Gladson recebe pescadores do Acre para Conferência


Um grupo de pescadores do Acre já se encontra em Brasília desde ontem, 29, para participar da 3° Conferência Nacional de Aqüicultura e Pesca que se realiza de 30/09 a 2/10 na capital federal. Acompanhados pelo secretario federal de Aqüicultura e Pesca,Sami Moura,os pescadores acreanos foram recebidos pelo deputado federal Gladson Cameli(PP),que juntamente com os profissionais da pesca do Estado vai participar dos debates. Este ano, as discussões terão como tema “A Consolidação de uma Política de Estado para o Desenvolvimento da Aqüicultura e Pesca”.
Para o deputado, a Conferência deverá servir de apresentação e balanço das políticas públicas já implantadas para o desenvolvimento sustentável do setor, e deverá contar com a presença de mais de 2 mil delegados representando pescadores e aqüicultores de todo o país. De acordo com o parlamentar,vai ser uma chance única para a troca de idéias e experiências dos profissionais que,no Brasil,movimentam atualmente cerca de R$ 3 bilhões com uma produção do pescado em torno de 1,1 milhão de toneladas num universo de aproximadamente 3,5 milhões de trabalhadores.
O Acre hoje conta com mais de 5 mil pescadores artesanais espalhados em todo o Estado, a maioria já devidamente cadastrada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. De acordo com Gladson, a criação recente do Ministério da Pesca e a sanção da Lei da Pesca vieram ainda a consolidar uma série de direitos trabalhistas ao pescador artesanal, que já conta também com o seguro-desemprego, pago durante o defeso, quando fica proibida a pesca para garantir a reprodução das espécies. A pesca hoje no Brasil,segundo o deputado, vive uma fase pleno desenvolvimento,com perspectivas reais de duplicar a produção e a geração de emprego e renda.
O parlamentar acreano lembrou ainda que, desde o início do mandato, elegeu a pesca dentre suas prioridades. Tanto que reservou para o setor uma parte substancial de suas emendas individuais para a aquisição de fábricas de gelo,caminhões frigoríficos e entrepostos de armazenagem,”que com toda certeza vão garantir o produto na entressafra, menor preço,transporte para os mercados próximos e melhor qualidade do produto”. A abertura da Conferência será hoje, às 9 da manhã, pelo próprio ministro da Aq6uicultura e Pesca Alermi Gregolin, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães.
Assessoria

0 comentários: