Traficante é preso em Lábrea.

Foi preso nesta final de semana por volta das 9h30min, o nacional Antonio Deusicláudio Santos da Silva vulgo “Currombudo”, pela prática de crime de tráfico de entorpecente. A ação iniciou a partir de uma denúncia de que o referido nacional havia furtado uma motocicleta e depois de retirar as rodas abandonou a referida motocicleta em um matagal. Ao fazer averiguação, devidamente autorizada, na residência de Deusicláudio, foi encontrado junto aos seus pertences um recipiente plástico contendo 13 (treze) trouxinhas de pasta base de cocaína, e 01 (uma) trouxinha de maconha. Ao ser perguntado do acusado a quem pertencia a droga o mesmo respondeu que pertencia ao adolescente J.C.S.B vulgo “Fodinha”, que havia pedido que o acusado guardasse a droga, pois a polícia estava em seu encalço. Ao ser interrogado acerca da droga “Fodinha” negou ser o dono da mesma. A Polícia Militar, já está planejando o reinício da operação "pium borrachudo" de combate ao tráfico de drogas na região no período do verão, época em que a BR 230 (Transamazônica) é aberta, aumentando intensamente o tráfico de drogas no local. Ano passado, a operação Pium Borrachudo prendeu 53 (cinquenta e três) traficantes em Lábrea.

Acre comemora elevação à Estado nesta segunda-feira


Solenidade de troca da bandeira da Gameleira faz parte das comemorações

Comemoração pelos 47 anos de criação do Estado do Acre terá cerimônica de troca da bandeira (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Nesta segunda-feira, dia 15 de junho, o Acre comemora uma de suas datas mais importantes: a assinatura da lei que eleva o território a Estado da federação. Para marcar esta importante passagem do calendário acreano, o Governo do Estado promove na Filmoteca da Biblioteca Pública a exibição do documentário Território do Acre. Também será realizada uma solenidade cívico-militar de troca da bandeira do mastro da Gameleira.
O documentário, que traz imagens do ex-governador Guiomard Santos e das primeiras construções erguidas em solo acreano, será exibido domingo e segunda-feira, às 17h, e tem entrada gratuita. A troca da bandeira teve sua data oficial instituída por decreto pelo governador Binho Marques no ano passado, durante as comemorações da elevação do Acre a Estado. A solenidade terá início às 8h. História do Acre é baseada em movimentos autonomistas

Primeiro governador eleito no Estado, José Augusto de Araújo discursa no dia do resultado das eleições em 1962 (Foto: Acervo Histórico do Estado)
Em 15 de junho de 1962 o presidente da República João Goulart assinava em Brasília a Lei nº 4.070, que elevou o território do Acre à categoria de Estado e garantiu a autonomia para escolher seus dirigentes, arrecadar impostos e estabelecer suas leis.
Até então, o Acre, mesmo tendo conquistado sem apoio do governo federal o direito de ser Brasil, ainda não podia elaborar sua própria Constituição e muito menos eleger seus governantes. O dia 15 de junho de 1962 é, considerado pelos historiadores, a segunda data mais importante da história deste Estado, perdendo apenas o início da Revolução Acreana, o 6 de Agosto.
Com a assinatura do Tratado de Petrópolis, em 17 de novembro de 1903, o Acre é anexado ao Brasil, mas na condição de território. Na época, o Acre era o maior produtor de borracha, exportava para os principais países industrializados, mas toda a arrecadação dos impostos ia para os cofres federais. Diante da decisão do governo federal de transformar o Acre em território federal, surgiram os movimentos autonomistas, marcantes na história do Acre