência deverá servir de apresentação e balanço das políticas públicas já implantadas para o desenvolvimento sustentável do setor, e deverá contar com a presença de mais de 2 mil delegados representando pescadores e aqüicultores de todo o país. De acordo com o parlamentar,vai ser uma chance única para a troca de idéias e experiências dos profissionais que,no Brasil,movimentam atualmente cerca de R$ 3 bilhões com uma produção do pescado em torno de 1,1 milhão de toneladas num universo de aproximadamente 3,5 milhões de trabalhadores.
O Acre hoje conta com mais de 5 mil pescadores artesanais espalhados em todo o Estado, a maioria já devidamente cadastrada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. De acordo com Gladson, a criação recente do Ministério da Pesca e a sanção da Lei da Pesca vieram ainda a consolidar uma série de direitos trabalhistas ao pescador artesanal, que já conta também com o seguro-desemprego, pago durante o defeso, quando fica proibida a pesca para garantir a reprodução das espécies. A pesca hoje no Brasil,segundo o deputado, vive uma fase pleno desenvolvimento,com perspectivas reais de duplicar a produção e a geração de emprego e renda.
O parlamentar acreano lembrou ainda que, desde o início do mandato, elegeu a pesca dentre suas prioridades. Tanto que reservou para o setor uma parte substancial de suas emendas individuais para a aquisição de fábricas de gelo,caminhões frigoríficos e entrepostos de armazenagem,”que com toda certeza vão garantir o produto na entressafra, menor preço,transporte para os mercados próximos e melhor qualidade do produto”. A abertura da Conferência será hoje, às 9 da manhã, pelo próprio ministro da Aq6uicultura e Pesca Alermi Gregolin, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães.
Assessoria

Novos secretários - lista completa e oficial


O prefeito interino, vereador Wanderley Zaire, nomeou e anunciou sua equipe de governo para administrar por menos de dois meses o município de Sena Madureiara. Eis a lista completa antecipada por este sítio desde o último final de semana.:
Tanízio Sá - Chefia de gabineteLeodil Leal - SaúdeDênis Araújo - Fundação Cultural e DesportivaManuel Manassés - AgriculturaFrancisca Íris Lopes - EducaçãoLeuda Mendes - Cidadania [Remanescente adm anterior]
Márcio Correia Vasconcelos - Assessoria JurídicaCirleudo Alencar - Planejamento [Remanescente adm anterior]Sionilda Gadelha - Meio AmbienteJuza Bispo - Urbanismo [Remanescente adm anterior]Antônio Carlos Sousa - SaúdeDavi Moreira - Obras [Remanescente adm anterior]Aldejane Pinto - Assessor de Imprensa

Em silêncio, o prefeito afastado de Sena espera em Brasília o despacho do TSE de um recurso - medida cautelar - que foi impetrado na segunda-feira, 28. O resultado é aguardado com expectativa por Nilson Areal e seus aliados.
Ontem, seus adversários soltaram fogos na cidade comemorando a recusa de um mandado de segurança de Nilson Areal indeferido por um ministro do Tribunal Superior Eleitoral.
Em seu sítio, o TRE do Acre já marcou a nova eleição na cidade para o dia 22 de novembro.